A constituição da autoria no percurso formativo do curso de Letras - Português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ambrósio, Fabiane Aparecida Pereira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229329
Resumo: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2021.
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spelling A constituição da autoria no percurso formativo do curso de Letras - PortuguêsLinguísticaAnálise do discursoAutoriaLíngua portuguesaLíngua portuguesaRedação acadêmicaTese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Florianópolis, 2021.Esta tese tem como objetivo analisar, sob o viés discursivo, o processo de constituição da autoria na apropriação dos usos da escrita acadêmica no percurso formativo de acadêmicos de um curso de Letras ? Português, tendo como foco a análise dos modos de inscrição do sujeito no dizer. Com esse propósito, realizamos análises a partir de um corpus composto por textos acadêmicos produzidos nas fases iniciais, intermediárias e finais do curso de licenciatura em Letras ? Português, na modalidade presencial, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus Florianópolis. O estudo tem como base a perspectiva teórico-metodológica da Análise de Discurso, considerando, sobretudo, os pressupostos e reflexões de Foucault (1992, 1996, 2008), assim como os postulados de Orlandi (2009, 1996) em relação à autoria. Também são mobilizados na pesquisa conceitos basilares da Análise de Discurso, fundamentais para o desenvolvimento dos gestos analíticos, assim como são delineados apontamentos sobre a escrita acadêmica, com base em Braga (2015), principalmente. Ademais, para a compreensão das condições de produção da escrita no âmbito universitário, emergimos reflexões acerca do lugar da autoria e da escrita na historicidade dos cursos de Letras no Brasil e do curso de Letras da UFSC, bem como no discurso documental-institucional do Projeto Pedagógico do Curso em questão. Os gestos analíticos mobilizados a partir das regularidades linguístico-discursivas relacionadas à produção de efeitos de autoria apontam para diferentes modos de inscrição do acadêmico em seus textos produzidos no decorrer do percurso formativo. Por meio do batimento entre a formulação dos próprios dizeres e a submissão às determinações da escrita acadêmica, que é incidida pelo discurso científico e pelo discurso acadêmico e pelos efeitos do discurso pedagógico, o sujeito marca de maneiras distintas a inscrição da subjetividade em suas produções textuais, fazendo uso de mecanismos linguísticos e discursivos que sugerem efeitos de distanciamento e de aproximação do sujeito-autor em relação ao dizer. Podemos afirmar que essas marcas perpassam os discursos elaborados nas distintas fases do curso, produzindo efeitos de sentido em sua relação com o texto e com a exterioridade que constitui o discurso, cujas condições de produção evolvem as (de)limitações estabelecidas para as práticas de escrita na universidade, onde se tem a autorização pedagógica e institucional para a produção de algo novo, mas também a recomendação para que sejam seguidos padrões, regras e saberes cristalizados que perpassam os dizeres na universidade, delineados, principalmente, pelo jogo entre os discursos pedagógico, científico e acadêmico. Além disso, vemos que a assunção à autoria no percurso formativo acadêmico se materializa de modo gradativo e heterogêneo à medida que o acadêmico produz seus textos, alça-se à autoria e transita entre diferentes posições-sujeito, como a de graduando, licenciando, estagiário, pesquisador e professor em formação.Abstract: This thesis aims to analyze, under the discursive way, the process of constitution of authorship in the appropriation of uses of academic writing in the formative path of academics of a course of Licentiate Degree in Portuguese Language, focusing on the analysis of the subject's enrollment in the discourse. With this purpose, we carried out analyzes based on a corpus composed of academic texts produced in the initial, intermediate and final phases of the Licentiate Degree in Portuguese Language, in the face-to-face modality, at the Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), campus Florianópolis. The study is based on the theoretical-methodological perspective of Discourse Analysis, considering, above all, the assumptions and reflections of Foucault (1992, 1996, 2008), as well as the postulates of Orlandi (2009, 1996) in relation to authorship. Basic concepts of Discourse Analysis, fundamental for the development of analytical gestures, are also mobilized in the research, as well as notes on academic writing, mainly based on Braga (2015). In addition, to understand the conditions of writing production in the university context, we emerged reflections on the place of authorship and writing in the historicity of Degree in Portuguese Language courses in Brazil and the Licentiate Degree in Portuguese Language of UFSC, as well as in the documental-institutional discourse of the Pedagogical Project of the course in question. The analytical gestures mobilized from the linguistic-discursive regularities related to the production of authorship effects point to different ways of inscription of the academic in their texts produced during the formative path. Through the relationship between the formulation of their own sayings and submission to the determinations of academic writing, which is influenced by scientific and academic discourse and by the effects of pedagogical discourse, the subject marks the inscription of subjectivity in their textual productions in different ways, making use of linguistic and discursive mechanisms that suggest effects of distancing and approximation of the subject-author in relation to what is said. We can affirm that these marks permeate the discourses elaborated in the different phases of the course, producing meaning effects in their relationship with the text and with the externality that constitutes the discourse, whose production conditions involve the (de)limitations established for writing practices at the university, where you have the pedagogical and institutional authorization to produce something new, but also the recommendation to follow standards, rules and crystallized knowledge that permeate the discourses at the university, delineated mainly by the relation between the pedagogical, scientific and academic discourses. In addition, we see that the assumption of authorship in the academic formative path materializes in a gradual and heterogeneous way as the academic produces his texts, rises to authorship and moves between different subject-positions, such as undergraduate, licentiate, trainee, researcher and teacher in training.Braga, SandroUniversidade Federal de Santa CatarinaAmbrósio, Fabiane Aparecida Pereira2021-10-14T19:32:20Z2021-10-14T19:32:20Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesis240 p.| il.application/pdf372892https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229329porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-13T11:48:31Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/229329Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732022-07-13T11:48:31Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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