TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA E EDUCAÇÃO NO RIO GRANDE DO SUL: UM OLHAR PROSPECTIVO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Sociais e Humanas |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/25243 |
Resumo: | O artigo tem como objetivo avaliar os efeitos das mudanças na estrutura social das microrregiões do Rio Grande do Sul e verificar como elas afetaram o número de matrículas no passado e, possivelmente, afetarão no futuro. Esta é uma pesquisa descritiva com base em dados secundários e projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Fundação de Economia e Estatística (FEE). Os resultados mostram que o processo de transição demográfica é heterogêneo no Estado, pois 15 das 35 microrregiões apresentaram redução da população de 2000 para 2010. Constata-se também que a taxa de dependência total teve queda generalizada, explicada pela redução na taxa de dependência de jovens superior ao aumento na de idosos. Com relação a educação, houve uma redução na taxa de analfabetismo e de matrículas do ensino fundamental e médio, tanto no sistema público quanto no privado, enquanto o ensino superior teve comportamento oposto. Além disso, as projeções sinalizam uma queda constante da população em idade escolar em todos os níveis. Estima-se que a demanda por ensino médio terá a maior redução no período 2020-2050, seguida pela educação infantil, ensino fundamental final e ensino fundamental inicial. |
id |
UFSM-10_a3d758e848386c246e9d45ab737f0516 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/25243 |
network_acronym_str |
UFSM-10 |
network_name_str |
Sociais e Humanas |
repository_id_str |
|
spelling |
TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA E EDUCAÇÃO NO RIO GRANDE DO SUL: UM OLHAR PROSPECTIVOO artigo tem como objetivo avaliar os efeitos das mudanças na estrutura social das microrregiões do Rio Grande do Sul e verificar como elas afetaram o número de matrículas no passado e, possivelmente, afetarão no futuro. Esta é uma pesquisa descritiva com base em dados secundários e projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Fundação de Economia e Estatística (FEE). Os resultados mostram que o processo de transição demográfica é heterogêneo no Estado, pois 15 das 35 microrregiões apresentaram redução da população de 2000 para 2010. Constata-se também que a taxa de dependência total teve queda generalizada, explicada pela redução na taxa de dependência de jovens superior ao aumento na de idosos. Com relação a educação, houve uma redução na taxa de analfabetismo e de matrículas do ensino fundamental e médio, tanto no sistema público quanto no privado, enquanto o ensino superior teve comportamento oposto. Além disso, as projeções sinalizam uma queda constante da população em idade escolar em todos os níveis. Estima-se que a demanda por ensino médio terá a maior redução no período 2020-2050, seguida pela educação infantil, ensino fundamental final e ensino fundamental inicial.Universidade Federal de Santa Maria2017-06-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/2524310.5902/2317175825243Revista Sociais e Humanas; v. 30 n. 1 (2017)2317-17580103-0620reponame:Sociais e Humanasinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/25243/pdfCopyright (c) 2017 Revista Sociais e Humanasinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarion Filho, Pascoal JoséVieira, Cristiéle AlmeidaKlimeck, Keyla Alves2018-01-02T21:09:09Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/25243Revistahttps://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanasPUBhttp://periodicos.ufsm.br/index.php/sociaisehumanas/oaicarlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com2317-17580103-0620opendoar:2018-01-02T21:09:09Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA E EDUCAÇÃO NO RIO GRANDE DO SUL: UM OLHAR PROSPECTIVO |
title |
TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA E EDUCAÇÃO NO RIO GRANDE DO SUL: UM OLHAR PROSPECTIVO |
spellingShingle |
TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA E EDUCAÇÃO NO RIO GRANDE DO SUL: UM OLHAR PROSPECTIVO Marion Filho, Pascoal José |
title_short |
TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA E EDUCAÇÃO NO RIO GRANDE DO SUL: UM OLHAR PROSPECTIVO |
title_full |
TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA E EDUCAÇÃO NO RIO GRANDE DO SUL: UM OLHAR PROSPECTIVO |
title_fullStr |
TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA E EDUCAÇÃO NO RIO GRANDE DO SUL: UM OLHAR PROSPECTIVO |
title_full_unstemmed |
TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA E EDUCAÇÃO NO RIO GRANDE DO SUL: UM OLHAR PROSPECTIVO |
title_sort |
TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA E EDUCAÇÃO NO RIO GRANDE DO SUL: UM OLHAR PROSPECTIVO |
author |
Marion Filho, Pascoal José |
author_facet |
Marion Filho, Pascoal José Vieira, Cristiéle Almeida Klimeck, Keyla Alves |
author_role |
author |
author2 |
Vieira, Cristiéle Almeida Klimeck, Keyla Alves |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marion Filho, Pascoal José Vieira, Cristiéle Almeida Klimeck, Keyla Alves |
description |
O artigo tem como objetivo avaliar os efeitos das mudanças na estrutura social das microrregiões do Rio Grande do Sul e verificar como elas afetaram o número de matrículas no passado e, possivelmente, afetarão no futuro. Esta é uma pesquisa descritiva com base em dados secundários e projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e da Fundação de Economia e Estatística (FEE). Os resultados mostram que o processo de transição demográfica é heterogêneo no Estado, pois 15 das 35 microrregiões apresentaram redução da população de 2000 para 2010. Constata-se também que a taxa de dependência total teve queda generalizada, explicada pela redução na taxa de dependência de jovens superior ao aumento na de idosos. Com relação a educação, houve uma redução na taxa de analfabetismo e de matrículas do ensino fundamental e médio, tanto no sistema público quanto no privado, enquanto o ensino superior teve comportamento oposto. Além disso, as projeções sinalizam uma queda constante da população em idade escolar em todos os níveis. Estima-se que a demanda por ensino médio terá a maior redução no período 2020-2050, seguida pela educação infantil, ensino fundamental final e ensino fundamental inicial. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-06-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/25243 10.5902/2317175825243 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/25243 |
identifier_str_mv |
10.5902/2317175825243 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/sociaisehumanas/article/view/25243/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Sociais e Humanas info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Revista Sociais e Humanas |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Sociais e Humanas; v. 30 n. 1 (2017) 2317-1758 0103-0620 reponame:Sociais e Humanas instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Sociais e Humanas |
collection |
Sociais e Humanas |
repository.name.fl_str_mv |
Sociais e Humanas - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
carlos.eduardo@cbpciencia.com.br||revistaccsh@gmail.com |
_version_ |
1799944178151456768 |