Teologia da prosperidade, consumismo e legitimação do capital: um estudo do ethos religioso neopentecostal no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Silva, Fábio Alexandre
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Rodrigues de Oliveira, Graziele
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Cadernos de Comunicação (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/34477
Resumo: Este artigo apresenta uma discussão sobre as transformações do ethos religioso do movimento neopentecostal no Brasil. Como objeto de estudo, destaca-se o programa televisivo Show da Fé, entendido como disseminador da teologia da prosperidade, a qual sustenta valores próprios do capitalismo, como o afastamento do ascetismo, o consumismo e a legitimação do capital. 
id UFSM-4_a9c4a5380f4a805d4536e758005120d6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/34477
network_acronym_str UFSM-4
network_name_str Cadernos de Comunicação (Online)
repository_id_str
spelling Teologia da prosperidade, consumismo e legitimação do capital: um estudo do ethos religioso neopentecostal no BrasilEste artigo apresenta uma discussão sobre as transformações do ethos religioso do movimento neopentecostal no Brasil. Como objeto de estudo, destaca-se o programa televisivo Show da Fé, entendido como disseminador da teologia da prosperidade, a qual sustenta valores próprios do capitalismo, como o afastamento do ascetismo, o consumismo e a legitimação do capital. Universidade Federal de Santa Maria2020-05-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão da Literatura; Análise do discursoapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/3447710.5902/2316882X34477Cadernos de Comunicação; v. 23 n. 3 (2019)2316-882X1677-9061reponame:Cadernos de Comunicação (Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/34477/pdfCopyright (c) 2020 Cadernos de Comunicaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessda Silva, Fábio AlexandreRodrigues de Oliveira, Graziele2020-12-09T20:25:50Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/34477Revistahttps://periodicos.ufsm.br/ccomunicacaoPUBhttps://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/oaiflavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com2316-882X1677-9061opendoar:2020-12-09T20:25:50Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Teologia da prosperidade, consumismo e legitimação do capital: um estudo do ethos religioso neopentecostal no Brasil
title Teologia da prosperidade, consumismo e legitimação do capital: um estudo do ethos religioso neopentecostal no Brasil
spellingShingle Teologia da prosperidade, consumismo e legitimação do capital: um estudo do ethos religioso neopentecostal no Brasil
da Silva, Fábio Alexandre
title_short Teologia da prosperidade, consumismo e legitimação do capital: um estudo do ethos religioso neopentecostal no Brasil
title_full Teologia da prosperidade, consumismo e legitimação do capital: um estudo do ethos religioso neopentecostal no Brasil
title_fullStr Teologia da prosperidade, consumismo e legitimação do capital: um estudo do ethos religioso neopentecostal no Brasil
title_full_unstemmed Teologia da prosperidade, consumismo e legitimação do capital: um estudo do ethos religioso neopentecostal no Brasil
title_sort Teologia da prosperidade, consumismo e legitimação do capital: um estudo do ethos religioso neopentecostal no Brasil
author da Silva, Fábio Alexandre
author_facet da Silva, Fábio Alexandre
Rodrigues de Oliveira, Graziele
author_role author
author2 Rodrigues de Oliveira, Graziele
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Silva, Fábio Alexandre
Rodrigues de Oliveira, Graziele
description Este artigo apresenta uma discussão sobre as transformações do ethos religioso do movimento neopentecostal no Brasil. Como objeto de estudo, destaca-se o programa televisivo Show da Fé, entendido como disseminador da teologia da prosperidade, a qual sustenta valores próprios do capitalismo, como o afastamento do ascetismo, o consumismo e a legitimação do capital. 
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-05-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão da Literatura; Análise do discurso
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/34477
10.5902/2316882X34477
url http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/34477
identifier_str_mv 10.5902/2316882X34477
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/ccomunicacao/article/view/34477/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 Cadernos de Comunicação
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 Cadernos de Comunicação
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Cadernos de Comunicação; v. 23 n. 3 (2019)
2316-882X
1677-9061
reponame:Cadernos de Comunicação (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Cadernos de Comunicação (Online)
collection Cadernos de Comunicação (Online)
repository.name.fl_str_mv Cadernos de Comunicação (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv flavilisboa@gmail.com||flavilisboa@gmail.com
_version_ 1809463999779045377