Diva Noronha e os saberes profissionais de matemática para a formação de professores em tempos da reforma curricular do Rio de Janeiro (1975)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFSC |
Texto Completo: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225041 |
Resumo: | Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13600/7838 |
id |
UFSC_ff289559e802ed3c000e9d6e5415db68 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsc.br:123456789/225041 |
network_acronym_str |
UFSC |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFSC |
repository_id_str |
2373 |
spelling |
Diva Noronha e os saberes profissionais de matemática para a formação de professores em tempos da reforma curricular do Rio de Janeiro (1975)Diva NoronhaExpertiseFormação de ProfessoresDisponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13600/7838Este trabalho busca mostrar aspectos do desenvolvimento do Laboratório de Currículos (LC), sobre a perspectiva de Diva Noronha, uma das precursoras na formação de professores para os anos iniciais, durante a reformulação curricular de matemática a partir da década de 1970. O texto é guiado pelas seguintes questões norteadoras: De que maneira Noronha colaborou para a produção de saberes profissionais docentes para os professores das séries iniciais no LC do Estado do Rio de Janeiro? Que contextos de sustentação possibilitaram as propostas de Noronha? Quais as propostas gerais de Noronha? O estudo adota como referencial teórico-metodológico os conceitos de: expert, matemática para/a ensinar. Analisamos também, o período antecessor a aplicação do LC segundo noticiários da época. Assim, as primeiras considerações nos permite caracterizar Noronha uma possível expert para a formação de professores das séries iniciais a partir de sua tese e o relato de experiência, concedido ao grupo GHEMAT- Brasil.2021-07-19T12:52:09Z2021-07-19T12:52:09Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCUNHA, Thiago Sousa; SANTOS DA SILVA, Guilherme Antônio; FRANÇA, Denise Medina. Diva Noronha e os saberes profissionais de matemática para a formação de professores em tempos da Reforma Curricular do Rio de Janeiro (1975).. TANGRAM - Revista de Educação Matemática, [S.l.], v. 4, n. 3, p. 84-105, jun. 2021. ISSN 2595-0967. Disponível em: <https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13600>. Acesso em: 19 jul. 2021. doi:https://doi.org/10.30612/tangram.v4i3.13600.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225041Cunha, Thiago SousaSilva, Guilherme Antônio Santos daFrança, Denise Medinaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-19T12:56:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/225041Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-07-19T12:56:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Diva Noronha e os saberes profissionais de matemática para a formação de professores em tempos da reforma curricular do Rio de Janeiro (1975) |
title |
Diva Noronha e os saberes profissionais de matemática para a formação de professores em tempos da reforma curricular do Rio de Janeiro (1975) |
spellingShingle |
Diva Noronha e os saberes profissionais de matemática para a formação de professores em tempos da reforma curricular do Rio de Janeiro (1975) Cunha, Thiago Sousa Diva Noronha Expertise Formação de Professores |
title_short |
Diva Noronha e os saberes profissionais de matemática para a formação de professores em tempos da reforma curricular do Rio de Janeiro (1975) |
title_full |
Diva Noronha e os saberes profissionais de matemática para a formação de professores em tempos da reforma curricular do Rio de Janeiro (1975) |
title_fullStr |
Diva Noronha e os saberes profissionais de matemática para a formação de professores em tempos da reforma curricular do Rio de Janeiro (1975) |
title_full_unstemmed |
Diva Noronha e os saberes profissionais de matemática para a formação de professores em tempos da reforma curricular do Rio de Janeiro (1975) |
title_sort |
Diva Noronha e os saberes profissionais de matemática para a formação de professores em tempos da reforma curricular do Rio de Janeiro (1975) |
author |
Cunha, Thiago Sousa |
author_facet |
Cunha, Thiago Sousa Silva, Guilherme Antônio Santos da França, Denise Medina |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Guilherme Antônio Santos da França, Denise Medina |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cunha, Thiago Sousa Silva, Guilherme Antônio Santos da França, Denise Medina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Diva Noronha Expertise Formação de Professores |
topic |
Diva Noronha Expertise Formação de Professores |
description |
Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13600/7838 |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-19T12:52:09Z 2021-07-19T12:52:09Z 2021 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
CUNHA, Thiago Sousa; SANTOS DA SILVA, Guilherme Antônio; FRANÇA, Denise Medina. Diva Noronha e os saberes profissionais de matemática para a formação de professores em tempos da Reforma Curricular do Rio de Janeiro (1975).. TANGRAM - Revista de Educação Matemática, [S.l.], v. 4, n. 3, p. 84-105, jun. 2021. ISSN 2595-0967. Disponível em: <https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13600>. Acesso em: 19 jul. 2021. doi:https://doi.org/10.30612/tangram.v4i3.13600. https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225041 |
identifier_str_mv |
CUNHA, Thiago Sousa; SANTOS DA SILVA, Guilherme Antônio; FRANÇA, Denise Medina. Diva Noronha e os saberes profissionais de matemática para a formação de professores em tempos da Reforma Curricular do Rio de Janeiro (1975).. TANGRAM - Revista de Educação Matemática, [S.l.], v. 4, n. 3, p. 84-105, jun. 2021. ISSN 2595-0967. Disponível em: <https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13600>. Acesso em: 19 jul. 2021. doi:https://doi.org/10.30612/tangram.v4i3.13600. |
url |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225041 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFSC instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) instacron:UFSC |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
instacron_str |
UFSC |
institution |
UFSC |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFSC |
collection |
Repositório Institucional da UFSC |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808651956041809920 |