Inovação tecnológica em bibliotecas universitárias no Brasil: ações estratégicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passos, Ketry Gorete Farias dos
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215709
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2019.
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spelling Inovação tecnológica em bibliotecas universitárias no Brasil: ações estratégicasCiência da informaçãoBibliotecas universitáriasInovaçãoInovações tecnológicasTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Informação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Florianópolis, 2019.A presente pesquisa possui como lacuna como os bibliotecários que atuam em BUs brasileiras podem promover inovações tecnológicas? Em relação aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, do tipo exploratória. Tem por objetivo geral propor ações estratégicas para a promoção da inovação tecnológica em BUs no Brasil. Os procedimentos de coleta de dados foram compostos por três instrumentos: questionário, entrevista e grupo focal. A amostra da pesquisa do questionário foi composta por 138 diretores e bibliotecários oriundos de 97 instituições de ensino superior distintas. A amostra da entrevista foi composta por 27 especialistas, em sua maioria doutores e docentes de programas de pós-graduação em universidades públicas e privadas brasileiras. A amostra do grupo focal foi compreendida por 16 profissionais, sendo 2 diretores de biblioteca, 1 docente e 13 bibliotecários. Como resultado da pesquisa pode-se observar que a maioria das instituições de ensino superior pertencem à rede de ensino pública. As amostras são representadas por todas as regiões brasileiras, com destaque nas regiões Sudeste e Sul. Foram identificadas a existência e relevância das principais tecnologias e serviços consideradas tendências em BUs. Bem como buscou-se identificar quais desses são desconhecidos pelos participantes da pesquisa. Buscou-se verificar a existência e o grau de intensidade dos principais facilitadores e barreiras à inovação. Foram apresentadas as principais perspectivas de futuro das BUs brasileiras na visão de especialistas. Os especialistas apresentaram a opinião de como o bibliotecário deve agir para efetivar inovações. Além disso, fizeram previsões quanto às demandas por serviços e tecnologias no futuro e identificaram as BUs mais inovadoras no Brasil. Além disso, foram apresentadas por meio do debate estratégico as principais ações prioritárias para a promoção da inovação em BUs no Brasil. Como resultado da pesquisa foram propostas ações estratégicas para a promoção da inovação em BUs no Brasil. Conclui-se que o processo de mudança se faz relevante e a gestão da inovação pode auxiliar as BUs brasileiras nessa função. Destaca-se que no futuro as BUs deverão assumir o papel de espaços de aprendizagem. Além disso, sugerese o pensamento crítico das ações estratégicas necessárias voltadas ao atendimento das necessidades expectativas dos usuários, nas competências necessárias para suprir tais demandas, nos serviços propostos para atender essas necessidades e nos espaços destinados para concretizar tais ações. <br>Abstract: The present research has as gap how can librarians working in Brazilian BUs promote technological innovations? Regarding the methodological aspects, it is a field research, with qualitative approach, exploratory type. Its general objective is to propose strategic actions for the promotion of technological innovation in BUs in Brazil. The data collection procedures consisted of three instruments: questionnaire, interview and focus group. The survey sample consisted of 138 principals and librarians from 97 different higher education institutions. The interview sample consisted of 27 specialists, mostly doctors and professors of postgraduate programs at Brazilian public and private universities. The focus group sample consisted of 16 professionals, 2 library directors, 1 teacher and 13 librarians. As a result of the research it can be observed that most higher education institutions belong to the public-school system. The samples are represented by all Brazilian regions, especially in the Southeast and South. The existence and relevance of the main technologies and services considered trends in BUs were identified. As well as sought to identify which of these are unknown by the research participants. We sought to verify the existence and intensity of the main facilitators and barriers to innovation. The main future perspectives of the Brazilian BUs were presented in the expert view. Experts gave an opinion on how the librarian should act to effect innovations. In addition, they made predictions about future demands for services and technologies and identified the most innovative BUs in Brazil. In addition, the main priority actions for the promotion of innovation in BUs in Brazil were presented through the strategic debate. As a result of the research, strategic actions were proposed to promote innovation in BUs in Brazil. It is concluded that the change process is relevant and innovation management can assist the Brazilian BUs in this function. It is noteworthy that in future the BUs should assume the role of learning spaces. In addition, we suggest the critical thinking of the necessary strategic actions aimed at meeting the users' expectations needs, the competencies necessary to meet these demands, the services proposed to meet these needs and the spaces intended to implement such actions.Rados, Gregório Jean VarvakisRibeiro Junior, Divino IgnácioUniversidade Federal de Santa CatarinaPassos, Ketry Gorete Farias dos2020-10-21T21:19:39Z2020-10-21T21:19:39Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis353 p.| il., gráfs.application/pdf368690https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215709porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:19:39Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215709Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:19:39Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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