TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO TECNOLÓGICO DA UNIVERSIDADE PARA O SETOR PRODUTIVO EM PORTUGAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OTERO, WALTER RUBEN IRIONDO
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97087
Resumo: A transferência de conhecimento (TC) é uma forma de melhorar a capacidade tecnológica das organizações, possibilitando orientar suas atividades para a inovação e a competitividade. Este artigo analisa mecanismos utilizados para TC da Universidade para o setor produtivo em Portugal, abordando os fatores determinantes e restritivos para a TC, a abordagem estratégica da TC e o papel das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nesse processo. Os resultados da pesquisa possibilitam concluir que a base da economia portuguesa são os grandes grupos da área financeira e de distribuição. O setor empresarial é do tipo Medium Tech, com um grupo emergente de novas empresas High Tech. A cooperação Universidade-Empresa assume formas mais definidas a partir dos anos 80, com a profissionalização do corpo docente, e no inicio dos anos 2000 com o lançamento dos programas GAPI e posteriormente OTIC. Existem diversos casos de sucesso de TC e de empresas encubadas nas universidades. Os aspectos determinantes são a existência de estruturas para a TC e o novo estatuto da carreira do professor universitário. A Transferência de Conhecimento faz parte do planejamento estratégico das universidades, porém não são apontados documentos específicos ao respeito. As TIC desempenham um papel importante na TC, com diversas aplicações direcionadas para essa área.
id UFSC_f9368c00e8e55edb3467c69e8b3b18f2
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/97087
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO TECNOLÓGICO DA UNIVERSIDADE PARA O SETOR PRODUTIVO EM PORTUGALA transferência de conhecimento (TC) é uma forma de melhorar a capacidade tecnológica das organizações, possibilitando orientar suas atividades para a inovação e a competitividade. Este artigo analisa mecanismos utilizados para TC da Universidade para o setor produtivo em Portugal, abordando os fatores determinantes e restritivos para a TC, a abordagem estratégica da TC e o papel das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nesse processo. Os resultados da pesquisa possibilitam concluir que a base da economia portuguesa são os grandes grupos da área financeira e de distribuição. O setor empresarial é do tipo Medium Tech, com um grupo emergente de novas empresas High Tech. A cooperação Universidade-Empresa assume formas mais definidas a partir dos anos 80, com a profissionalização do corpo docente, e no inicio dos anos 2000 com o lançamento dos programas GAPI e posteriormente OTIC. Existem diversos casos de sucesso de TC e de empresas encubadas nas universidades. Os aspectos determinantes são a existência de estruturas para a TC e o novo estatuto da carreira do professor universitário. A Transferência de Conhecimento faz parte do planejamento estratégico das universidades, porém não são apontados documentos específicos ao respeito. As TIC desempenham um papel importante na TC, com diversas aplicações direcionadas para essa área.INPEAU2012-11-06T17:32:51Z2012-11-06T17:32:51Z2010-12-08info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97087OTERO, WALTER RUBEN IRIONDOporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2013-05-05T20:10:52Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/97087Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732013-05-05T20:10:52Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO TECNOLÓGICO DA UNIVERSIDADE PARA O SETOR PRODUTIVO EM PORTUGAL
title TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO TECNOLÓGICO DA UNIVERSIDADE PARA O SETOR PRODUTIVO EM PORTUGAL
spellingShingle TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO TECNOLÓGICO DA UNIVERSIDADE PARA O SETOR PRODUTIVO EM PORTUGAL
OTERO, WALTER RUBEN IRIONDO
title_short TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO TECNOLÓGICO DA UNIVERSIDADE PARA O SETOR PRODUTIVO EM PORTUGAL
title_full TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO TECNOLÓGICO DA UNIVERSIDADE PARA O SETOR PRODUTIVO EM PORTUGAL
title_fullStr TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO TECNOLÓGICO DA UNIVERSIDADE PARA O SETOR PRODUTIVO EM PORTUGAL
title_full_unstemmed TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO TECNOLÓGICO DA UNIVERSIDADE PARA O SETOR PRODUTIVO EM PORTUGAL
title_sort TRANSFERÊNCIA DE CONHECIMENTO TECNOLÓGICO DA UNIVERSIDADE PARA O SETOR PRODUTIVO EM PORTUGAL
author OTERO, WALTER RUBEN IRIONDO
author_facet OTERO, WALTER RUBEN IRIONDO
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv OTERO, WALTER RUBEN IRIONDO
description A transferência de conhecimento (TC) é uma forma de melhorar a capacidade tecnológica das organizações, possibilitando orientar suas atividades para a inovação e a competitividade. Este artigo analisa mecanismos utilizados para TC da Universidade para o setor produtivo em Portugal, abordando os fatores determinantes e restritivos para a TC, a abordagem estratégica da TC e o papel das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) nesse processo. Os resultados da pesquisa possibilitam concluir que a base da economia portuguesa são os grandes grupos da área financeira e de distribuição. O setor empresarial é do tipo Medium Tech, com um grupo emergente de novas empresas High Tech. A cooperação Universidade-Empresa assume formas mais definidas a partir dos anos 80, com a profissionalização do corpo docente, e no inicio dos anos 2000 com o lançamento dos programas GAPI e posteriormente OTIC. Existem diversos casos de sucesso de TC e de empresas encubadas nas universidades. Os aspectos determinantes são a existência de estruturas para a TC e o novo estatuto da carreira do professor universitário. A Transferência de Conhecimento faz parte do planejamento estratégico das universidades, porém não são apontados documentos específicos ao respeito. As TIC desempenham um papel importante na TC, com diversas aplicações direcionadas para essa área.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-12-08
2012-11-06T17:32:51Z
2012-11-06T17:32:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97087
url http://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/97087
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU
publisher.none.fl_str_mv INPEAU
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652245912256512