Contribuições do programa de bolsa de iniciação à docência (PIBID) na formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schappo, Patrícia
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199710
Resumo: TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
id UFSC_e74135f84931477754ec276afbbd12cb
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/199710
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Contribuições do programa de bolsa de iniciação à docência (PIBID) na formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino FundamentalPIBIDformação de professoraspolíticas públicasTCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.O presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo principal identificar e analisar as contribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), no processo de formação de professoras dos anos iniciais do ensino fundamental. A metodologia utilizada pauta-se em estudo bibliográfico e documental, em que foram analisados artigos das publicações da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), realizadas pelo Grupo de Trabalho (GT08) - Formação de Professores e dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e análise de material audiovisual e carta de apoio produzidos por professoras supervisoras do subprojeto PIBID Pedagogia/UFSC. Assim, para fomentar a discussão, inicialmente apresentam-se elementos teóricos sobre a formação de professoras, utilizando como referência autores como: Saviani (2009), Diniz-Pereira (2013), Freitas (2002) e Canan (2012). Em seguida, é explorado o conceito de políticas públicas a partir de Silva et.al (2017) e Teixeira (2002), introduzindo as discussões a respeito do PIBID, e a partir das reflexões oriundas da condição de ex-pibidiana, de um subprojeto específico, o PIBID Pedagogia UFSC. Em um terceiro momento, encontra-se o mapeamento e análises das pesquisas realizadas nas diferentes fontes. Como sínteses finais do presente estudo, é possível identificar a importância do PIBID para a formação e valorização da profissão docente, bem como para a construção de uma escola pública de qualidade para todas e todos. Destaca-se que o programa promove uma formação sólida e qualificada, reflexiva e crítica, fazendo da escola o melhor lugar para a formação de professoras, além do ambiente universitário, considerando as vivências e experiências dentro desta como conteúdo central dessa formação. Além disso, evidencia-se que o programa tem se configurado como espaço para recriar a escola, tomando esta como lugar de aprendizagens significativas, assim como para refletir e repensar as práticas já consolidadas no decorrer da vida profissional das professoras.Florianópolis, SCSouza, Simone Vieira deUniversidade Federal de Santa CatarinaSchappo, Patrícia2019-08-09T12:41:53Z2019-08-09T12:41:53Z2019-06-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199710info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2019-08-09T12:41:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/199710Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732019-08-09T12:41:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Contribuições do programa de bolsa de iniciação à docência (PIBID) na formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
title Contribuições do programa de bolsa de iniciação à docência (PIBID) na formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
spellingShingle Contribuições do programa de bolsa de iniciação à docência (PIBID) na formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Schappo, Patrícia
PIBID
formação de professoras
políticas públicas
title_short Contribuições do programa de bolsa de iniciação à docência (PIBID) na formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_full Contribuições do programa de bolsa de iniciação à docência (PIBID) na formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_fullStr Contribuições do programa de bolsa de iniciação à docência (PIBID) na formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_full_unstemmed Contribuições do programa de bolsa de iniciação à docência (PIBID) na formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
title_sort Contribuições do programa de bolsa de iniciação à docência (PIBID) na formação continuada de professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental
author Schappo, Patrícia
author_facet Schappo, Patrícia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Simone Vieira de
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Schappo, Patrícia
dc.subject.por.fl_str_mv PIBID
formação de professoras
políticas públicas
topic PIBID
formação de professoras
políticas públicas
description TCC(graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências da Educação. Pedagogia.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-09T12:41:53Z
2019-08-09T12:41:53Z
2019-06-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199710
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/199710
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652304694378496