Diva Noronha e os saberes profissionais de matemática para a formação de professores em tempos da reforma curricular do Rio de Janeiro (1975)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Thiago Sousa
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Silva, Guilherme Antônio Santos da, França, Denise Medina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225041
Resumo: Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13600/7838
id UFSC_ff289559e802ed3c000e9d6e5415db68
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/225041
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Diva Noronha e os saberes profissionais de matemática para a formação de professores em tempos da reforma curricular do Rio de Janeiro (1975)Diva NoronhaExpertiseFormação de ProfessoresDisponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13600/7838Este trabalho busca mostrar aspectos do desenvolvimento do Laboratório de Currículos (LC), sobre a perspectiva de Diva Noronha, uma das precursoras na formação de professores para os anos iniciais, durante a reformulação curricular de matemática a partir da década de 1970. O texto é guiado pelas seguintes questões norteadoras: De que maneira Noronha colaborou para a produção de saberes profissionais docentes para os professores das séries iniciais no LC do Estado do Rio de Janeiro? Que contextos de sustentação possibilitaram as propostas de Noronha? Quais as propostas gerais de Noronha? O estudo adota como referencial teórico-metodológico os conceitos de: expert, matemática para/a ensinar. Analisamos também, o período antecessor a aplicação do LC segundo noticiários da época. Assim, as primeiras considerações nos permite caracterizar Noronha uma possível expert para a formação de professores das séries iniciais a partir de sua tese e o relato de experiência, concedido ao grupo GHEMAT- Brasil.2021-07-19T12:52:09Z2021-07-19T12:52:09Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfCUNHA, Thiago Sousa; SANTOS DA SILVA, Guilherme Antônio; FRANÇA, Denise Medina. Diva Noronha e os saberes profissionais de matemática para a formação de professores em tempos da Reforma Curricular do Rio de Janeiro (1975).. TANGRAM - Revista de Educação Matemática, [S.l.], v. 4, n. 3, p. 84-105, jun. 2021. ISSN 2595-0967. Disponível em: <https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13600>. Acesso em: 19 jul. 2021. doi:https://doi.org/10.30612/tangram.v4i3.13600.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225041Cunha, Thiago SousaSilva, Guilherme Antônio Santos daFrança, Denise Medinaporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-07-19T12:56:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/225041Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732021-07-19T12:56:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Diva Noronha e os saberes profissionais de matemática para a formação de professores em tempos da reforma curricular do Rio de Janeiro (1975)
title Diva Noronha e os saberes profissionais de matemática para a formação de professores em tempos da reforma curricular do Rio de Janeiro (1975)
spellingShingle Diva Noronha e os saberes profissionais de matemática para a formação de professores em tempos da reforma curricular do Rio de Janeiro (1975)
Cunha, Thiago Sousa
Diva Noronha
Expertise
Formação de Professores
title_short Diva Noronha e os saberes profissionais de matemática para a formação de professores em tempos da reforma curricular do Rio de Janeiro (1975)
title_full Diva Noronha e os saberes profissionais de matemática para a formação de professores em tempos da reforma curricular do Rio de Janeiro (1975)
title_fullStr Diva Noronha e os saberes profissionais de matemática para a formação de professores em tempos da reforma curricular do Rio de Janeiro (1975)
title_full_unstemmed Diva Noronha e os saberes profissionais de matemática para a formação de professores em tempos da reforma curricular do Rio de Janeiro (1975)
title_sort Diva Noronha e os saberes profissionais de matemática para a formação de professores em tempos da reforma curricular do Rio de Janeiro (1975)
author Cunha, Thiago Sousa
author_facet Cunha, Thiago Sousa
Silva, Guilherme Antônio Santos da
França, Denise Medina
author_role author
author2 Silva, Guilherme Antônio Santos da
França, Denise Medina
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cunha, Thiago Sousa
Silva, Guilherme Antônio Santos da
França, Denise Medina
dc.subject.por.fl_str_mv Diva Noronha
Expertise
Formação de Professores
topic Diva Noronha
Expertise
Formação de Professores
description Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13600/7838
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-07-19T12:52:09Z
2021-07-19T12:52:09Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CUNHA, Thiago Sousa; SANTOS DA SILVA, Guilherme Antônio; FRANÇA, Denise Medina. Diva Noronha e os saberes profissionais de matemática para a formação de professores em tempos da Reforma Curricular do Rio de Janeiro (1975).. TANGRAM - Revista de Educação Matemática, [S.l.], v. 4, n. 3, p. 84-105, jun. 2021. ISSN 2595-0967. Disponível em: <https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13600>. Acesso em: 19 jul. 2021. doi:https://doi.org/10.30612/tangram.v4i3.13600.
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225041
identifier_str_mv CUNHA, Thiago Sousa; SANTOS DA SILVA, Guilherme Antônio; FRANÇA, Denise Medina. Diva Noronha e os saberes profissionais de matemática para a formação de professores em tempos da Reforma Curricular do Rio de Janeiro (1975).. TANGRAM - Revista de Educação Matemática, [S.l.], v. 4, n. 3, p. 84-105, jun. 2021. ISSN 2595-0967. Disponível em: <https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/tangram/article/view/13600>. Acesso em: 19 jul. 2021. doi:https://doi.org/10.30612/tangram.v4i3.13600.
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/225041
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808651956041809920