Qualidade de fruto e produtividade de pessegueiros submetidos a diferentes épocas de poda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves,Michél Aldrighi
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Picolotto,Luciano, Azevedo,Fernanda Quintanilha, Cocco,Carine, Antunes,Luis Eduardo Correa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ciência Rural
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782014000801334
Resumo: Com o presente trabalho objetivou-se avaliar as características produtivas de diferentes genótipos de pessegueiro (Prunus persica (L.) Batsch.), submetidos a podas em épocas distintas na região de Pelotas-RS. O experimento foi conduzido em uma área experimental pertencente à Embrapa Clima Temperado (CPACT), durante os anos de 2009 e 2010. Os tratamentos foram compostos de combinações de três épocas de poda [poda de inverno (PI), poda de inverno mais poda de verão (PIV) e poda de verão (PV)] e três genótipos [Cascata 805, Cascata 834 (BRS Kampai) e Cascata 952 (BRS Rubimel)], resultando em nove tratamentos distintos. Para as variáveis firmeza de frutos, pH, sólidos solúveis (SS), acidez titulável (AT), relação SS/AT e cor, não foi verificada interação entre os fatores estudados. Os frutos de BRS Kampai apresentaram maior firmeza, assim como a poda apenas no período de verão. O genótipo BRS Kampai apresentou frutos com maior SS e AT dentre os estudados e as plantas de BRS Kampai e BRS Rubimel apresentaram frutos com coloração vermelha mais intensa de epiderme, independentemente da época de poda. Verificou-se que a poda apenas no período de verão induziu à produção de frutos menores. Os genótipos BRS Kampai e BRS Rubimel apresentaram produtividades semelhantes, independente do sistema de poda aplicado. Em geral, as características físico-químicas dos frutos não são alteradas com as variações de época de poda estudadas. No entanto, as variáveis de qualidade física e as relacionadas com a produção sofrem influência direta da época de poda.
id UFSM-2_72aba18543b5e78282c7c42be2787d00
oai_identifier_str oai:scielo:S0103-84782014000801334
network_acronym_str UFSM-2
network_name_str Ciência rural (Online)
repository_id_str
spelling Qualidade de fruto e produtividade de pessegueiros submetidos a diferentes épocas de podaPrunus persicagenótipospráticas culturaisfruto de mesaCom o presente trabalho objetivou-se avaliar as características produtivas de diferentes genótipos de pessegueiro (Prunus persica (L.) Batsch.), submetidos a podas em épocas distintas na região de Pelotas-RS. O experimento foi conduzido em uma área experimental pertencente à Embrapa Clima Temperado (CPACT), durante os anos de 2009 e 2010. Os tratamentos foram compostos de combinações de três épocas de poda [poda de inverno (PI), poda de inverno mais poda de verão (PIV) e poda de verão (PV)] e três genótipos [Cascata 805, Cascata 834 (BRS Kampai) e Cascata 952 (BRS Rubimel)], resultando em nove tratamentos distintos. Para as variáveis firmeza de frutos, pH, sólidos solúveis (SS), acidez titulável (AT), relação SS/AT e cor, não foi verificada interação entre os fatores estudados. Os frutos de BRS Kampai apresentaram maior firmeza, assim como a poda apenas no período de verão. O genótipo BRS Kampai apresentou frutos com maior SS e AT dentre os estudados e as plantas de BRS Kampai e BRS Rubimel apresentaram frutos com coloração vermelha mais intensa de epiderme, independentemente da época de poda. Verificou-se que a poda apenas no período de verão induziu à produção de frutos menores. Os genótipos BRS Kampai e BRS Rubimel apresentaram produtividades semelhantes, independente do sistema de poda aplicado. Em geral, as características físico-químicas dos frutos não são alteradas com as variações de época de poda estudadas. No entanto, as variáveis de qualidade física e as relacionadas com a produção sofrem influência direta da época de poda.Universidade Federal de Santa Maria2014-01-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782014000801334Ciência Rural v.44 n.8 2014reponame:Ciência Ruralinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM10.1590/0103-8478cr20120617info:eu-repo/semantics/openAccessGonçalves,Michél AldrighiPicolotto,LucianoAzevedo,Fernanda QuintanilhaCocco,CarineAntunes,Luis Eduardo Correapor2014-11-24T00:00:00ZRevista
