Estudo do objeto proporção: elementos de sua organização matemática como objeto a ensinar e como objeto ensinado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bernal, Marcia Maria
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86993
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Matemática.
id UFSC_e5bcc1d1ff6936a992a4b006c198c199
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/86993
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Estudo do objeto proporção: elementos de sua organização matemática como objeto a ensinar e como objeto ensinadoEducaçãoEducação científica e tecnológicaMatematicaEstudo e ensinoProporcaoEstudo e ensino (Primeiro grau)Livros didaticosDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Matemática.Esta pesquisa tem por objetivo identificar objeto matemático proporção enquanto objeto a ensinar e, enquanto objeto ensinado em classe de 6a série do Ensino Fundamental. Sob o referencial da Teoria Antropológica do Saber e da Teoria da Transposição Didática, de Chevallard, é realizado o estudo do conceito e da organização matemática do objeto proporção, em termos de tarefas, técnicas e tecnologias. Para identificá-lo enquanto saber a ensinar busca-se evidenciar questões relativas ao surgimento do saber proporção e a seu tratamento como objeto matemático, em um breve estudo histórico e em um estudo de publicações consideradas como instituições de formação de professores. O estudo de livros didáticos e uma observação em classe permite identificar elementos da organização matemática do objeto proporção enquanto saber ensinado em classe de 6a série. Estes estudos permitem identificar, no ensino atual, duas diferentes abordagens das questões relativas à proporção. Uma abordagem com origem na teoria grega das proporções, na qual a proporção é objeto de estudo, e outra abordagem, na qual o objeto proporção não é presente e as questões relativas à proporção são ensinadas no contexto dos números reais, das igualdades e equações, com ênfase à noção de proporcionalidade.Florianópolis, SCCarvalho, Neri Terezinha BothUniversidade Federal de Santa CatarinaBernal, Marcia Maria2012-10-21T13:12:15Z2012-10-21T13:12:15Z20042004info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf205628http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86993porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T04:43:22Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/86993Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T04:43:22Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudo do objeto proporção: elementos de sua organização matemática como objeto a ensinar e como objeto ensinado
title Estudo do objeto proporção: elementos de sua organização matemática como objeto a ensinar e como objeto ensinado
spellingShingle Estudo do objeto proporção: elementos de sua organização matemática como objeto a ensinar e como objeto ensinado
Bernal, Marcia Maria
Educação
Educação científica e tecnológica
Matematica
Estudo e ensino
Proporcao
Estudo e ensino (Primeiro grau)
Livros didaticos
title_short Estudo do objeto proporção: elementos de sua organização matemática como objeto a ensinar e como objeto ensinado
title_full Estudo do objeto proporção: elementos de sua organização matemática como objeto a ensinar e como objeto ensinado
title_fullStr Estudo do objeto proporção: elementos de sua organização matemática como objeto a ensinar e como objeto ensinado
title_full_unstemmed Estudo do objeto proporção: elementos de sua organização matemática como objeto a ensinar e como objeto ensinado
title_sort Estudo do objeto proporção: elementos de sua organização matemática como objeto a ensinar e como objeto ensinado
author Bernal, Marcia Maria
author_facet Bernal, Marcia Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Carvalho, Neri Terezinha Both
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Bernal, Marcia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Educação científica e tecnológica
Matematica
Estudo e ensino
Proporcao
Estudo e ensino (Primeiro grau)
Livros didaticos
topic Educação
Educação científica e tecnológica
Matematica
Estudo e ensino
Proporcao
Estudo e ensino (Primeiro grau)
Livros didaticos
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Matemática.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004
2012-10-21T13:12:15Z
2012-10-21T13:12:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 205628
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86993
identifier_str_mv 205628
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/86993
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652405775007744