GILBERTO FREYRE E A REPRESENTAÇÃO FEMININA NA “INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA SOCIEDADE PATRIARCAL NO BRASIL”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Márcio Ferreira de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Sociais e Humanas
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/2858
Resumo: Na trilogia “Introdução à História da Sociedade Patriarcal no Brasil”, Gilberto Freyre desenvolve teses focadas na dimensão da intimidade brasileira e sua extensão para a vida pública. Dentro da tradição ensaística pode ser considerado pioneiro na abordagem das mulheres como sujeitos relevantes para a construção da vida pública. Em sua trilogia estas são apresentadas em três tempos na sociedade patriarcal: no período da formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal (Casa-grande & Senzala, 1933); na decadência do patriarcado rural e o desenvolvimento do urbano (Sobrados e Mucambos, 1936) e no processo de desintegra­ção das sociedades patriarcais e semipatriarcal sob o regime de trabalho livre (Ordem e Progresso, 1959). No presente artigo busco abordar a discussão estabelecida por Freyre em sua análise sobre a transição da sociedade patriarcal para uma sociedade moderna descrevendo como este autor construiu sua visão acerca da representação do feminino em três dimensões temporais da história brasileira: os períodos Colonial, Imperial e Republicano.
id UFSM-10_2d1866ed660a93791b6cca2b0577bcf3
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2858
network_acronym_str UFSM-10
network_name_str Sociais e Humanas
repository_id_str
spelling GILBERTO FREYRE E A REPRESENTAÇÃO FEMININA NA “INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA SOCIEDADE PATRIARCAL NO BRASIL”Gilberto Freyremulherespatriarcadopensamento social do BrasilNa trilogia “Introdução à História da Sociedade Patriarcal no Brasil”, Gilberto Freyre desenvolve teses focadas na dimensão da intimidade brasileira e sua extensão para a vida pública. Dentro da tradição ensaística pode ser considerado pioneiro na abordagem das mulheres como sujeitos relevantes para a construção da vida pública. Em sua trilogia estas são apresentadas em três tempos na sociedade patriarcal: no período da formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal (Casa-grande & Senzala, 1933); na decadência do patriarcado rural e o desenvolvimento do urbano (Sobrados e Mucambos, 1936) e no processo de desintegra­ção das sociedades patriarcais e semipatriarcal sob o regime de trabalho livre (Ordem e Progresso, 1959). No presente artigo busco abordar a discussão estabelecida por Freyre em sua análise sobre a transição da sociedade patriarcal para uma sociedade moderna descrevendo como este autor construiu sua visão acerca da representação do feminino em três dimensões temporais da história brasileira: os períodos Colonial, Imperial e Republicano. Universidade Federal de Santa Maria2012-02-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/2858Revista Sociais e Humanas; v. 24 n. 2 (2011); 88-1002317-17580103-0620reponame:Sociais e Humanasinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/2858/2856Souza, Márcio Ferreira deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-20T00:15:23Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/2858Revistahttps://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanasPUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanas/oaicarlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com2317-17580103-0620opendoar:2016-05-20T00:15:23Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv GILBERTO FREYRE E A REPRESENTAÇÃO FEMININA NA “INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA SOCIEDADE PATRIARCAL NO BRASIL”
title GILBERTO FREYRE E A REPRESENTAÇÃO FEMININA NA “INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA SOCIEDADE PATRIARCAL NO BRASIL”
spellingShingle GILBERTO FREYRE E A REPRESENTAÇÃO FEMININA NA “INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA SOCIEDADE PATRIARCAL NO BRASIL”
Souza, Márcio Ferreira de
Gilberto Freyre
mulheres
patriarcado
pensamento social do Brasil
title_short GILBERTO FREYRE E A REPRESENTAÇÃO FEMININA NA “INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA SOCIEDADE PATRIARCAL NO BRASIL”
title_full GILBERTO FREYRE E A REPRESENTAÇÃO FEMININA NA “INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA SOCIEDADE PATRIARCAL NO BRASIL”
title_fullStr GILBERTO FREYRE E A REPRESENTAÇÃO FEMININA NA “INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA SOCIEDADE PATRIARCAL NO BRASIL”
title_full_unstemmed GILBERTO FREYRE E A REPRESENTAÇÃO FEMININA NA “INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA SOCIEDADE PATRIARCAL NO BRASIL”
title_sort GILBERTO FREYRE E A REPRESENTAÇÃO FEMININA NA “INTRODUÇÃO À HISTÓRIA DA SOCIEDADE PATRIARCAL NO BRASIL”
author Souza, Márcio Ferreira de
author_facet Souza, Márcio Ferreira de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Márcio Ferreira de
dc.subject.por.fl_str_mv Gilberto Freyre
mulheres
patriarcado
pensamento social do Brasil
topic Gilberto Freyre
mulheres
patriarcado
pensamento social do Brasil
description Na trilogia “Introdução à História da Sociedade Patriarcal no Brasil”, Gilberto Freyre desenvolve teses focadas na dimensão da intimidade brasileira e sua extensão para a vida pública. Dentro da tradição ensaística pode ser considerado pioneiro na abordagem das mulheres como sujeitos relevantes para a construção da vida pública. Em sua trilogia estas são apresentadas em três tempos na sociedade patriarcal: no período da formação da família brasileira sob o regime da economia patriarcal (Casa-grande & Senzala, 1933); na decadência do patriarcado rural e o desenvolvimento do urbano (Sobrados e Mucambos, 1936) e no processo de desintegra­ção das sociedades patriarcais e semipatriarcal sob o regime de trabalho livre (Ordem e Progresso, 1959). No presente artigo busco abordar a discussão estabelecida por Freyre em sua análise sobre a transição da sociedade patriarcal para uma sociedade moderna descrevendo como este autor construiu sua visão acerca da representação do feminino em três dimensões temporais da história brasileira: os períodos Colonial, Imperial e Republicano.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-02-12
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/2858
url http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/2858
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/2858/2856
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Revista Sociais e Humanas; v. 24 n. 2 (2011); 88-100
2317-1758
0103-0620
reponame:Sociais e Humanas
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Sociais e Humanas
collection Sociais e Humanas
repository.name.fl_str_mv Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv carlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com
_version_ 1799944177351393280