A COCRIAÇÃO DE VALOR: ESTUDO DOS CONCEITOS E PREMISSAS APLICADOS À EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA NA PERSPECTIVA DOCENTE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114864 |
Resumo: | A redução no ciclo de vida de processos e produtos e a convergência da tecnologia alterando a todo instante as regras estabelecidas na competitividade, dos mais variados setores, faz com que as empresas vivam em um ambiente cada vez mais turbulento. Logo, surge o tema cocriação de valor, que tem como característica principal envolver o cliente no desenvolvimento dos produtos/serviços. Neste contexto, este estudo tem como objetivo verificar a opinião dos docentes sobre a cocriação de valor educacional. Para atingir o objetivo proposto, o estudo utilizou-se de uma revisão sistemática, para elencar as principais questões empíricas do segmento, além de técnicas que estão vinculadas ao paradigma interpretativista, utilizando-se de entrevista em profundidade, desenvolvida com os docentes de uma instituição de ensino superior privada. Através dos resultados foi possível perceber que o envolvimento do cliente (aluno), na construção das aulas faz com que o ensino se torne mais produtivo, pois o educando torna-se mais comprometido, atraindo o sucesso neste processo de ensino/aprendizagem. Observou-se também que um sistema baseado na cocriação de valor, torna a instituição mais competitiva, pois a mesma assume que os clientes são parceiros ou coprodutores no desenvolvimento de novos serviços. |
id |
UFSC_e5c3f6a433431506f7d5adab2ce50dc9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/114864 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
A COCRIAÇÃO DE VALOR: ESTUDO DOS CONCEITOS E PREMISSAS APLICADOS À EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA NA PERSPECTIVA DOCENTEA redução no ciclo de vida de processos e produtos e a convergência da tecnologia alterando a todo instante as regras estabelecidas na competitividade, dos mais variados setores, faz com que as empresas vivam em um ambiente cada vez mais turbulento. Logo, surge o tema cocriação de valor, que tem como característica principal envolver o cliente no desenvolvimento dos produtos/serviços. Neste contexto, este estudo tem como objetivo verificar a opinião dos docentes sobre a cocriação de valor educacional. Para atingir o objetivo proposto, o estudo utilizou-se de uma revisão sistemática, para elencar as principais questões empíricas do segmento, além de técnicas que estão vinculadas ao paradigma interpretativista, utilizando-se de entrevista em profundidade, desenvolvida com os docentes de uma instituição de ensino superior privada. Através dos resultados foi possível perceber que o envolvimento do cliente (aluno), na construção das aulas faz com que o ensino se torne mais produtivo, pois o educando torna-se mais comprometido, atraindo o sucesso neste processo de ensino/aprendizagem. Observou-se também que um sistema baseado na cocriação de valor, torna a instituição mais competitiva, pois a mesma assume que os clientes são parceiros ou coprodutores no desenvolvimento de novos serviços.2013-12-18T17:54:15Z2013-12-18T17:54:15Z2013-11-27info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-987-1896-22-6https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114864Matias, Ana PaulaSilveira, Ricardo Boeing daSilva, Cristiana Demski daMedeiros, Alessandro deMichels, Expeditoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-01-12T02:18:19Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/114864Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-01-12T02:18:19Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A COCRIAÇÃO DE VALOR: ESTUDO DOS CONCEITOS E PREMISSAS APLICADOS À EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA NA PERSPECTIVA DOCENTE |
title |
A COCRIAÇÃO DE VALOR: ESTUDO DOS CONCEITOS E PREMISSAS APLICADOS À EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA NA PERSPECTIVA DOCENTE |
spellingShingle |
A COCRIAÇÃO DE VALOR: ESTUDO DOS CONCEITOS E PREMISSAS APLICADOS À EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA NA PERSPECTIVA DOCENTE Matias, Ana Paula |
title_short |
A COCRIAÇÃO DE VALOR: ESTUDO DOS CONCEITOS E PREMISSAS APLICADOS À EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA NA PERSPECTIVA DOCENTE |
title_full |
A COCRIAÇÃO DE VALOR: ESTUDO DOS CONCEITOS E PREMISSAS APLICADOS À EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA NA PERSPECTIVA DOCENTE |
title_fullStr |
A COCRIAÇÃO DE VALOR: ESTUDO DOS CONCEITOS E PREMISSAS APLICADOS À EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA NA PERSPECTIVA DOCENTE |
title_full_unstemmed |
A COCRIAÇÃO DE VALOR: ESTUDO DOS CONCEITOS E PREMISSAS APLICADOS À EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA NA PERSPECTIVA DOCENTE |
title_sort |
A COCRIAÇÃO DE VALOR: ESTUDO DOS CONCEITOS E PREMISSAS APLICADOS À EDUCAÇÃO SUPERIOR PRIVADA NA PERSPECTIVA DOCENTE |
author |
Matias, Ana Paula |
author_facet |
Matias, Ana Paula Silveira, Ricardo Boeing da Silva, Cristiana Demski da Medeiros, Alessandro de Michels, Expedito |
author_role |
author |
author2 |
Silveira, Ricardo Boeing da Silva, Cristiana Demski da Medeiros, Alessandro de Michels, Expedito |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Matias, Ana Paula Silveira, Ricardo Boeing da Silva, Cristiana Demski da Medeiros, Alessandro de Michels, Expedito |
description |
A redução no ciclo de vida de processos e produtos e a convergência da tecnologia alterando a todo instante as regras estabelecidas na competitividade, dos mais variados setores, faz com que as empresas vivam em um ambiente cada vez mais turbulento. Logo, surge o tema cocriação de valor, que tem como característica principal envolver o cliente no desenvolvimento dos produtos/serviços. Neste contexto, este estudo tem como objetivo verificar a opinião dos docentes sobre a cocriação de valor educacional. Para atingir o objetivo proposto, o estudo utilizou-se de uma revisão sistemática, para elencar as principais questões empíricas do segmento, além de técnicas que estão vinculadas ao paradigma interpretativista, utilizando-se de entrevista em profundidade, desenvolvida com os docentes de uma instituição de ensino superior privada. Através dos resultados foi possível perceber que o envolvimento do cliente (aluno), na construção das aulas faz com que o ensino se torne mais produtivo, pois o educando torna-se mais comprometido, atraindo o sucesso neste processo de ensino/aprendizagem. Observou-se também que um sistema baseado na cocriação de valor, torna a instituição mais competitiva, pois a mesma assume que os clientes são parceiros ou coprodutores no desenvolvimento de novos serviços. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-18T17:54:15Z 2013-12-18T17:54:15Z 2013-11-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
978-987-1896-22-6 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114864 |
identifier_str_mv |
978-987-1896-22-6 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/114864 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652150554755072 |