Percepções de jovens que cumpriram medidas socioeducativas em privação de liberdade sobre a escola
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sociais e Humanas |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/32332 |
Resumo: | O artigo tem como objetivo compreender as percepções de jovens que cumpriram medidas socioeducativas, em privação de liberdade, sobre a escola. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo e exploratório. Participaram do estudo três jovens, do sexo masculino, entre 24 e 27 anos, que cumpriram medidas socioeducativas em privação de liberdade. Foi utilizado, como instrumento de coleta de dados, uma entrevista semiestruturada a qual continha questões sobre a escola, as relações que se estabelecem no contexto escolar, bem como as percepções sobre a escola após a privação de liberdade. Após análise de conteúdo, três categorias emergiram dos dados, a saber: (a) Percepção do jovem sobre a escola antes da medida socioeducativa, (b) Como o jovem percebe à escola durante a medida socioeducativa e por fim (c) A escola na socioeducação. Os resultados mostraram que a escola tem alcançado seu objetivo na socioeducação, quando consegue fazer com que o jovem possa refletir e almejar um futuro diferente do passado que lhe trouxe até a internação. |
id |
UFSM-10_01b2aeaab5bcb54982550b964b48b8e0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32332 |
network_acronym_str |
UFSM-10 |
network_name_str |
Sociais e Humanas |
repository_id_str |
|
spelling |
Percepções de jovens que cumpriram medidas socioeducativas em privação de liberdade sobre a escolaEscolaPercepçãoSocioeducaçãoO artigo tem como objetivo compreender as percepções de jovens que cumpriram medidas socioeducativas, em privação de liberdade, sobre a escola. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo e exploratório. Participaram do estudo três jovens, do sexo masculino, entre 24 e 27 anos, que cumpriram medidas socioeducativas em privação de liberdade. Foi utilizado, como instrumento de coleta de dados, uma entrevista semiestruturada a qual continha questões sobre a escola, as relações que se estabelecem no contexto escolar, bem como as percepções sobre a escola após a privação de liberdade. Após análise de conteúdo, três categorias emergiram dos dados, a saber: (a) Percepção do jovem sobre a escola antes da medida socioeducativa, (b) Como o jovem percebe à escola durante a medida socioeducativa e por fim (c) A escola na socioeducação. Os resultados mostraram que a escola tem alcançado seu objetivo na socioeducação, quando consegue fazer com que o jovem possa refletir e almejar um futuro diferente do passado que lhe trouxe até a internação.Universidade Federal de Santa Maria2019-03-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/3233210.5902/2317175832332Revista Sociais e Humanas; v. 31 n. 3 (2018): RSH: Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade2317-17580103-0620reponame:Sociais e Humanasinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/32332/pdfCopyright (c) 2019 Revista Sociais e Humanasinfo:eu-repo/semantics/openAccessKujawa, IsraelCustódio, Fernando SantosForesti, TaimaraPatias, Naiana DapieveFurlanetto, Claudia Helena Paim2020-03-13T18:21:32Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/32332Revistahttps://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanasPUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanas/oaicarlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com2317-17580103-0620opendoar:2020-03-13T18:21:32Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepções de jovens que cumpriram medidas socioeducativas em privação de liberdade sobre a escola |
title |
Percepções de jovens que cumpriram medidas socioeducativas em privação de liberdade sobre a escola |
spellingShingle |
Percepções de jovens que cumpriram medidas socioeducativas em privação de liberdade sobre a escola Kujawa, Israel Escola Percepção Socioeducação |
title_short |
Percepções de jovens que cumpriram medidas socioeducativas em privação de liberdade sobre a escola |
title_full |
Percepções de jovens que cumpriram medidas socioeducativas em privação de liberdade sobre a escola |
title_fullStr |
Percepções de jovens que cumpriram medidas socioeducativas em privação de liberdade sobre a escola |
title_full_unstemmed |
Percepções de jovens que cumpriram medidas socioeducativas em privação de liberdade sobre a escola |
title_sort |
Percepções de jovens que cumpriram medidas socioeducativas em privação de liberdade sobre a escola |
author |
Kujawa, Israel |
author_facet |
Kujawa, Israel Custódio, Fernando Santos Foresti, Taimara Patias, Naiana Dapieve Furlanetto, Claudia Helena Paim |
author_role |
author |
author2 |
Custódio, Fernando Santos Foresti, Taimara Patias, Naiana Dapieve Furlanetto, Claudia Helena Paim |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kujawa, Israel Custódio, Fernando Santos Foresti, Taimara Patias, Naiana Dapieve Furlanetto, Claudia Helena Paim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Percepção Socioeducação |
topic |
Escola Percepção Socioeducação |
description |
O artigo tem como objetivo compreender as percepções de jovens que cumpriram medidas socioeducativas, em privação de liberdade, sobre a escola. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo e exploratório. Participaram do estudo três jovens, do sexo masculino, entre 24 e 27 anos, que cumpriram medidas socioeducativas em privação de liberdade. Foi utilizado, como instrumento de coleta de dados, uma entrevista semiestruturada a qual continha questões sobre a escola, as relações que se estabelecem no contexto escolar, bem como as percepções sobre a escola após a privação de liberdade. Após análise de conteúdo, três categorias emergiram dos dados, a saber: (a) Percepção do jovem sobre a escola antes da medida socioeducativa, (b) Como o jovem percebe à escola durante a medida socioeducativa e por fim (c) A escola na socioeducação. Os resultados mostraram que a escola tem alcançado seu objetivo na socioeducação, quando consegue fazer com que o jovem possa refletir e almejar um futuro diferente do passado que lhe trouxe até a internação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-03-12 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/32332 10.5902/2317175832332 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/32332 |
identifier_str_mv |
10.5902/2317175832332 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/32332/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Sociais e Humanas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Revista Sociais e Humanas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sociais e Humanas; v. 31 n. 3 (2018): RSH: Desenvolvimento Regional e Sustentabilidade 2317-1758 0103-0620 reponame:Sociais e Humanas instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Sociais e Humanas |
collection |
Sociais e Humanas |
repository.name.fl_str_mv |
Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
carlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com |
_version_ |
1799944178523701248 |