VAREJO ONLINE: ESTUDO DOS ESTÍMULOS DA ATMOSFERA DE LOJA À LUZ DE EROGLU
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sociais e Humanas |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/12513 |
Resumo: | Os efeitos da atmosfera de loja no comportamento de compra têm sido objeto de estudo de diferentes pesquisas na área de marketing. Mais recentemente, com o crescimento do varejo online, a atmosfera da loja virtual também vem sendo estudada, principalmente através de comparações com as lojas físicas. Este artigo teve como objetivo analisar como os estímulos presentes na atmosfera de loja propostos no modelo de Eroglu et al. (2001) são desenvolvidos pelos supermercados sediados no ambiente virtual. Para tanto, utilizou-se a netnografia em uma amostra de oito supermercados localizados no território brasileiro. Os resultados demonstram que os supermercados desenvolvem mais efetivamente os estímulos do ambiente diretamente relacionados ao fechamento da compra. |
id |
UFSM-10_54e59c976e1d13bf58be45003a98f076 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12513 |
network_acronym_str |
UFSM-10 |
network_name_str |
Sociais e Humanas |
repository_id_str |
|
spelling |
VAREJO ONLINE: ESTUDO DOS ESTÍMULOS DA ATMOSFERA DE LOJA À LUZ DE EROGLUVarejo onlineAtmosfera de loja virtualSupermercado virtualEstímulos do ambiente.Os efeitos da atmosfera de loja no comportamento de compra têm sido objeto de estudo de diferentes pesquisas na área de marketing. Mais recentemente, com o crescimento do varejo online, a atmosfera da loja virtual também vem sendo estudada, principalmente através de comparações com as lojas físicas. Este artigo teve como objetivo analisar como os estímulos presentes na atmosfera de loja propostos no modelo de Eroglu et al. (2001) são desenvolvidos pelos supermercados sediados no ambiente virtual. Para tanto, utilizou-se a netnografia em uma amostra de oito supermercados localizados no território brasileiro. Os resultados demonstram que os supermercados desenvolvem mais efetivamente os estímulos do ambiente diretamente relacionados ao fechamento da compra.Universidade Federal de Santa Maria2014-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/12513Revista Sociais e Humanas; v. 27 n. 2 (2014); 09-252317-17580103-0620reponame:Sociais e Humanasinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/12513/pdfGomes, Josemeire AlvesMoura, Alexandre Ramos deMenezes, Jane Costa deXimenes, Polyana Karina MendesArruda, Danielle Miranda de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-20T00:20:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/12513Revistahttps://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanasPUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanas/oaicarlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com2317-17580103-0620opendoar:2016-05-20T00:20:02Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
VAREJO ONLINE: ESTUDO DOS ESTÍMULOS DA ATMOSFERA DE LOJA À LUZ DE EROGLU |
title |
VAREJO ONLINE: ESTUDO DOS ESTÍMULOS DA ATMOSFERA DE LOJA À LUZ DE EROGLU |
spellingShingle |
VAREJO ONLINE: ESTUDO DOS ESTÍMULOS DA ATMOSFERA DE LOJA À LUZ DE EROGLU Gomes, Josemeire Alves Varejo online Atmosfera de loja virtual Supermercado virtual Estímulos do ambiente. |
title_short |
VAREJO ONLINE: ESTUDO DOS ESTÍMULOS DA ATMOSFERA DE LOJA À LUZ DE EROGLU |
title_full |
VAREJO ONLINE: ESTUDO DOS ESTÍMULOS DA ATMOSFERA DE LOJA À LUZ DE EROGLU |
title_fullStr |
VAREJO ONLINE: ESTUDO DOS ESTÍMULOS DA ATMOSFERA DE LOJA À LUZ DE EROGLU |
title_full_unstemmed |
VAREJO ONLINE: ESTUDO DOS ESTÍMULOS DA ATMOSFERA DE LOJA À LUZ DE EROGLU |
title_sort |
VAREJO ONLINE: ESTUDO DOS ESTÍMULOS DA ATMOSFERA DE LOJA À LUZ DE EROGLU |
author |
Gomes, Josemeire Alves |
author_facet |
Gomes, Josemeire Alves Moura, Alexandre Ramos de Menezes, Jane Costa de Ximenes, Polyana Karina Mendes Arruda, Danielle Miranda de Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Moura, Alexandre Ramos de Menezes, Jane Costa de Ximenes, Polyana Karina Mendes Arruda, Danielle Miranda de Oliveira |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Josemeire Alves Moura, Alexandre Ramos de Menezes, Jane Costa de Ximenes, Polyana Karina Mendes Arruda, Danielle Miranda de Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Varejo online Atmosfera de loja virtual Supermercado virtual Estímulos do ambiente. |
topic |
Varejo online Atmosfera de loja virtual Supermercado virtual Estímulos do ambiente. |
description |
Os efeitos da atmosfera de loja no comportamento de compra têm sido objeto de estudo de diferentes pesquisas na área de marketing. Mais recentemente, com o crescimento do varejo online, a atmosfera da loja virtual também vem sendo estudada, principalmente através de comparações com as lojas físicas. Este artigo teve como objetivo analisar como os estímulos presentes na atmosfera de loja propostos no modelo de Eroglu et al. (2001) são desenvolvidos pelos supermercados sediados no ambiente virtual. Para tanto, utilizou-se a netnografia em uma amostra de oito supermercados localizados no território brasileiro. Os resultados demonstram que os supermercados desenvolvem mais efetivamente os estímulos do ambiente diretamente relacionados ao fechamento da compra. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/12513 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/12513 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/12513/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sociais e Humanas; v. 27 n. 2 (2014); 09-25 2317-1758 0103-0620 reponame:Sociais e Humanas instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Sociais e Humanas |
collection |
Sociais e Humanas |
repository.name.fl_str_mv |
Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
carlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com |
_version_ |
1799944177798086657 |