Comunicação sobre inovação e volume de negócios: proposta de escala para companhias brasileiras listadas em bolsa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Lucas da Silva
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249971
Resumo: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, Florianópolis, 2023.
id UFSC_f951c4ece264a9275a3e317750b62ea6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/249971
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Comunicação sobre inovação e volume de negócios: proposta de escala para companhias brasileiras listadas em bolsaPropriedade intelectualInovaçãoComunicaçãoLeis de escala (Física estatística)NegóciosCorrelação (Estatística)Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, Florianópolis, 2023.A inovação é um diferencial competitivo para as empresas nas disputas de mercado, especialmente quanto ao engajamento de consumidores e outras partes interessadas. A gestão e a comunicação das capacidades de inovação podem apoiar de maneira determinante a percepção no valor de mercado de uma companhia, sobretudo daquelas listadas em bolsa, cujo preço das ações oscila diariamente. Esta pesquisa tem como objetivo verificar se existe correlação entre comunicação sobre informação e o volume de negócios de companhias listadas na bolsa de valores brasileira (B3). A mensuração consistiu em elaborar e validar uma escala ordinal sobre o fenômeno comunicação sobre inovação. Para a construção da escala foram utilizados indicadores que emergiram da literatura sobre o assunto, em especial da ISO 56002 e do Global Index Innovation (GII). Foram utilizadas as diretrizes do Manual de Oslo para coleta dos dados, assim como para a definição da amostra e dos canais de comunicação para prospecção. Desse modo, são apresentados os procedimentos para construção e validação da escala de comunicação sobre inovação e a análise dos resultados do pré-teste de correlação frente ao volume de negócios das companhias da amostra.Abstract: Innovation is a competitive advantage for companies in market disputes, especially regarding the engagement of consumers and other stakeholders. The capabilities of management and communication of innovation can decisively support the perception of a company?s market value, especially those listed on the stock exchange, whose share price fluctuates daily. This research aims to verify whether there is a correlation between communication about information and the turnover of companies listed on the Brazilian stock exchange (B3). The measurement consisted of elaborating and validating on a ordinal scale on the phenomenon of communication about innovation. For the construction of the scale, indicators that emerged from the literature on the subject were used, especially from ISO 56002 and the Global Innovation Index (GII). Oslo Manual guidelines were used for data collection, as well as for defining the sample and communication channels for prospecting. Thus, the procedures for construction and validation of the communication scale on innovation and the analysis of the results of the pre-test of correlation against the turnover of the companies in the sample are presented.Ribeiro, Alex MussoiUniversidade Federal de Santa CatarinaCarvalho, Lucas da Silva2023-09-01T13:05:48Z2023-09-01T13:05:48Z2023info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis65 p.| gráfs.application/pdf383148https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249971porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-01T13:05:49Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/249971Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-09-01T13:05:49Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação sobre inovação e volume de negócios: proposta de escala para companhias brasileiras listadas em bolsa
title Comunicação sobre inovação e volume de negócios: proposta de escala para companhias brasileiras listadas em bolsa
spellingShingle Comunicação sobre inovação e volume de negócios: proposta de escala para companhias brasileiras listadas em bolsa
Carvalho, Lucas da Silva
Propriedade intelectual
Inovação
Comunicação
Leis de escala (Física estatística)
Negócios
Correlação (Estatística)
title_short Comunicação sobre inovação e volume de negócios: proposta de escala para companhias brasileiras listadas em bolsa
title_full Comunicação sobre inovação e volume de negócios: proposta de escala para companhias brasileiras listadas em bolsa
title_fullStr Comunicação sobre inovação e volume de negócios: proposta de escala para companhias brasileiras listadas em bolsa
title_full_unstemmed Comunicação sobre inovação e volume de negócios: proposta de escala para companhias brasileiras listadas em bolsa
title_sort Comunicação sobre inovação e volume de negócios: proposta de escala para companhias brasileiras listadas em bolsa
author Carvalho, Lucas da Silva
author_facet Carvalho, Lucas da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ribeiro, Alex Mussoi
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Lucas da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Propriedade intelectual
Inovação
Comunicação
Leis de escala (Física estatística)
Negócios
Correlação (Estatística)
topic Propriedade intelectual
Inovação
Comunicação
Leis de escala (Física estatística)
Negócios
Correlação (Estatística)
description Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, Florianópolis, 2023.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-09-01T13:05:48Z
2023-09-01T13:05:48Z
2023
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv 383148
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249971
identifier_str_mv 383148
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/249971
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 65 p.| gráfs.
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652267581079552