Uma discussão formal sobre frações na educação básica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226982 |
Resumo: | Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Blumenau, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Blumenau, 2021. |
id |
UFSC_f4d4d250c450d71f0d53e7036134bad4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/226982 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Uma discussão formal sobre frações na educação básicaMatemáticaFraçõesDissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Blumenau, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Blumenau, 2021.Este trabalho visa fazer uma discussão formal a respeito do ensino de frações no Ensino Fundamental ? Anos Finais. Para tanto, frações são precisamente definidas com a utilização de pressupostos geométricos. Além disso, resultados importantes relacionados a frações, bem como às suas quatro operações básicas são enunciados e derivados. Com base nestes argumentos, em conjunto com as habilidades de matemática propostas pela Base Nacional Comum Curricular, alguns livros didáticos de Matemática de 5º, 6º e 7º anos são analisados e apreciados. Finalmente, é proposta uma sequência didática para o ensino de frações no 6º ano que tem como base as reflexões levantadas nesta dissertação. A sequência proposta utiliza o Tangram, um quebra cabeça milenar Chinês.Abstract: This work aims to produce a formal discussion about the teaching of fractions in Brazilian Elementary School ? Final Years. The concept of fractions is precisely defined by means of geometric axioms. Moreover, important results related to fractions, as well as its four basic operation are stated and derived. Based on these arguments, in combination with mathematical skills proposed by the Base Nacional Comum Curricular, a few 5th, 6th and 7th grade Math textbooks are reviewed and appreciated. Finally, a didactic sequence for the teaching of fractions in the 6th grade is proposed, based on the questions raised in this dissertation. In this didactic sequence, we make use of the Tangram, an ancient Chinese puzzle.Santos, Luiz Rafael dosUniversidade Federal de Santa CatarinaSchmitt, Araujo, Maria Cláudia2021-08-23T14:05:54Z2021-08-23T14:05:54Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis85 p.| il.application/pdf372804https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226982porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-08-23T14:05:54Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/226982Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-08-23T14:05:54Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma discussão formal sobre frações na educação básica |
title |
Uma discussão formal sobre frações na educação básica |
spellingShingle |
Uma discussão formal sobre frações na educação básica Schmitt, Araujo, Maria Cláudia Matemática Frações |
title_short |
Uma discussão formal sobre frações na educação básica |
title_full |
Uma discussão formal sobre frações na educação básica |
title_fullStr |
Uma discussão formal sobre frações na educação básica |
title_full_unstemmed |
Uma discussão formal sobre frações na educação básica |
title_sort |
Uma discussão formal sobre frações na educação básica |
author |
Schmitt, Araujo, Maria Cláudia |
author_facet |
Schmitt, Araujo, Maria Cláudia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Santos, Luiz Rafael dos Universidade Federal de Santa Catarina |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schmitt, Araujo, Maria Cláudia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Frações |
topic |
Matemática Frações |
description |
Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Campus Blumenau, Programa de Pós-Graduação em Matemática, Blumenau, 2021. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-08-23T14:05:54Z 2021-08-23T14:05:54Z 2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
372804 https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226982 |
identifier_str_mv |
372804 |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226982 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
85 p.| il. application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651898497007616 |