Ideologia e prática da educação física escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Wiggers, Ingrid Dittrich
Data de Publicação: 1990
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/15268
Resumo: The main purpose of this scientific task is the investigation of knowledge as well as its interpretation and analysis of the ideologies which guide the political pedagogic performance os the physical education [...]
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spelling Ideologia e prática da educação física escolarIdeology and practice in shool physical educationDialéticaEducaçãoCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICAThe main purpose of this scientific task is the investigation of knowledge as well as its interpretation and analysis of the ideologies which guide the political pedagogic performance os the physical education [...]Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESO principal propósito deste trabalho científico é a investigação do conhecimento, sua interpretação e análise, de modo dialético e participativo, das ideologias que norteiam a prática político pedagógica dos professores de educação física nas escolas municipais de Aracaju. Essa busca tem a intenção de contribuir com o processo de mudança da educação física nessas escolas, provocando a relação da ideologia dos professores envolvidos na pesquisa frente à sociedade e frente à realidade de sua área de atuação. A origem e o significado das ideologias político-pedagógicas dos professores foi manifestado através do uso do método dialético, como sendo o mais adequado para trabalhar cienficamente as questões, situando os conflitos, as tendências ideológicas e as possíveis direções em que a escola e a educação caminham pelo universo social. A metodologia caracteriza o estudo como sendo qualitativo, segundo o enfoque critico-participativo e com visão histórico-dialética. A pesquisa realizou-se nas escolas próprias do município de Aracaju e participaram da mesma professores de educação física desta rede de ensino, bem como alunos, professores de outras áreas, membros da equipe técnica e diretores de escola. Outro objetivo da pesquisa era conhecer as concepções que os demais profissionais da educação e alunos, têm a respeito da educação física, analisando a implicações destas visões para a escola e a sociedade. A sustentação teórica do trabalho concentrou-se nos três campos de abordagem da pesquisa: ideologia, relação ideologia-educação e relação ideologia educação física, contribuindo para a elaboração da análise e interpretação dos dados, realizada através do confronto dialético dos resultados obtidos nas entrevistas e observação, principais procedimentos metodológicos da pesquisa, frente ao quadro teórico formulado. Diante das três principais categorias de análise das tendências ideológicas manifestadas - concepção de sociedade, história e educação, constatou-se que os professores de educação física, em sua maioria, não possuem consciência ideológica; que sua ideologia reproduz cegamente a sociedade capitalista através de sua atuação politico-pedagógica de carater alienado; que na visão desses professores na história social e do homem nada muda e essa construção histórica não sofre influência de sua prática educacional e social e que o professor de educação física se caracteriza como um intelectual adaptado frente à sua profissão e papel que vem cumprindo na escola e na sociedade. Com base no referencial teórico proposto, as causas de tais conclusões se encontram no próprio modo de produção capitalista, onde a escola brasileira está inserida, assumindo o papel de reproduzir a ideologia dominante. A classe burguesa, detentora do poder, através do consentimento, enquanto intervenção ideológica, desfavorece todas as condições materiais, salariais e concretas para que a escola avance no sentido da transformação social. A síntese desses pressupostos para a área do conhecimeto específico da educação física, traduz-se na utilização do esporte, do movimento humano e do corpo dos alunos no sentido da reprodução ideológica dos valores culturais burgueses. A concepção reduzida de que educação física é sinônimo de esporte competitivo ou de recreação, é a visão hegemônica manifestada pelos demais profissionais da educação e pelos alunos das escolas públicas. Tal concepção contribui para o esvaziamento da educação física enquanto programa curricular importante para a formação crítica dos alunos. A mudança desses "status quo" depende de inúmeros fatores conjunturais. O despertar da alienação à consciência, possível, pois apesar de a ideologia dominante ser hegemônica, mas de modo algum unânime, acontecerá na direção das mudanças sociais e históricas com base na revisão teórica do campo de conhecimento da educação física, onde de mera técnica assessória, se revela em campo de conhecimento de conteúdos significativos e próprios. Faz-se necessária a revisão dos currículos das escolas superiores de educação física, cujos ensinamentos são reproduzidos acriticamente nas escoals de 1º e 2º graus; que o governo assuma e seja política e partidariamente pressionado para assumir seu compromisso com a educação pública e gratuita de qualidade, promovendo as reais condiçõe materiais, salariais e concretas de trabalho; que o professor atualize a rotina pedagógica da educação física, propondo novos currículos escolares; que assuma o seu débito social com a classe trabalhadora que lhe permitiu o acesso à Universidade e que não se resigne à falsa cidadania que exerce e forma em seus alunos, procurando assumir instâncias políticas, partidárias e pedagógicas no sentido da construção de um tempo e um mundo dignificantes para todos os homens, conquistando espaços de confronto e luta emancipatória.Universidade Federal de Santa MariaBrasilEducação FísicaUFSMPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaCentro de Educação Física e DesportosFensterseifer, Haimo Hartmuthhttps://www.escavador.com/sobre/433196793/haimo-hartmuth-fensterseiferPereira, Maria Arlethhttp://lattes.cnpq.br/4430499313179506Silva, Maurício Roberto dahttp://lattes.cnpq.br/4979244543748756Wiggers, Ingrid Dittrich2019-01-09T13:44:20Z2019-01-09T13:44:20Z1990-12-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/15268porAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2022-05-09T18:57:08Zoai:repositorio.ufsm.br:1/15268Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2022-05-09T18:57:08Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
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