O labirinto textual de O ano da morte de Ricardo Reis, de José Saramago
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Literatura e Autoritarismo |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/LA/article/view/13840 |
Resumo: | No romance O ano da morte de Ricardo Reis (1984), do escritor José Saramago, que pode ser lido sob o viés do Pós-Modernismo, o autor constrói uma narrativa repleta de intertextos, em que a história das personagens dialoga com a história de Portugal em 1936, época na qual o país sofria a ditadura de Salazar. Buscamos explorar essa construção, investigando como ocorre a elaboração da narrativa e sua constituição histórico-literária. Ademais, refletimos sobre os limites entre ficção e(H)história, investigando como o romance contribui para a desestabilização dos discursos tidos como verdadeiros. Uma das estratégias do autor para problematizar a questão da veracidade da visão historiográfica tradicional é a utilização de diversas vozes, especialmente daquelas silenciadas pelo poder, o que sugere que um mesmo acontecimento pode ter várias versões. Refletindo crítica e reflexivamente sobre o passado, a ficção reconfigura a imagem dos acontecimentos históricos, apresentando-nos outra face da (H)história do país. |
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O labirinto textual de O ano da morte de Ricardo Reis, de José SaramagoNo romance O ano da morte de Ricardo Reis (1984), do escritor José Saramago, que pode ser lido sob o viés do Pós-Modernismo, o autor constrói uma narrativa repleta de intertextos, em que a história das personagens dialoga com a história de Portugal em 1936, época na qual o país sofria a ditadura de Salazar. Buscamos explorar essa construção, investigando como ocorre a elaboração da narrativa e sua constituição histórico-literária. Ademais, refletimos sobre os limites entre ficção e(H)história, investigando como o romance contribui para a desestabilização dos discursos tidos como verdadeiros. Uma das estratégias do autor para problematizar a questão da veracidade da visão historiográfica tradicional é a utilização de diversas vozes, especialmente daquelas silenciadas pelo poder, o que sugere que um mesmo acontecimento pode ter várias versões. Refletindo crítica e reflexivamente sobre o passado, a ficção reconfigura a imagem dos acontecimentos históricos, apresentando-nos outra face da (H)história do país.Universidade Federal de Santa Maria2014-06-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/LA/article/view/1384010.5902/1679849X13840Literatura e Autoritarismo; n. 23 (2014): Literatura e Autoritarismo: Os 50 anos do Golpe & Outras formas de dominação1679-849X1679-849Xreponame:Literatura e Autoritarismoinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/LA/article/view/13840/pdfOliveira, Juliana Prestes deOliveira, Raquel Trentin deinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-10-28T20:09:27Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/13840Revistahttps://periodicos.ufsm.br/LA/indexPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/LA/oaigla@mail.ufsm.br||jlourique@pq.cnpq.br1679-849X1679-849Xopendoar:2017-10-28T20:09:27Literatura e Autoritarismo - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
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