Alunos considerados portadores de necessidades educativas especiais nas redes publicas de ensino regular: integração ou exclusão?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carneiro, Maria Sylvia Cardoso
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76538
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da Educação
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spelling Alunos considerados portadores de necessidades educativas especiais nas redes publicas de ensino regular: integração ou exclusão?Educação especialIntegração escolarTesesDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciencias da EducaçãoO objetivo da presente dissertação é fazer uma análise crítica do processo de integração de Rafael, um aluno considerado portador de necessidades educativas especiais, na rede municipal de ensino de Florianópolis. A partir de interações com sua turma em diferentes atividades escolares, entrevistas com Rafael e sua família, professores e outros profissionais, além da pesquisa em documentos escolares, recuperei seu histórico escolar, buscando sua trajetória da instituição especial à escola regular. Sem ter a pretensão de generalizar conclusões a partir da situação de um aluno, a proposta é compreender, na especificidade da história apresentada e discutida no estudo de caso, a expressão das contradições do processo de integração de alunos considerados especiais no ensino regular. Desvelar os mecanismos utilizados pelas instituições para consolidar ou não a deficiência de Rafael possibilita uma compreensão maior sobre a polêmica discussão sobre as estratégias de integração, revelando também diferentes concepções de deficiência presentes no discurso e prática das instituições escolares, regulares ou especiais. A ruptura destas práticas passa por uma nova postura pedagógica que compreenda as dificuldades na aprendizagem, os atrasos no desenvolvimento e mesmo as diferentes formas de deficiência enquanto construções sociais.Oliveira, Zilma de Moraes Ramos deDa Ros, Silvia ZanattaUniversidade Federal de Santa CatarinaCarneiro, Maria Sylvia Cardoso2012-10-16T11:16:54Z2012-10-16T11:16:54Z19961996info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis152f.| ilapplication/pdf105115http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/76538porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2012-10-16T11:16:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/76538Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732012-10-16T11:16:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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