Relação entre inovação e adoção de práticas modernas de contabilidade gerencial
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186139 |
Resumo: | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Florianópolis, 2017. |
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Relação entre inovação e adoção de práticas modernas de contabilidade gerencialContabilidadeContabilidade gerencialInovaçãoDissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio-Econômico, Programa de Pós-Graduação em Contabilidade, Florianópolis, 2017.Evidências empíricas indicam influência da contabilidade gerencial (CG) sobre a inovação, facilitando ou criando barreiras para sua ocorrência, em contrapartida, há indícios teóricos de que o nível de inovação de uma organização exerce influência sobre a sua contabilidade gerencial. Neste sentido, o objetivo deste estudo consiste em verificar a relação entre inovação e adoção de práticas modernas de contabilidade gerencial em empresas beneficiadas por auxílio financeiro de órgãos de apoio ao desenvolvimento de inovações. Para isso realizou-se pesquisa com abordagem quantitativa, com aplicação de questionários, a uma população de 787 empresas que receberam auxílio financeiro para o desenvolvimento de inovações, obtendo-se uma amostra de 79 empresas. Os dados do levantamento foram submetidos a análise descritiva, agrupamento por clusters, análise fatorial exploratória e regressão logística. Os resultados indicam, em relação à inovação, que as organizações estão mais envolvidas com as dimensões compromisso com a inovação, ambiente físico e atuação em equipe e, adicionalmente, que a maioria das organizações pesquisadas possui característica inovadora moderada. No que se refere à adoção de práticas de contabilidade gerencial, identificou-se a utilização com maior intensidade de práticas tradicionais de segundo estágio, como ponto de equilíbrio, orçamento e análise da lucratividade por produto. Em relação às práticas modernas de CG, identificou-se que as dimensões da inovação que influenciam a sua adoção são pessoas, meio ambiente e estrutura organizacional. Também se verificou diferenciação nos níveis de intensidade de utilização das práticas entre os agrupamentos de organizações de acordo com a característica inovadora, dado que as empresas mais inovadoras utilizam com maior intensidade a maioria das práticas modernas de CG, inferindo-se que quanto maior a característica inovadora das organizações, mais estas tendem a utilizar práticas modernas de CG.Abstract : Empirical evidence indicates the influence of management accounting (MA) on innovation, facilitating or creating barriers to its occurrence, in contrast, there is theoretical evidence that the level of innovation of an organization influences its management accounting. In this sense, the purpose of this study is to verify the relationship between innovation and adoption of modern management accounting practices in companies benefited by financial assistance from agencies that support the development of innovations. For that, a research was carried out with a quantitative approach, through the application of questionnaires, to a population of 787 companies that received financial support for the development of innovations, obtaining a sample of 79 companies. The data of the survey were submitted to descriptive analysis, grouping by clusters, exploratory factorial analysis and logistic regression. The results indicate, in relation to innovation, that organizations are more involved with the dimensions of commitment to innovation, physical environment and team performance and, additionally, that most of the organizations surveyed possess a moderate innovative feature. Regarding the adoption of management accounting practices, the use of traditional second stage practices, such as break-even-point, budget and profitability analysis by product, was identified with greater intensity. In relation to modern MA practices, it has been identified that the dimensions of innovation that influence its adoption are people, environment and organizational structure. There is also a differentiation in the levels of intensity of use of the practices among the clusters of organizations according to the innovative characteristic, since the most innovative companies use with greater intensity the majority of the modern practices of MA, being inferred that the greater the innovative characteristic of organizations, more these tend to use modern MA practices.Gasparetto, ValdireneUniversidade Federal de Santa CatarinaSouza, Fabiana Frigo2018-05-11T17:24:56Z2018-05-11T17:24:56Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis134 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf351500https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/186139porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-05-11T17:24:57Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/186139Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-05-11T17:24:57Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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