Classes de comportamentos componentes da classe "projetar a vida profissional" organizadas em um sistema comportamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luiz, Elaine Cristina
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90921
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
id UFSC_edf943af01f9a3d6724b98bd7f1c01b2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/90921
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Classes de comportamentos componentes da classe "projetar a vida profissional" organizadas em um sistema comportamentalPsicologiaOrientação profissionalDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.A orientação profissional é um campo de intervenção profissional no qual psicólogos têm tradicionalmente trabalhado com objetivo de auxiliar as pessoas nos problemas, dificuldades ou dúvidas no desenvolvimento de sua vida profissional ou acadêmica. Contudo, o campo da orientação profissional ainda carece de um sistema mais amplo que possa atender às diferentes requisições e necessidades advindas das constantes mudanças e exigências do cenário de trabalho no mundo atual e que explicite comportamentos relevantes para as pessoas decidirem sobre sua vida profissional em meio a esse cenário. A Análise do Comportamento possibilita entender o desenvolvimento da vida profissional, as escolhas da pessoa ao longo da vida como conjuntos de comportamentos. Sendo comportamento entendido como as relações entre o que um organismo faz e a situação que antecede esse fazer e decorre desse fazer. Um conceito amplo que pode ser utilizado para abranger classes de comportamentos que podem ser ensinadas para pessoas que procuram orientação profissional com diferentes necessidades é "projetar", que pode ser definido como uma classe de comportamentos complexa que abrange outras classes de comportamentos como: "caracterizar variáveis envolvidas no projeto", "planejar", "desenvolver o projeto", "avaliar o projeto" e "aperfeiçoar o projeto". Responder a pergunta: "Quais as classes de comportamentos componentes da classe geral 'projetar a vida profissional'?" é a primeira etapa para organizar essas classes de comportamentos em um sistema comportamental que explicite as relações entre as classes e facilite ensiná-las. Para responder à pergunta foram utilizadas frases de duas obras do campo da orientação profissional. Foi realizado um procedimento de tratamento de dados desenvolvido a partir da tecnologia denominada "programação de ensino" para identificar classes de comportamentos a partir das frases das obras. Foram encontradas 302 classes de comportamentos que foram organizadas em 17 níveis de graus de abrangência e em cinco classes gerais definidas a partir da definição de "projeto" e de classes gerais de comportamento profissional. Do total de classes de comportamentos, 71% foram alocados na classe geral 1) "Caracterizar variáveis relacionadas a projetar a vida profissional" evidenciando a relevância dessa classe e o investimento de orientadores profissionais em comportamentos de identificação e caracterização das variáveis que interferem nas decisões profissionais; 18% das classes de comportamentos foram alocadas na classe geral 2) "Planejar a vida profissional", classe cujos comportamentos são básicos na definição de projetos de vida profissional mas ainda insuficientemente explorados; 11% das classes de comportamentos encontradas foram distribuídas entre as classes 3) "Desenvolver projeto de vida profissional", 4) "Avaliar projeto de vida profissional" e 5) "Aperfeiçoar projeto de vida profissional". Foi identificado que ainda há pouca clareza sobre os tipos de comportamentos envolvidos nessas três classes gerais, apesar de sua relevância na consecução de objetivos profissionais ser claramente explicitada na literatura. Foi evidenciado que o procedimento utilizado para identificar e organizar classes de comportamentos possibilitará integrar conhecimentos e técnicas de intervenção de diferentes tipos de contribuição relacionadas ao fenômeno "Projetar a vida profissional", além de possibilitar a transformação de conhecimento em comportamentos que podem ser ensinados. A organização das classes de comportamentos em um sistema comportamental também possibilita explicitar as relações entre as diferentes classes e a função de cada classe no conjunto, identificar lacunas de classes de comportamentos desconhecidas e propor novas classes de comportamentos para completar o sistema. A partir do refinamento do sistema comportamental proposto será possível construir um programa de ensino para "Projetar a vida profissional".Florianópolis, SCKubo, Olga MitsueUniversidade Federal de Santa CatarinaLuiz, Elaine Cristina2012-10-23T16:45:36Z2012-10-23T16:45:36Z20082008info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisxi, 228 f.| tabs., grafs.application/pdf258574http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90921porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-04T15:46:25Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/90921Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-04T15:46:25Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Classes de comportamentos componentes da classe "projetar a vida profissional" organizadas em um sistema comportamental
title Classes de comportamentos componentes da classe "projetar a vida profissional" organizadas em um sistema comportamental
spellingShingle Classes de comportamentos componentes da classe "projetar a vida profissional" organizadas em um sistema comportamental
Luiz, Elaine Cristina
Psicologia
Orientação profissional
title_short Classes de comportamentos componentes da classe "projetar a vida profissional" organizadas em um sistema comportamental
title_full Classes de comportamentos componentes da classe "projetar a vida profissional" organizadas em um sistema comportamental
title_fullStr Classes de comportamentos componentes da classe "projetar a vida profissional" organizadas em um sistema comportamental
title_full_unstemmed Classes de comportamentos componentes da classe "projetar a vida profissional" organizadas em um sistema comportamental
title_sort Classes de comportamentos componentes da classe "projetar a vida profissional" organizadas em um sistema comportamental
author Luiz, Elaine Cristina
author_facet Luiz, Elaine Cristina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Kubo, Olga Mitsue
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Luiz, Elaine Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Psicologia
Orientação profissional
topic Psicologia
Orientação profissional
description Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008
2012-10-23T16:45:36Z
2012-10-23T16:45:36Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 258574
http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90921
identifier_str_mv 258574
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/90921
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv xi, 228 f.| tabs., grafs.
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652098362933248