Planejamento de Marketing Utilizando a Matriz Boston Consulting Group: Uma Análise em Instituições Educacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Silvia Maria Morales
Data de Publicação: 2006
Outros Autores: Giuliani, Antonio Carlos, Farah, Osvaldo Elias, Alves, Maria Izalina Ferreira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/68296
Resumo: As Instituições de Ensino Superior (IES) particulares vêm enfrentando inúmeras dificuldades nos últimos anos. A partir dessa perspectiva, o presente trabalho trata da implantação do Planejamento Estratégico de Marketing na Administração Educacional Superior e tem como principal objetivo, mostrar como a Matriz Boston Consulting Group (BCG) pode auxiliar o gestor educacional em sua função. A metodologia foi baseada num estudo exploratório em duas Universidades, uma Faculdade e um Centro Universitário, localizados no interior do Estado de São Paulo. Como resultado, o estudo fornece para a Instituição de Ensino Superior uma ferramenta analítica que classifica seus cursos, a fim de que ela possa melhor planejar a distribuição de seus recursos nos aspectos mercadológicos e financeiros. Ao final conclui-se que a Matriz BCG pode ser utilizada como ferramenta de gestão das IES auxiliando-as na eliminação e/ou reposição de Cursos.
id UFSC_e6c219a4446df794efa7dd16d73cd76c
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/68296
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Planejamento de Marketing Utilizando a Matriz Boston Consulting Group: Uma Análise em Instituições EducacionaisAs Instituições de Ensino Superior (IES) particulares vêm enfrentando inúmeras dificuldades nos últimos anos. A partir dessa perspectiva, o presente trabalho trata da implantação do Planejamento Estratégico de Marketing na Administração Educacional Superior e tem como principal objetivo, mostrar como a Matriz Boston Consulting Group (BCG) pode auxiliar o gestor educacional em sua função. A metodologia foi baseada num estudo exploratório em duas Universidades, uma Faculdade e um Centro Universitário, localizados no interior do Estado de São Paulo. Como resultado, o estudo fornece para a Instituição de Ensino Superior uma ferramenta analítica que classifica seus cursos, a fim de que ela possa melhor planejar a distribuição de seus recursos nos aspectos mercadológicos e financeiros. Ao final conclui-se que a Matriz BCG pode ser utilizada como ferramenta de gestão das IES auxiliando-as na eliminação e/ou reposição de Cursos.INPEAU2012-10-11T17:33:06Z2012-10-11T17:33:06Z2006-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/68296Pereira, Silvia Maria MoralesGiuliani, Antonio CarlosFarah, Osvaldo EliasAlves, Maria Izalina Ferreiraporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-01T15:34:45Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/68296Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-01T15:34:45Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Planejamento de Marketing Utilizando a Matriz Boston Consulting Group: Uma Análise em Instituições Educacionais
title Planejamento de Marketing Utilizando a Matriz Boston Consulting Group: Uma Análise em Instituições Educacionais
spellingShingle Planejamento de Marketing Utilizando a Matriz Boston Consulting Group: Uma Análise em Instituições Educacionais
Pereira, Silvia Maria Morales
title_short Planejamento de Marketing Utilizando a Matriz Boston Consulting Group: Uma Análise em Instituições Educacionais
title_full Planejamento de Marketing Utilizando a Matriz Boston Consulting Group: Uma Análise em Instituições Educacionais
title_fullStr Planejamento de Marketing Utilizando a Matriz Boston Consulting Group: Uma Análise em Instituições Educacionais
title_full_unstemmed Planejamento de Marketing Utilizando a Matriz Boston Consulting Group: Uma Análise em Instituições Educacionais
title_sort Planejamento de Marketing Utilizando a Matriz Boston Consulting Group: Uma Análise em Instituições Educacionais
author Pereira, Silvia Maria Morales
author_facet Pereira, Silvia Maria Morales
Giuliani, Antonio Carlos
Farah, Osvaldo Elias
Alves, Maria Izalina Ferreira
author_role author
author2 Giuliani, Antonio Carlos
Farah, Osvaldo Elias
Alves, Maria Izalina Ferreira
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Silvia Maria Morales
Giuliani, Antonio Carlos
Farah, Osvaldo Elias
Alves, Maria Izalina Ferreira
description As Instituições de Ensino Superior (IES) particulares vêm enfrentando inúmeras dificuldades nos últimos anos. A partir dessa perspectiva, o presente trabalho trata da implantação do Planejamento Estratégico de Marketing na Administração Educacional Superior e tem como principal objetivo, mostrar como a Matriz Boston Consulting Group (BCG) pode auxiliar o gestor educacional em sua função. A metodologia foi baseada num estudo exploratório em duas Universidades, uma Faculdade e um Centro Universitário, localizados no interior do Estado de São Paulo. Como resultado, o estudo fornece para a Instituição de Ensino Superior uma ferramenta analítica que classifica seus cursos, a fim de que ela possa melhor planejar a distribuição de seus recursos nos aspectos mercadológicos e financeiros. Ao final conclui-se que a Matriz BCG pode ser utilizada como ferramenta de gestão das IES auxiliando-as na eliminação e/ou reposição de Cursos.
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006-12-10
2012-10-11T17:33:06Z
2012-10-11T17:33:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/68296
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/68296
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652184819073024