Contribuições do programa de bolsa de iniciação à docência (PIBID) na formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199710 |
Resumo: | TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
id |
UFSC_e74135f84931477754ec276afbbd12cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/199710 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Contribuições do programa de bolsa de iniciação à docência (PIBID) na formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino FundamentalPIBIDformação de professoraspolíticas públicasTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo principal identificar e analisar as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no processo de formação de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. A metodologia utilizada pauta-se em estudo bibliográfico e documental, em que foram analisados artigos das publicações da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), realizadas pelo Grupo de Trabalho (GT08) - Formação de Professores e dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e análise de material audiovisual e carta de apoio produzidos por professoras supervisoras do subprojeto PIBID Pedagogia/UFSC. Assim, para fomentar a discussão, inicialmente apresentam-se elementos teóricos sobre a formação de professoras, utilizando como referência autores como: Saviani (2009), Diniz-Pereira (2013), Freitas (2002) e Canan (2012). Em seguida, é explorado o conceito de políticas públicas a partir de Silva et.al (2017) e Teixeira (2002), introduzindo as discussões a respeito do PIBID, e a partir das reflexões oriundas da condição de ex-pibidiana, de um subprojeto específico, o PIBID Pedagogia UFSC. Em um terceiro momento, encontra-se o mapeamento e análises das pesquisas realizadas nas diferentes fontes. Como sínteses finais do presente estudo, é possível identificar a importância do PIBID para a formação e valorização da profissão docente, bem como para a construção de uma escola pública de qualidade para todas e todos. Destaca-se que o programa promove uma formação sólida e qualificada, reflexiva e crítica, fazendo da escola o melhor lugar para a formação de professoras, além do ambiente universitário, considerando as vivências e experiências dentro desta como conteúdo central dessa formação. Além disso, evidencia-se que o programa tem se configurado como espaço para recriar a escola, tomando esta como lugar de aprendizagens significativas, assim como para refletir e repensar as práticas já consolidadas no decorrer da vida profissional das professoras.Florianópolis, SCSouza, Simone Vieira deUniversidade Federal de Santa CatarinaSchappo, Patrícia2019-08-09T12:41:53Z2019-08-09T12:41:53Z2019-06-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199710info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-08-09T12:41:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199710Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-08-09T12:41:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contribuições do programa de bolsa de iniciação à docência (PIBID) na formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title |
Contribuições do programa de bolsa de iniciação à docência (PIBID) na formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental |
spellingShingle |
Contribuições do programa de bolsa de iniciação à docência (PIBID) na formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental Schappo, Patrícia PIBID formação de professoras políticas públicas |
title_short |
Contribuições do programa de bolsa de iniciação à docência (PIBID) na formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title_full |
Contribuições do programa de bolsa de iniciação à docência (PIBID) na formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title_fullStr |
Contribuições do programa de bolsa de iniciação à docência (PIBID) na formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title_full_unstemmed |
Contribuições do programa de bolsa de iniciação à docência (PIBID) na formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental |
title_sort |
Contribuições do programa de bolsa de iniciação à docência (PIBID) na formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental |
author |
Schappo, Patrícia |
author_facet |
Schappo, Patrícia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Souza, Simone Vieira de Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schappo, Patrícia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
PIBID formação de professoras políticas públicas |
topic |
PIBID formação de professoras políticas públicas |
description |
TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-09T12:41:53Z 2019-08-09T12:41:53Z 2019-06-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199710 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199710 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
publisher.none.fl_str_mv |
Florianópolis, SC |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808652304694378496 |