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade de fruto e produtividade de pessegueiros submetidos a diferentes épocas de poda
title Qualidade de fruto e produtividade de pessegueiros submetidos a diferentes épocas de poda
spellingShingle Qualidade de fruto e produtividade de pessegueiros submetidos a diferentes épocas de poda
Gonçalves,Michél Aldrighi
Prunus persica
genótipos
práticas culturais
fruto de mesa
title_short Qualidade de fruto e produtividade de pessegueiros submetidos a diferentes épocas de poda
title_full Qualidade de fruto e produtividade de pessegueiros submetidos a diferentes épocas de poda
title_fullStr Qualidade de fruto e produtividade de pessegueiros submetidos a diferentes épocas de poda
title_full_unstemmed Qualidade de fruto e produtividade de pessegueiros submetidos a diferentes épocas de poda
title_sort Qualidade de fruto e produtividade de pessegueiros submetidos a diferentes épocas de poda
author Gonçalves,Michél Aldrighi
author_facet Gonçalves,Michél Aldrighi
Picolotto,Luciano
Azevedo,Fernanda Quintanilha
Cocco,Carine
Antunes,Luis Eduardo Correa
author_role author
author2 Picolotto,Luciano
Azevedo,Fernanda Quintanilha
Cocco,Carine
Antunes,Luis Eduardo Correa
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves,Michél Aldrighi
Picolotto,Luciano
Azevedo,Fernanda Quintanilha
Cocco,Carine
Antunes,Luis Eduardo Correa
dc.subject.por.fl_str_mv Prunus persica
genótipos
práticas culturais
fruto de mesa
topic Prunus persica
genótipos
práticas culturais
fruto de mesa
description Com o presente trabalho objetivou-se avaliar as características produtivas de diferentes genótipos de pessegueiro (Prunus persica (L.) Batsch.), submetidos a podas em épocas distintas na região de Pelotas-RS. O experimento foi conduzido em uma área experimental pertencente à Embrapa Clima Temperado (CPACT), durante os anos de 2009 e 2010. Os tratamentos foram compostos de combinações de três épocas de poda [poda de inverno (PI), poda de inverno mais poda de verão (PIV) e poda de verão (PV)] e três genótipos [Cascata 805, Cascata 834 (BRS Kampai) e Cascata 952 (BRS Rubimel)], resultando em nove tratamentos distintos. Para as variáveis firmeza de frutos, pH, sólidos solúveis (SS), acidez titulável (AT), relação SS/AT e cor, não foi verificada interação entre os fatores estudados. Os frutos de BRS Kampai apresentaram maior firmeza, assim como a poda apenas no período de verão. O genótipo BRS Kampai apresentou frutos com maior SS e AT dentre os estudados e as plantas de BRS Kampai e BRS Rubimel apresentaram frutos com coloração vermelha mais intensa de epiderme, independentemente da época de poda. Verificou-se que a poda apenas no período de verão induziu à produção de frutos menores. Os genótipos BRS Kampai e BRS Rubimel apresentaram produtividades semelhantes, independente do sistema de poda aplicado. Em geral, as características físico-químicas dos frutos não são alteradas com as variações de época de poda estudadas. No entanto, as variáveis de qualidade física e as relacionadas com a produção sofrem influência direta da época de poda.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782014000801334
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84782014000801334
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/0103-8478cr20120617
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Ciência Rural v.44 n.8 2014
reponame:Ciência Rural
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Ciência Rural
collection Ciência Rural
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1749140545573224448