Tecnologias Educativas para promoção da imunização: Contribuições para um viver saúdavel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barbosa da Silva, Rivoneide Marcolino
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248311
Resumo: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Enfermagem.
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spelling Tecnologias Educativas para promoção da imunização: Contribuições para um viver saúdavelTecnologia; Educação em saúde; Vacinação; Imunização; saúde da criança; adolescente; Calendário vacinal.TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Saúde, Enfermagem.Introdução: a vacinação caracteriza-se por uma ação simples e de grande eficácia na prevenção de doenças, sendo uma das principais ações de promoção da saúde inserida num contexto de ações da Atenção Primária à Saúde. A vacinação é a que propicia resposta quase que imediata na prevenção de doenças, seguindo corretamente o calendário vacinal e realizando as imunizações nas datas apropriadas, principalmente durante o primeiro ano de vida. Objetivo: identificar na literatura as tecnologias educativas utilizadas para o incentivo da imunização. Métodos: trata-se de um estudo de Revisão Integrativa de Literatura. A busca foi realizada nas bases de dados Biblioteca Virtual em Saúde, SciELO, Pubmed, e LILACs, Organização Pan-Americana de Saúde englobando artigos publicados nos últimos de 2018 a 2022. Para seleção de artigos foram usados descritores: tecnologias educativas, imunização, saúde da criança e do adolescente. Os dados foram analisados mediados a análise de conteúdo. Resultados: foram identificadas 467 publicações, com amostra final de 3 artigos. Os resultados foram representados em forma de fluxograma Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta Analysis e os achados são retratados em quadro sinóptico contemplando as informações de cada estudo. Os estudos que compuseram a amostra final da revisão caracterizam-se por: maioria de estudos publicados em 2019 no Brasil. As tecnologias educativas mais utilizadas foram cartilhas e folders. As tecnologias educativas encontradas foram empregadas de forma associada, utilizadas como uma tecnologia para o ensino; apenas três estudos apresentaram tecnologias de forma isolada. Considerações finais: constata-se a importância do uso de tecnologias educativas no incentivo à imunização, em especial as de fácil produção e com maior facilidade de distribuição. Evidencia-se o importante papel dos profissionais de saúde para levar informação efetiva para a população, bem como na realização de estratégias que promovam a imunização a fim de aumentar a cobertura vacinal. Recomenda-se a utilização de tecnologias educativas com maior aderência à população e de fácil disseminação, incluindo as tecnologias digitais.Florianópolis, SC.de Souza, Ana Izabel JatobáUniversidade Federal de Santa Catarina.Barbosa da Silva, Rivoneide Marcolino2023-07-07T11:10:28Z2023-07-07T11:10:28Z2023-06-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis65 P.application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/248311Open Access.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2023-07-07T11:10:28Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/248311Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-07-07T11:10:28Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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