Gênero como fator de (in)diferenciação na mídia esportiva impressa: estudo da cobertura da participação das seleções brasileiras nas Ligas Mundiais de Voleibol
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190392 |
Resumo: | TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura. |
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Gênero como fator de (in)diferenciação na mídia esportiva impressa: estudo da cobertura da participação das seleções brasileiras nas Ligas Mundiais de VoleibolGêneroMídia impressaVoleibol.TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.A presença das redes de mídia na sociedade como um todo apresenta-se de forma indissociável à vida das pessoas e assume importância no contexto social, sendo a televisão aquela que melhor evidencia essa interação. A mídia opera por meio da criação de necessidades de consumo simbólico e da oferta de produtos culturais destinados a atender tais demandas, sendo o esporte um dos meios utilizados para comercialização dos produtos, além de ser ele próprio produto a ser comercializado. Dentre esses esportes, encontra-se o voleibol, o qual comumente gera expectativas de conquista de títulos, por ter se firmado como esporte de massa no Brasil e conquistado inúmeros e importantes títulos mundiais, como na Liga Mundial (LM), referente à seleção masculina, e no World Grand Prix (GP), evento disputado pela seleção feminina. Entretanto, apesar das duas seleções serem hegemônicas no esporte, a mídia tende diferenciar sua cobertura conforme o gênero. Nesse sentido, essa pesquisa pretendeu compreender se questões de gênero revelam-se como fator de diferença nas estratégias discursivas de um jornal de circulação nacional, Folha de São Paulo (FSP), por meio da cobertura jornalística da LM e do GP, competições mundiais em que ambas as seleções participaram em 2010. Além deste, os outros objetivos traçados foram: a) observar a cobertura realizada pelo Jornal em relação aos dois eventos; b) identificar as principais características das matérias veiculadas sobre cada evento esportivo; c) discutir e analisar aspectos quantitativos e qualitativos da cobertura. Classificada como uma pesquisa descritiva, de base documental, utilizou-se a análise de conteúdo para organização e discussão dos dados coletados. As categorias de análise identificadas nos registros de campo foram: “Técnica”, “Agendamento/programação”, “Favoritismo/expectativa” e “Personificação”. Como considerações finais, em síntese, pode-se observar que: embora aquém do que a hipótese de trabalho indicava, a FSP diferenciou a cobertura da LM e do GP, diferenças estas que representam estratégias discursivas da mídia. Estas estratégias apareceram da seguinte maneira: maior quantidade de matérias veiculadas sobre a LM do que acerca do GP; maior destaque para o individual na LM, constatado por meio da categoria “Personificação”; e, no interior desta, utilização de um maior número de imagens na cobertura do GP, exibindo corpos femininos em movimento.Florianópolis, SCPires, Giovani De LorenziMezzaroba, CristianoUniversidade Federal de Santa CatarinaTeixeira, Filipi Flor2018-10-10T18:51:23Z2018-10-10T18:51:23Z2011-07info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesis87 f.application/pdfapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190392porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-10T18:51:23Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190392Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-10-10T18:51:23Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
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