Percepções de jovens que cumpriram medidas socioeducativas em privação de liberdade sobre a escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kujawa, Israel
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Custódio, Fernando Santos, Foresti, Taimara, Patias, Naiana Dapieve, Furlanetto, Claudia Helena Paim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociais e Humanas
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/32332
Resumo: O artigo tem como objetivo compreender as percepções de jovens que cumpriram medidas socioeducativas, em privação de liberdade, sobre a escola. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo e exploratório. Participaram do estudo três jovens, do sexo masculino, entre 24 e 27 anos, que cumpriram medidas socioeducativas em privação de liberdade. Foi utilizado, como instrumento de coleta de dados, uma entrevista semiestruturada a qual continha questões sobre a escola, as relações que se estabelecem no contexto escolar, bem como as percepções sobre a escola após a privação de liberdade. Após análise de conteúdo, três categorias emergiram dos dados, a saber: (a) Percepção do jovem sobre a escola antes da medida socioeducativa, (b) Como o jovem percebe à escola durante a medida socioeducativa e por fim (c) A escola na socioeducação. Os resultados mostraram que a escola tem alcançado seu objetivo na socioeducação, quando consegue fazer com que o jovem possa refletir e almejar um futuro diferente do passado que lhe trouxe até a internação.
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