A COCRIAÇÃO DE VALOR: ESTUDO DOS CONCEITOS E PREMISSAS APLICADOS À EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA NA PERSPECTIVA DOCENTE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matias, Ana Paula
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Silveira, Ricardo Boeing da, Silva, Cristiana Demski da, Medeiros, Alessandro de, Michels, Expedito
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114864
Resumo: A redução no ciclo de vida de processos e produtos e a convergência da tecnologia alterando a todo instante as regras estabelecidas na competitividade, dos mais variados setores, faz com que as empresas vivam em um ambiente cada vez mais turbulento. Logo, surge o tema cocriação de valor, que tem como característica principal envolver o cliente no desenvolvimento dos produtos/serviços. Neste contexto, este estudo tem como objetivo verificar a opinião dos docentes sobre a cocriação de valor educacional. Para atingir o objetivo proposto, o estudo utilizou-se de uma revisão sistemática, para elencar as principais questões empíricas do segmento, além de técnicas que estão vinculadas ao paradigma interpretativista, utilizando-se de entrevista em profundidade, desenvolvida com os docentes de uma instituição de ensino superior privada. Através dos resultados foi possível perceber que o envolvimento do cliente (aluno), na construção das aulas faz com que o ensino se torne mais produtivo, pois o educando torna-se mais comprometido, atraindo o sucesso neste processo de ensino/aprendizagem. Observou-se também que um sistema baseado na cocriação de valor, torna a instituição mais competitiva, pois a mesma assume que os clientes são parceiros ou coprodutores no desenvolvimento de novos serviços.
id UFSC_e5c3f6a433431506f7d5adab2ce50dc9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/114864
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A COCRIAÇÃO DE VALOR: ESTUDO DOS CONCEITOS E PREMISSAS APLICADOS À EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA NA PERSPECTIVA DOCENTEA redução no ciclo de vida de processos e produtos e a convergência da tecnologia alterando a todo instante as regras estabelecidas na competitividade, dos mais variados setores, faz com que as empresas vivam em um ambiente cada vez mais turbulento. Logo, surge o tema cocriação de valor, que tem como característica principal envolver o cliente no desenvolvimento dos produtos/serviços. Neste contexto, este estudo tem como objetivo verificar a opinião dos docentes sobre a cocriação de valor educacional. Para atingir o objetivo proposto, o estudo utilizou-se de uma revisão sistemática, para elencar as principais questões empíricas do segmento, além de técnicas que estão vinculadas ao paradigma interpretativista, utilizando-se de entrevista em profundidade, desenvolvida com os docentes de uma instituição de ensino superior privada. Através dos resultados foi possível perceber que o envolvimento do cliente (aluno), na construção das aulas faz com que o ensino se torne mais produtivo, pois o educando torna-se mais comprometido, atraindo o sucesso neste processo de ensino/aprendizagem. Observou-se também que um sistema baseado na cocriação de valor, torna a instituição mais competitiva, pois a mesma assume que os clientes são parceiros ou coprodutores no desenvolvimento de novos serviços.2013-12-18T17:54:15Z2013-12-18T17:54:15Z2013-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-987-1896-22-6https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114864Matias, Ana PaulaSilveira, Ricardo Boeing daSilva, Cristiana Demski daMedeiros, Alessandro deMichels, Expeditoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:18:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/114864Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:18:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A COCRIAÇÃO DE VALOR: ESTUDO DOS CONCEITOS E PREMISSAS APLICADOS À EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA NA PERSPECTIVA DOCENTE
title A COCRIAÇÃO DE VALOR: ESTUDO DOS CONCEITOS E PREMISSAS APLICADOS À EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA NA PERSPECTIVA DOCENTE
spellingShingle A COCRIAÇÃO DE VALOR: ESTUDO DOS CONCEITOS E PREMISSAS APLICADOS À EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA NA PERSPECTIVA DOCENTE
Matias, Ana Paula
title_short A COCRIAÇÃO DE VALOR: ESTUDO DOS CONCEITOS E PREMISSAS APLICADOS À EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA NA PERSPECTIVA DOCENTE
title_full A COCRIAÇÃO DE VALOR: ESTUDO DOS CONCEITOS E PREMISSAS APLICADOS À EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA NA PERSPECTIVA DOCENTE
title_fullStr A COCRIAÇÃO DE VALOR: ESTUDO DOS CONCEITOS E PREMISSAS APLICADOS À EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA NA PERSPECTIVA DOCENTE
title_full_unstemmed A COCRIAÇÃO DE VALOR: ESTUDO DOS CONCEITOS E PREMISSAS APLICADOS À EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA NA PERSPECTIVA DOCENTE
title_sort A COCRIAÇÃO DE VALOR: ESTUDO DOS CONCEITOS E PREMISSAS APLICADOS À EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA NA PERSPECTIVA DOCENTE
author Matias, Ana Paula
author_facet Matias, Ana Paula
Silveira, Ricardo Boeing da
Silva, Cristiana Demski da
Medeiros, Alessandro de
Michels, Expedito
author_role author
author2 Silveira, Ricardo Boeing da
Silva, Cristiana Demski da
Medeiros, Alessandro de
Michels, Expedito
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Matias, Ana Paula
Silveira, Ricardo Boeing da
Silva, Cristiana Demski da
Medeiros, Alessandro de
Michels, Expedito
description A redução no ciclo de vida de processos e produtos e a convergência da tecnologia alterando a todo instante as regras estabelecidas na competitividade, dos mais variados setores, faz com que as empresas vivam em um ambiente cada vez mais turbulento. Logo, surge o tema cocriação de valor, que tem como característica principal envolver o cliente no desenvolvimento dos produtos/serviços. Neste contexto, este estudo tem como objetivo verificar a opinião dos docentes sobre a cocriação de valor educacional. Para atingir o objetivo proposto, o estudo utilizou-se de uma revisão sistemática, para elencar as principais questões empíricas do segmento, além de técnicas que estão vinculadas ao paradigma interpretativista, utilizando-se de entrevista em profundidade, desenvolvida com os docentes de uma instituição de ensino superior privada. Através dos resultados foi possível perceber que o envolvimento do cliente (aluno), na construção das aulas faz com que o ensino se torne mais produtivo, pois o educando torna-se mais comprometido, atraindo o sucesso neste processo de ensino/aprendizagem. Observou-se também que um sistema baseado na cocriação de valor, torna a instituição mais competitiva, pois a mesma assume que os clientes são parceiros ou coprodutores no desenvolvimento de novos serviços.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-18T17:54:15Z
2013-12-18T17:54:15Z
2013-11-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-987-1896-22-6
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114864
identifier_str_mv 978-987-1896-22-6
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114864
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652150554755072