A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, KARINA DA
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: OLIVEIRA, CLÉSIA MARIA DE, SOUSA, DYLLMAR ALVES DE, SOUZA, ÉLITON DA SILVA
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243882
Resumo: A transformação digital tem afetado diversas organizações a nível mundial. No setor educacional, especificamente nas instituições de nível superior, a transformação digital tem sofrido aceleração como consequência do uso da tecnologia digital. Contudo, a transformação digital não se resume somente à tecnologia, mas principalmente a uma mudança de cultura institucional. Por meio de um estudo bibliométrico, o presente estudo tem por objetivo conhecer o cenário da produção científica sobre a transformação digital em instituições de ensino superior e ainda como objetivos específicos: enumerar os principais conceitos de transformação digital; a seleção de um portfólio de artigos e análise bibliométrica do portfólio. Para a realização desta pesquisa serão utilizadas as bases de dados: Redalyc, Scopus e Web of Science. Concluiu-se que existe uma vasta gama de conceitos e definições sobre a transformação digital e diante disso ainda não há um consenso entre os autores. Por fim, há uma tendência no aumento das publicações no cenário acadêmico sobre a transformação digital em instituições de ensino superior, justificado pelo aceleramento do processo da transformação digital nas instituições de ensino superior devido ao período pandêmico.
id UFSC_fe144626dd030a03d59dcd173f90d009
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/243882
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICOA transformação digital tem afetado diversas organizações a nível mundial. No setor educacional, especificamente nas instituições de nível superior, a transformação digital tem sofrido aceleração como consequência do uso da tecnologia digital. Contudo, a transformação digital não se resume somente à tecnologia, mas principalmente a uma mudança de cultura institucional. Por meio de um estudo bibliométrico, o presente estudo tem por objetivo conhecer o cenário da produção científica sobre a transformação digital em instituições de ensino superior e ainda como objetivos específicos: enumerar os principais conceitos de transformação digital; a seleção de um portfólio de artigos e análise bibliométrica do portfólio. Para a realização desta pesquisa serão utilizadas as bases de dados: Redalyc, Scopus e Web of Science. Concluiu-se que existe uma vasta gama de conceitos e definições sobre a transformação digital e diante disso ainda não há um consenso entre os autores. Por fim, há uma tendência no aumento das publicações no cenário acadêmico sobre a transformação digital em instituições de ensino superior, justificado pelo aceleramento do processo da transformação digital nas instituições de ensino superior devido ao período pandêmico.INPEAU/UFSC2023-01-19T15:00:40Z2023-01-19T15:00:40Z2023-01-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243882SILVA, KARINA DAOLIVEIRA, CLÉSIA MARIA DESOUSA, DYLLMAR ALVES DESOUZA, ÉLITON DA SILVAporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-19T15:00:40Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/243882Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732023-01-19T15:00:40Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
title A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
spellingShingle A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
SILVA, KARINA DA
title_short A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
title_full A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
title_fullStr A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
title_full_unstemmed A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
title_sort A TRANSFORMAÇÃO DIGITAL NAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO BIBLIOMÉTRICO
author SILVA, KARINA DA
author_facet SILVA, KARINA DA
OLIVEIRA, CLÉSIA MARIA DE
SOUSA, DYLLMAR ALVES DE
SOUZA, ÉLITON DA SILVA
author_role author
author2 OLIVEIRA, CLÉSIA MARIA DE
SOUSA, DYLLMAR ALVES DE
SOUZA, ÉLITON DA SILVA
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, KARINA DA
OLIVEIRA, CLÉSIA MARIA DE
SOUSA, DYLLMAR ALVES DE
SOUZA, ÉLITON DA SILVA
description A transformação digital tem afetado diversas organizações a nível mundial. No setor educacional, especificamente nas instituições de nível superior, a transformação digital tem sofrido aceleração como consequência do uso da tecnologia digital. Contudo, a transformação digital não se resume somente à tecnologia, mas principalmente a uma mudança de cultura institucional. Por meio de um estudo bibliométrico, o presente estudo tem por objetivo conhecer o cenário da produção científica sobre a transformação digital em instituições de ensino superior e ainda como objetivos específicos: enumerar os principais conceitos de transformação digital; a seleção de um portfólio de artigos e análise bibliométrica do portfólio. Para a realização desta pesquisa serão utilizadas as bases de dados: Redalyc, Scopus e Web of Science. Concluiu-se que existe uma vasta gama de conceitos e definições sobre a transformação digital e diante disso ainda não há um consenso entre os autores. Por fim, há uma tendência no aumento das publicações no cenário acadêmico sobre a transformação digital em instituições de ensino superior, justificado pelo aceleramento do processo da transformação digital nas instituições de ensino superior devido ao período pandêmico.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-01-19T15:00:40Z
2023-01-19T15:00:40Z
2023-01-18
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243882
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/243882
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
publisher.none.fl_str_mv INPEAU/UFSC
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652016285646848