ATRIBUTOS DE QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: A SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES POR MEIO DO MÉTODO DE ANÁLISE DE INCIDENTES CRÍTICOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DANNENHAUER, ANDRÉIA MICHELE
Data de Publicação: 2015
Outros Autores: SORGETZ, BÁRBARAH, MAFIOLETTI, KELLER, SCHONS, MANUIR, TONIOTI, TAMIRES, TONTINI, GERSON
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136006
Resumo: Este artigo possui como principal objetivo conhecer a satisfação e insatisfação dos estudantes de cursos superiores em uma Instituição Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A definição do método e as conclusões são suportadas por uma análise da literatura. A metodologia utilizada foi qualitativa, sendo que a amostra constituiu-se de 438 estudantes regularmente matriculados em cursos superiores de 7 câmpus da instituição pesquisada. Os respondentes indicaram atributos positivos e negativos na instituição por meio de questionário com duas questões abertas. As respostas foram analisadas utilizando-se o método de Análise de Incidentes Críticos. Os resultados desta pesquisa mostrm que os dois atributos que geram satisfação nos alunos são a boa imagem perante a sociedade e a atualização dos conteúdos, disciplinas e professores. Já os dois atributos que mais geram insatisfação para os alunos são a qualidade da infraestrutura do Câmpus e a adequação de métodos de ensino ao conteúdo.
id UFSC_f90303fbe972e1d33855da76a74a7029
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/136006
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling ATRIBUTOS DE QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: A SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES POR MEIO DO MÉTODO DE ANÁLISE DE INCIDENTES CRÍTICOSEste artigo possui como principal objetivo conhecer a satisfação e insatisfação dos estudantes de cursos superiores em uma Instituição Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A definição do método e as conclusões são suportadas por uma análise da literatura. A metodologia utilizada foi qualitativa, sendo que a amostra constituiu-se de 438 estudantes regularmente matriculados em cursos superiores de 7 câmpus da instituição pesquisada. Os respondentes indicaram atributos positivos e negativos na instituição por meio de questionário com duas questões abertas. As respostas foram analisadas utilizando-se o método de Análise de Incidentes Críticos. Os resultados desta pesquisa mostrm que os dois atributos que geram satisfação nos alunos são a boa imagem perante a sociedade e a atualização dos conteúdos, disciplinas e professores. Já os dois atributos que mais geram insatisfação para os alunos são a qualidade da infraestrutura do Câmpus e a adequação de métodos de ensino ao conteúdo.INPEAU/UFSC2015-11-03T10:40:49Z2015-11-03T10:40:49Z2015-12-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdf978-85-68618-01-1https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136006DANNENHAUER, ANDRÉIA MICHELESORGETZ, BÁRBARAHMAFIOLETTI, KELLERSCHONS, MANUIRTONIOTI, TAMIRESTONTINI, GERSONporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2015-11-03T10:40:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/136006Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732015-11-03T10:40:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv ATRIBUTOS DE QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: A SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES POR MEIO DO MÉTODO DE ANÁLISE DE INCIDENTES CRÍTICOS
title ATRIBUTOS DE QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: A SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES POR MEIO DO MÉTODO DE ANÁLISE DE INCIDENTES CRÍTICOS
spellingShingle ATRIBUTOS DE QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: A SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES POR MEIO DO MÉTODO DE ANÁLISE DE INCIDENTES CRÍTICOS
DANNENHAUER, ANDRÉIA MICHELE
title_short ATRIBUTOS DE QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: A SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES POR MEIO DO MÉTODO DE ANÁLISE DE INCIDENTES CRÍTICOS
title_full ATRIBUTOS DE QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: A SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES POR MEIO DO MÉTODO DE ANÁLISE DE INCIDENTES CRÍTICOS
title_fullStr ATRIBUTOS DE QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: A SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES POR MEIO DO MÉTODO DE ANÁLISE DE INCIDENTES CRÍTICOS
title_full_unstemmed ATRIBUTOS DE QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: A SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES POR MEIO DO MÉTODO DE ANÁLISE DE INCIDENTES CRÍTICOS
title_sort ATRIBUTOS DE QUALIDADE NO ENSINO SUPERIOR EM UMA INSTITUIÇÃO FEDERAL DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: A SATISFAÇÃO DOS ESTUDANTES POR MEIO DO MÉTODO DE ANÁLISE DE INCIDENTES CRÍTICOS
author DANNENHAUER, ANDRÉIA MICHELE
author_facet DANNENHAUER, ANDRÉIA MICHELE
SORGETZ, BÁRBARAH
MAFIOLETTI, KELLER
SCHONS, MANUIR
TONIOTI, TAMIRES
TONTINI, GERSON
author_role author
author2 SORGETZ, BÁRBARAH
MAFIOLETTI, KELLER
SCHONS, MANUIR
TONIOTI, TAMIRES
TONTINI, GERSON
author2_role author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv DANNENHAUER, ANDRÉIA MICHELE
SORGETZ, BÁRBARAH
MAFIOLETTI, KELLER
SCHONS, MANUIR
TONIOTI, TAMIRES
TONTINI, GERSON
description Este artigo possui como principal objetivo conhecer a satisfação e insatisfação dos estudantes de cursos superiores em uma Instituição Federal de Educação Profissional e Tecnológica. A definição do método e as conclusões são suportadas por uma análise da literatura. A metodologia utilizada foi qualitativa, sendo que a amostra constituiu-se de 438 estudantes regularmente matriculados em cursos superiores de 7 câmpus da instituição pesquisada. Os respondentes indicaram atributos positivos e negativos na instituição por meio de questionário com duas questões abertas. As respostas foram analisadas utilizando-se o método de Análise de Incidentes Críticos. Os resultados desta pesquisa mostrm que os dois atributos que geram satisfação nos alunos são a boa imagem perante a sociedade e a atualização dos conteúdos, disciplinas e professores. Já os dois atributos que mais geram insatisfação para os alunos são a qualidade da infraestrutura do Câmpus e a adequação de métodos de ensino ao conteúdo.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-11-03T10:40:49Z
2015-11-03T10:40:49Z
2015-12-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 978-85-68618-01-1
https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136006
identifier_str_mv 978-85-68618-01-1
url https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/136006
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652301073645568