Método para avaliação dos efeitos dos congestionamentos em linhas de transporte público de passageiros por ônibus em áreas urbanas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Britez, Marcus Vinícius Bezerra Inácio
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215977
Resumo: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes e Gestão Territorial, Florianópolis, 2020.
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Dessa forma, esse estudo utilizou-se de uma metodologia que define a pesquisa como aplicada, quantitativa, exploratória e parcialmente descritiva, utilizando de pesquisas bibliográficas e estudo de caso. O método desenvolvido, denominado MAEC-TP (Método de Avaliação dos Efeitos dos Congestionamentos no Transporte Público), é descrito e detalhado, tendo como objetivo geral a estimação de índices de congestionamento e o estabelecimento de sua relação com tempos de viagem em linhas de transporte público urbano, obtendo uma curva utilizada para avaliar esses efeitos, testar cenários e nortear tomadas de decisão. A demonstração da aplicabilidade do método foi realizada na Linha 320 do sistema de transporte público urbano realizado por ônibus de Florianópolis, SC, utilizando-se de dados do Google Maps relativos às condições de tráfego no itinerário da linha analisada, e de dados de monitoramento dos tempos de viagem cedidos, obtendo-se uma reta mediante um modelo de regressão linear simples, com cerca de 70% das variações nos tempos de viagem sendo explicadas pelas variações nos congestionamentos. Posteriormente, por meio do modelo obtido, foi desenvolvida uma situação com implantação hipotética de faixa exclusiva de ônibus em trechos do itinerário da Linha 320, comparando-se o dimensionamento da frota necessária no cenário atual e no cenário hipotético, resultando em uma diminuição teórica de um veículo na programação operacional para o segundo cenário, mostrando que o MAECTP pode ser utilizado não só para a avaliação de operações atuais, mas também em prognósticos, além de auxiliar em ações gerenciais e estudos de mobilidade urbana a partir, principalmente, dos índices de congestionamento. Concluiu-se que todos os objetivos dessa pesquisa foram alcançados e se destaca que o uso de tecnologias digitais como as utilizadas nesse trabalho pode contribuir futuramente com estudos na área dos sistemas de transporte por conta de sua simplicidade, menores custos e menor tempo para execução. Por fim, acredita-se que o método desenvolvido contribui com sua área ao passo em que aborda um problema pouco explorado na produção acadêmica brasileira, possibilitando desenvolver novos trabalhos que aperfeiçoem o MAEC-TP e identifiquem novas variáveis pertinentes à avaliação da operação de sistemas de transporte público urbano realizado por ônibus.Abstract: In view of the recurrent congestion observed in Brazilian urban centers and the low competitiveness of urban public transport by bus, mainly due to its low operational speed, the present study was developed, with the objective of elaborating a method for evaluating the effects of congestion on urban public transport lines operated by buses on roads shared with other vehicles. Thus, this study used a methodology that defines research as applied, quantitative, exploratory and partially descriptive, using bibliographic research and case study. The developed method, called MAEC-TP (Method of Assessing the Effects of Congestion on Public Transport), is described and detailed, with the general objective of estimating congestion rates and establishing its relationship with travel times on urban public transport lines, obtaining a curve used to evaluate these effects, test scenarios and guide decision making. The demonstration of the applicability of the method was carried out on Line 320 of the urban public transport system operated by buses in Florianópolis, SC, using data from Google Maps related to the traffic conditions in the route of the analyzed line, and data monitoring the travel times obtained, obtaining a straight line using a simple linear regression model, with about 70% of the variations in travel times that can be explained by the variations in congestion. Subsequently, using the model obtained, a situation was developed with the hypothetical implementation of an exclusive bus lane in sections of the Line 320 itinerary, comparing the fleet size in the current scenario and the hypothetical scenario, resulting in a theoretical decrease of one vehicle in the operational programming for the second scenario, showing that the MAEC-TP can be used not only for the evaluation of current operations, but also in prognosis, in addition to assisting in management actions and urban mobility studies based mainly on the congestion indexes. It was concluded that all the objectives of this research were achieved and it is emphasized that the use of digital technologies such as those used in this work may contribute in the future to studies in the area of transport systems due to its simplicity, lower costs and less time for execution. Finally, it is believed that the method developed contributes to its area while addressing a little-explored problem in Brazilian research, making it possible to develop new works that improve the MAECTP and identify new variables relevant to the evaluation of the operation of urban public transportation systems operated by bus.Valente, Amir MattarUniversidade Federal de Santa CatarinaBritez, Marcus Vinícius Bezerra Inácio2020-10-21T21:24:16Z2020-10-21T21:24:16Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis227 p.| il., gráfs., tabs.application/pdf369752https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215977porreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-10-21T21:24:16Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/215977Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732020-10-21T21:24:16Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
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