Da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: Uma análise da percepção de professores de Educação Física

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quintino, Larissa Bitencourt
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218623
Resumo: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.
id UFSC_fd0717018290a584d16542e035fe40f5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/218623
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: Uma análise da percepção de professores de Educação FísicaEducação Infantil; Ensino Fundamental; Transição Escolar; Educação Física.TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.O mapeamento na literatura identificou que a partir de 2006, com a ampliação do Ensino Fundamental desencadeou-se um maior interesse da comunidade acadêmica em investigar a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. No entanto, essa discussão ainda ocorre de forma bastante tímida na área da educação Física. Por isso, trazer a percepção dos professores de Educação Física como foco pode colaborar substancialmente com o debate acadêmico em torno desta problemática. Dessa forma, a pesquisa qualitativa de caráter descritivo teve como objetivo analisar a percepção de professores de Educação Física da Rede Municipal de Florianópolis em relação à transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. E como objetivos específicos: identificar o perfil dos professores de Educação Física; verificar de que forma se efetiva o planejamento de professores de Educação Física na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, com vistas a identificar as aproximações e os distanciamentos existentes no tocante ao planejamento nessas etapas de ensino e identificar se existem e quais são os desafios encontrados pelos professores de Educação Física ao trabalharem com turmas que vivenciam a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. Para a escolha intencional dos participantes da pesquisa, foram adotados os seguintes critérios: a) possuir cargo docente efetivo: b) possuir pelos menos dois anos de experiência como professor de Educação Física na Educação Básica; c) ter experiência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental; d) aceitar os termos da pesquisa. Como fonte de coleta dados foi empregada uma entrevista semiestruturada, elaborada pelas pesquisadoras, com base nos objetivos delineados. Para a categorização dos dados da pesquisa, recorreu-se aos indicativos do método de análise de conteúdo de Bardin (2016). As categorias de análise foram definidas à priori, com base na literatura consultada e na matriz analítica da entrevista semiestruturada. Os resultados da pesquisa identificaram algumas similaridades e, também, especificidades na dinâmica cotidiana da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. No tocante aos planejamentos, foi possível verificar alguns elementos que se aproximam, quais sejam: cultura corporal de movimento, recursos materiais e estratégias metodológicas. E outros elementos que se distanciam, a saber: ênfase no brincar, organização didática, e avaliação. Além disso, os professores entrevistados destacaram um conjunto de desafios vivenciados ao atuarem com turmas em transição entre uma etapa e outra. Um aspecto que chamou a atenção foram as estratégias pensadas pelos professores, no intuito de buscar superar estes desafios, uma vez que a organização no cotidiano escolar, a exemplo da estrutura física, da organização didática, dos tempos-espaços, e das exigências de avaliações impactam as propostas pedagógicas concretizadas. Diante do exposto, foi possível observar um notável esforço dos professores de Educação Física com o processo de transição, mas, que este processo apresenta uma série de desafios para a prática pedagógica docente. A modo de conclusão, ressalta-se que estes desafios solicitam um olhar cada vez mais atento dos professores, da equipe pedagógica escolar, das propostas de formação inicial e continuada em Educação Física, e de todos aqueles que se preocupam com o processo formativo das crianças. Espera-se que esta pesquisa contribua com a produção do conhecimento pertinente à Educação Física, e que, a partir do diagnóstico da realidade em análise, os resultados evidenciados potencializem um conjunto de discussões e reflexões que possam colaborar com as propostas pedagógicas pensadas para as crianças que vivem o processo de transição escolar.Florianópolis, SCBreschiliare, Fabiane Castilho TeixeiraUniversidade Federal de Santa CatarinaQuintino, Larissa Bitencourt2020-12-17T16:15:34Z2020-12-17T16:15:34Z2020-12-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis66application/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218623info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSC2020-12-17T16:15:35Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/218623Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-12-17T16:15:35Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: Uma análise da percepção de professores de Educação Física
title Da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: Uma análise da percepção de professores de Educação Física
spellingShingle Da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: Uma análise da percepção de professores de Educação Física
Quintino, Larissa Bitencourt
Educação Infantil; Ensino Fundamental; Transição Escolar; Educação Física.
title_short Da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: Uma análise da percepção de professores de Educação Física
title_full Da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: Uma análise da percepção de professores de Educação Física
title_fullStr Da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: Uma análise da percepção de professores de Educação Física
title_full_unstemmed Da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: Uma análise da percepção de professores de Educação Física
title_sort Da Educação Infantil para o Ensino Fundamental: Uma análise da percepção de professores de Educação Física
author Quintino, Larissa Bitencourt
author_facet Quintino, Larissa Bitencourt
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Breschiliare, Fabiane Castilho Teixeira
Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.author.fl_str_mv Quintino, Larissa Bitencourt
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Infantil; Ensino Fundamental; Transição Escolar; Educação Física.
topic Educação Infantil; Ensino Fundamental; Transição Escolar; Educação Física.
description TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-17T16:15:34Z
2020-12-17T16:15:34Z
2020-12-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218623
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218623
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 66
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
publisher.none.fl_str_mv Florianópolis, SC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652323131490304