O Movimento da Matemática Moderna no ensino primário: Um "estado do conhecimento" no Brasil.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godoi, Anieli Joana de
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Zimmer, Iara, Costa, David Antonio da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209217
Resumo: Disponível em: http://rpem.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/2198
id UFSC_e93904d9b1ec4de0b972e42f3843d164
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/209217
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling O Movimento da Matemática Moderna no ensino primário: Um "estado do conhecimento" no Brasil.Movimento da Matemática ModernaHistória da Educação MatemáticaEstado do ConhecimentoEnsino PrimárioDisponível em: http://rpem.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/2198Este artigo objetiva apresentar um “estado do conhecimento” a partir de teses que articulam a aritmética com o Movimento da Matemática Moderna e a História da Educação Matemática no ensino primário brasileiro no período de 1950 a 1970. Trata-se de resultados parciais de uma pesquisa em nível de mestrado desenvolvida no GHEMAT Santa Catarina. Para tanto, mobilizam-se conceitos de “estado do conhecimento”. O corpus da pesquisa são teses que abordam o ensino de aritmética publicadas do ano de 2008 até 2018 e disponíveis no banco de teses e dissertações da CAPES. Apresentam-se discussões teóricas metodológicas, mapeamento das teses em questão, apresentação e discussão dos resultados, além da Matemática Moderna vista sob a lente das teses. Como resultado, caracterizam-se momentos marcantes do Movimento nas escolas de ensino primário brasileiras no período, dentre eles, a apropriação da psicologia de Jean Piaget e dos ideais de Zoltan Paul Dienes, a inserção da Teoria de Conjuntos e a participação ativa do professor Osvaldo Sangiorgi, de modo que se pôde observar como a escola se transformou, com novos ideais e uma nova maneira de ensinar aritmética para as criançasRevista Paranaense de Educação Matemática2020-06-29T14:24:50Z2020-06-29T14:24:50Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGODOI, A. J.; ZIMMER, I.; COSTA, D. A.. O Movimento da Matemática Moderna no ensino primário: Um "estado do conhecimento" no Brasil. RPEM, v. 9, p. 328-345, 2020.2238-5800https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209217Godoi, Anieli Joana deZimmer, IaraCosta, David Antonio daporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-29T14:24:50Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/209217Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-06-29T14:24:50Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv O Movimento da Matemática Moderna no ensino primário: Um "estado do conhecimento" no Brasil.
title O Movimento da Matemática Moderna no ensino primário: Um "estado do conhecimento" no Brasil.
spellingShingle O Movimento da Matemática Moderna no ensino primário: Um "estado do conhecimento" no Brasil.
Godoi, Anieli Joana de
Movimento da Matemática Moderna
História da Educação Matemática
Estado do Conhecimento
Ensino Primário
title_short O Movimento da Matemática Moderna no ensino primário: Um "estado do conhecimento" no Brasil.
title_full O Movimento da Matemática Moderna no ensino primário: Um "estado do conhecimento" no Brasil.
title_fullStr O Movimento da Matemática Moderna no ensino primário: Um "estado do conhecimento" no Brasil.
title_full_unstemmed O Movimento da Matemática Moderna no ensino primário: Um "estado do conhecimento" no Brasil.
title_sort O Movimento da Matemática Moderna no ensino primário: Um "estado do conhecimento" no Brasil.
author Godoi, Anieli Joana de
author_facet Godoi, Anieli Joana de
Zimmer, Iara
Costa, David Antonio da
author_role author
author2 Zimmer, Iara
Costa, David Antonio da
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Godoi, Anieli Joana de
Zimmer, Iara
Costa, David Antonio da
dc.subject.por.fl_str_mv Movimento da Matemática Moderna
História da Educação Matemática
Estado do Conhecimento
Ensino Primário
topic Movimento da Matemática Moderna
História da Educação Matemática
Estado do Conhecimento
Ensino Primário
description Disponível em: http://rpem.unespar.edu.br/index.php/rpem/article/view/2198
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-06-29T14:24:50Z
2020-06-29T14:24:50Z
2020
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv GODOI, A. J.; ZIMMER, I.; COSTA, D. A.. O Movimento da Matemática Moderna no ensino primário: Um "estado do conhecimento" no Brasil. RPEM, v. 9, p. 328-345, 2020.
2238-5800
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209217
identifier_str_mv GODOI, A. J.; ZIMMER, I.; COSTA, D. A.. O Movimento da Matemática Moderna no ensino primário: Um "estado do conhecimento" no Brasil. RPEM, v. 9, p. 328-345, 2020.
2238-5800
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/209217
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Paranaense de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Revista Paranaense de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651929155272704