Quando a escol(h)a não significa apenas um acréscimo de letra: um estudo sobre a definição do estabelecimento escolar na 1ª série do ensino fundamental em famílias das camadas médias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Casagrande, Samira
Data de Publicação: 2002
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83969
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.
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spelling Quando a escol(h)a não significa apenas um acréscimo de letra: um estudo sobre a definição do estabelecimento escolar na 1ª série do ensino fundamental em famílias das camadas médiasEducaçãoEducação de baseEscolasInvestimentos na educacaoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação.Este estudo teve como questão central as escolhas dos estabelecimentos e os projetos escolares na 1ª série do ensino fundamental em famílias das camadas médias. O suporte teórico está centrado especialmente nos conceitos analíticos de Pierre Bourdieu, que revelam as condições de produção e de distribuição dos bens culturais e simbólicos, incluindo a escola, como produtora e reprodutora de uma classe. Nos fundamentamos também em autores que têm se dedicado ao estudo das camadas médias e sua relação com a escolarização dos filhos (Nogueira, Romanelli, Almeida, entre outros) e sobre a definição de camadas médias (Quadros). Pesquisas sociológicas vêm demonstrando que as famílias das camadas médias aderem mais fortemente aos valores escolares por verem na escola a chance de realizar seus desejos, acreditando que possam, através dela, garantir a seus filhos melhor condição de vida. Os procedimentos metodológicos adotados na pesquisa são de cunho qualitativo. A pesquisa contou com entrevistas semi-diretivas voltadas para os projetos e as escolhas dos estabelecimentos escolares (entre outras, as questões versaram sobre o que os pais esperam da escola e da educação escolar, os motivos que influenciam na escolha da escola). Através de um forte investimento escolar prolongado, as famílias apostam na reprodução de sua condição de classe. Ficou evidente nessa pesquisa, que o investimento na escolaridade dos filhos, já na primeira série, faz parte do projeto que essas famílias elaboram com a finalidade de expandir o capital cultural social herdado.Florianópolis, SCZago, NadirUniversidade Federal de Santa CatarinaCasagrande, Samira2012-10-20T05:05:21Z2012-10-20T05:05:21Z20022002info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis103 f.| tabs., grafs.application/pdf194499http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/83969porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-09-26T01:07:41Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/83969Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732014-09-26T01:07:41Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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