O Movimento da Matemática Moderna no ensino primário: Um "estado do conhecimento" no Brasil.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209217 |
Resumo: | Disponível em: http://rpem.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/2198 |
id |
UFSC_e93904d9b1ec4de0b972e42f3843d164 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/209217 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
O Movimento da Matemática Moderna no ensino primário: Um "estado do conhecimento" no Brasil.Movimento da Matemática ModernaHistória da Educação MatemáticaEstado do ConhecimentoEnsino PrimárioDisponível em: http://rpem.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/2198Este artigo objetiva apresentar um “estado do conhecimento” a partir de teses que articulam a aritmética com o Movimento da Matemática Moderna e a História da Educação Matemática no ensino primário brasileiro no período de 1950 a 1970. Trata-se de resultados parciais de uma pesquisa em nível de mestrado desenvolvida no GHEMAT Santa Catarina. Para tanto, mobilizam-se conceitos de “estado do conhecimento”. O corpus da pesquisa são teses que abordam o ensino de aritmética publicadas do ano de 2008 até 2018 e disponíveis no banco de teses e dissertações da CAPES. Apresentam-se discussões teóricas metodológicas, mapeamento das teses em questão, apresentação e discussão dos resultados, além da Matemática Moderna vista sob a lente das teses. Como resultado, caracterizam-se momentos marcantes do Movimento nas escolas de ensino primário brasileiras no período, dentre eles, a apropriação da psicologia de Jean Piaget e dos ideais de Zoltan Paul Dienes, a inserção da Teoria de Conjuntos e a participação ativa do professor Osvaldo Sangiorgi, de modo que se pôde observar como a escola se transformou, com novos ideais e uma nova maneira de ensinar aritmética para as criançasRevista Paranaense de Educação Matemática2020-06-29T14:24:50Z2020-06-29T14:24:50Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGODOI, A. J.; ZIMMER, I.; COSTA, D. A.. O Movimento da Matemática Moderna no ensino primário: Um "estado do conhecimento" no Brasil. RPEM, v. 9, p. 328-345, 2020.2238-5800https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209217Godoi, Anieli Joana deZimmer, IaraCosta, David Antonio daporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-29T14:24:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/209217Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-06-29T14:24:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O Movimento da Matemática Moderna no ensino primário: Um "estado do conhecimento" no Brasil. |
title |
O Movimento da Matemática Moderna no ensino primário: Um "estado do conhecimento" no Brasil. |
spellingShingle |
O Movimento da Matemática Moderna no ensino primário: Um "estado do conhecimento" no Brasil. Godoi, Anieli Joana de Movimento da Matemática Moderna História da Educação Matemática Estado do Conhecimento Ensino Primário |
title_short |
O Movimento da Matemática Moderna no ensino primário: Um "estado do conhecimento" no Brasil. |
title_full |
O Movimento da Matemática Moderna no ensino primário: Um "estado do conhecimento" no Brasil. |
title_fullStr |
O Movimento da Matemática Moderna no ensino primário: Um "estado do conhecimento" no Brasil. |
title_full_unstemmed |
O Movimento da Matemática Moderna no ensino primário: Um "estado do conhecimento" no Brasil. |
title_sort |
O Movimento da Matemática Moderna no ensino primário: Um "estado do conhecimento" no Brasil. |
author |
Godoi, Anieli Joana de |
author_facet |
Godoi, Anieli Joana de Zimmer, Iara Costa, David Antonio da |
author_role |
author |
author2 |
Zimmer, Iara Costa, David Antonio da |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Godoi, Anieli Joana de Zimmer, Iara Costa, David Antonio da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Movimento da Matemática Moderna História da Educação Matemática Estado do Conhecimento Ensino Primário |
topic |
Movimento da Matemática Moderna História da Educação Matemática Estado do Conhecimento Ensino Primário |
description |
Disponível em: http://rpem.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/2198 |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-06-29T14:24:50Z 2020-06-29T14:24:50Z 2020 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GODOI, A. J.; ZIMMER, I.; COSTA, D. A.. O Movimento da Matemática Moderna no ensino primário: Um "estado do conhecimento" no Brasil. RPEM, v. 9, p. 328-345, 2020. 2238-5800 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209217 |
identifier_str_mv |
GODOI, A. J.; ZIMMER, I.; COSTA, D. A.. O Movimento da Matemática Moderna no ensino primário: Um "estado do conhecimento" no Brasil. RPEM, v. 9, p. 328-345, 2020. 2238-5800 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209217 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paranaense de Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paranaense de Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651929155272704 |