O pensamento algébrico em livros didáticos do ciclo de alfabetização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Caroline de Liz
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254781
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.
id UFSC_e71233771d62965e38035bf934a92f1f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/254781
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O pensamento algébrico em livros didáticos do ciclo de alfabetizaçãoPensamento algébrico, livros didáticos, ciclo de alfabetização, ensino fundamentalTCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.Em 2017, a Base Nacional Comum Curricular - BNCC, inseriu o ensino de álgebra como uma nova unidade do aprendizado de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Assim, professores dos primeiros anos (1º ao 5º ano do fundamental) estão lidando com essa nova responsabilidade. Diante da hipótese de que os professores não tiveram esse conteúdo de ensino, durante a sua formação, o livro didático tem uma importante função para apoiar os professores a desenvolver o ensino de álgebra com qualidade. Assim, esse trabalho se propõe a investigar os livros didáticos de uma coleção aprovada pelo Plano Nacional do Livro Didático – PNLD para verificar como está inserido o conteúdo de álgebra de parte dos anos iniciais, ou seja, do ciclo de alfabetização (1º ao 3º ano do fundamental). A investigação dos livros identificou os tipos de propostas de atividades e sua relação com a formação do pensamento algébrico, comparou as atividades propostas com os objetos, competências e habilidades da BNCC para cada ano escolar, registrou e identificou potencialidades e lacunas nas atividades propostas em relação ao pensamento algébrico. O livro do primeiro ano não atendeu aos objetos de conhecimento e habilidades da BNCC para este ano escolar. O do segundo e terceiro anos atenderam parcialmente à BNCC, sendo necessário a melhoria em algumas das atividades propostas. É recomendável mais estudos como este em livros didáticos de matemática dos anos iniciais e urgente a formação de professores para o ensino de álgebra no ciclo de alfabetização e restante dos anos escolares dos anos iniciais.Florianópolis, SC.Grando, Regina CéliaUniversidade Federal de Santa Catarina.Santos, Caroline de Liz2024-03-19T22:08:33Z2024-03-19T22:08:33Z2023-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis76application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254781Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2024-03-19T22:08:43Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/254781Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732024-03-19T22:08:43Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O pensamento algébrico em livros didáticos do ciclo de alfabetização
title O pensamento algébrico em livros didáticos do ciclo de alfabetização
spellingShingle O pensamento algébrico em livros didáticos do ciclo de alfabetização
Santos, Caroline de Liz
Pensamento algébrico, livros didáticos, ciclo de alfabetização, ensino fundamental
title_short O pensamento algébrico em livros didáticos do ciclo de alfabetização
title_full O pensamento algébrico em livros didáticos do ciclo de alfabetização
title_fullStr O pensamento algébrico em livros didáticos do ciclo de alfabetização
title_full_unstemmed O pensamento algébrico em livros didáticos do ciclo de alfabetização
title_sort O pensamento algébrico em livros didáticos do ciclo de alfabetização
author Santos, Caroline de Liz
author_facet Santos, Caroline de Liz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Grando, Regina Célia
Universidade Federal de Santa Catarina.
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Caroline de Liz
dc.subject.por.fl_str_mv Pensamento algébrico, livros didáticos, ciclo de alfabetização, ensino fundamental
topic Pensamento algébrico, livros didáticos, ciclo de alfabetização, ensino fundamental
description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Pedagogia.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-29
2024-03-19T22:08:33Z
2024-03-19T22:08:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254781
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/254781
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Open Access.
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Open Access.
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 76
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC.
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652205897547776