O pensamento algébrico em livros didáticos do ciclo de alfabetização
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254781 |
Resumo: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia. |
id |
UFSC_e71233771d62965e38035bf934a92f1f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/254781 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O pensamento algébrico em livros didáticos do ciclo de alfabetizaçãoPensamento algébrico, livros didáticos, ciclo de alfabetização, ensino fundamentalTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.Em 2017, a Base Nacional Comum Curricular - BNCC, inseriu o ensino de álgebra como uma nova unidade do aprendizado de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Assim, professores dos primeiros anos (1º ao 5º ano do fundamental) estão lidando com essa nova responsabilidade. Diante da hipótese de que os professores não tiveram esse conteúdo de ensino, durante a sua formação, o livro didático tem uma importante função para apoiar os professores a desenvolver o ensino de álgebra com qualidade. Assim, esse trabalho se propõe a investigar os livros didáticos de uma coleção aprovada pelo Plano Nacional do Livro Didático – PNLD para verificar como está inserido o conteúdo de álgebra de parte dos anos iniciais, ou seja, do ciclo de alfabetização (1º ao 3º ano do fundamental). A investigação dos livros identificou os tipos de propostas de atividades e sua relação com a formação do pensamento algébrico, comparou as atividades propostas com os objetos, competências e habilidades da BNCC para cada ano escolar, registrou e identificou potencialidades e lacunas nas atividades propostas em relação ao pensamento algébrico. O livro do primeiro ano não atendeu aos objetos de conhecimento e habilidades da BNCC para este ano escolar. O do segundo e terceiro anos atenderam parcialmente à BNCC, sendo necessário a melhoria em algumas das atividades propostas. É recomendável mais estudos como este em livros didáticos de matemática dos anos iniciais e urgente a formação de professores para o ensino de álgebra no ciclo de alfabetização e restante dos anos escolares dos anos iniciais.Florianópolis, SC.Grando, Regina CéliaUniversidade Federal de Santa Catarina.Santos, Caroline de Liz2024-03-19T22:08:33Z2024-03-19T22:08:33Z2023-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis76application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254781Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2024-03-19T22:08:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/254781Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-03-19T22:08:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O pensamento algébrico em livros didáticos do ciclo de alfabetização |
title |
O pensamento algébrico em livros didáticos do ciclo de alfabetização |
spellingShingle |
O pensamento algébrico em livros didáticos do ciclo de alfabetização Santos, Caroline de Liz Pensamento algébrico, livros didáticos, ciclo de alfabetização, ensino fundamental |
title_short |
O pensamento algébrico em livros didáticos do ciclo de alfabetização |
title_full |
O pensamento algébrico em livros didáticos do ciclo de alfabetização |
title_fullStr |
O pensamento algébrico em livros didáticos do ciclo de alfabetização |
title_full_unstemmed |
O pensamento algébrico em livros didáticos do ciclo de alfabetização |
title_sort |
O pensamento algébrico em livros didáticos do ciclo de alfabetização |
author |
Santos, Caroline de Liz |
author_facet |
Santos, Caroline de Liz |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Grando, Regina Célia Universidade Federal de Santa Catarina. |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Caroline de Liz |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pensamento algébrico, livros didáticos, ciclo de alfabetização, ensino fundamental |
topic |
Pensamento algébrico, livros didáticos, ciclo de alfabetização, ensino fundamental |
description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-29 2024-03-19T22:08:33Z 2024-03-19T22:08:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254781 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254781 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Open Access. info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Open Access. |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
76 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC. |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652205897547776 |