O gênero Heterothalamus Lessing e táxones afins

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Deble, Leonardo Paz
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Oliveira, Anabela Silveira de, Marchiori, José Newton Cardoso
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Balduinia (Online)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/balduinia/article/view/14003
Resumo: O gênero Heterothalamus Lessing e táxones afins são estudados com o objetivo de contribuir para o conhecimento da flora sul-americana, em especial do Brasil, Argentina e Uruguai. O gênero Heterothalamulopsis constitui novidade taxonômica. Heterothalamulopsis wagenitzii, única espécie do gênero até o momento, compreende subarbustos dióicos, glandulosos e ramificados, providos de pápus com cerdas persistentes e ápice dilatado nas flores masculinas, e de flores femininas carnosas, de ápice ligulado, protegidas por páleas persistentes; endêmica do sul do Brasil, a espécie tem ocorrência restrita à borda dos “Aparados da Serra Geral”, nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O gênero Heterothalamus compreende três espécies polígamo-dióicas ou imperfeitamente dióicas de subarbustos e arbustos ramificados, glandulosos, que se caracterizam pela presença de 1-2-séries de flores radiais, femininas ou neutras, nos capítulos funcionalmente masculinos, e pela presença de flores carnosas de ápice ligulado nos capítulos femininos, protegidas por páleas persistentes. A distribuição geográfica do gênero inclui o centro da Argentina (províncias de Córdoba, San Luis, La Rioja e Santiago del Estero), o Uruguai e o sul do Brasil (estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina). Foi elaborada uma chave dicotômica para separação dos gêneros da subtribo Baccharinae Less., incluídos nas floras da Argentina, Uruguai e Brasil. Outra chave é apresentada para a separação das três espécies de Heterothalamus. Baccharis czermakii Hochreutiner foi presentemente reduzido à sinonímia de Heterothalamus psiadioides Lessing.
id UFSM-5_ce3bfcedaba7a7593cf37df3ad897888
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14003
network_acronym_str UFSM-5
network_name_str Balduinia (Online)
repository_id_str
spelling O gênero Heterothalamus Lessing e táxones afinsAsteraceaeHeterothalamus alienusHeterothalamus psiadioidesHeterothalamus rupestrisHeterothalamulopsis wagenitziiO gênero Heterothalamus Lessing e táxones afins são estudados com o objetivo de contribuir para o conhecimento da flora sul-americana, em especial do Brasil, Argentina e Uruguai. O gênero Heterothalamulopsis constitui novidade taxonômica. Heterothalamulopsis wagenitzii, única espécie do gênero até o momento, compreende subarbustos dióicos, glandulosos e ramificados, providos de pápus com cerdas persistentes e ápice dilatado nas flores masculinas, e de flores femininas carnosas, de ápice ligulado, protegidas por páleas persistentes; endêmica do sul do Brasil, a espécie tem ocorrência restrita à borda dos “Aparados da Serra Geral”, nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O gênero Heterothalamus compreende três espécies polígamo-dióicas ou imperfeitamente dióicas de subarbustos e arbustos ramificados, glandulosos, que se caracterizam pela presença de 1-2-séries de flores radiais, femininas ou neutras, nos capítulos funcionalmente masculinos, e pela presença de flores carnosas de ápice ligulado nos capítulos femininos, protegidas por páleas persistentes. A distribuição geográfica do gênero inclui o centro da Argentina (províncias de Córdoba, San Luis, La Rioja e Santiago del Estero), o Uruguai e o sul do Brasil (estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina). Foi elaborada uma chave dicotômica para separação dos gêneros da subtribo Baccharinae Less., incluídos nas floras da Argentina, Uruguai e Brasil. Outra chave é apresentada para a separação das três espécies de Heterothalamus. Baccharis czermakii Hochreutiner foi presentemente reduzido à sinonímia de Heterothalamus psiadioides Lessing.Universidade Federal de Santa Maria2014-05-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/balduinia/article/view/1400310.5902/2358198014003Balduinia; n. 1 (2005); p. 01-202358-19801808-2688reponame:Balduinia (Online)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/balduinia/article/view/14003/8737Deble, Leonardo PazOliveira, Anabela Silveira deMarchiori, José Newton Cardosoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-05-24T01:55:46Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/14003Revistahttps://periodicos.ufsm.br/balduiniaONGhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/balduinia/oai||danielmarchiorineto@gmail.com2358-19801808-2688opendoar:2014-05-24T01:55:46Balduinia (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv O gênero Heterothalamus Lessing e táxones afins
title O gênero Heterothalamus Lessing e táxones afins
spellingShingle O gênero Heterothalamus Lessing e táxones afins
Deble, Leonardo Paz
Asteraceae
Heterothalamus alienus
Heterothalamus psiadioides
Heterothalamus rupestris
Heterothalamulopsis wagenitzii
title_short O gênero Heterothalamus Lessing e táxones afins
title_full O gênero Heterothalamus Lessing e táxones afins
title_fullStr O gênero Heterothalamus Lessing e táxones afins
title_full_unstemmed O gênero Heterothalamus Lessing e táxones afins
title_sort O gênero Heterothalamus Lessing e táxones afins
author Deble, Leonardo Paz
author_facet Deble, Leonardo Paz
Oliveira, Anabela Silveira de
Marchiori, José Newton Cardoso
author_role author
author2 Oliveira, Anabela Silveira de
Marchiori, José Newton Cardoso
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Deble, Leonardo Paz
Oliveira, Anabela Silveira de
Marchiori, José Newton Cardoso
dc.subject.por.fl_str_mv Asteraceae
Heterothalamus alienus
Heterothalamus psiadioides
Heterothalamus rupestris
Heterothalamulopsis wagenitzii
topic Asteraceae
Heterothalamus alienus
Heterothalamus psiadioides
Heterothalamus rupestris
Heterothalamulopsis wagenitzii
description O gênero Heterothalamus Lessing e táxones afins são estudados com o objetivo de contribuir para o conhecimento da flora sul-americana, em especial do Brasil, Argentina e Uruguai. O gênero Heterothalamulopsis constitui novidade taxonômica. Heterothalamulopsis wagenitzii, única espécie do gênero até o momento, compreende subarbustos dióicos, glandulosos e ramificados, providos de pápus com cerdas persistentes e ápice dilatado nas flores masculinas, e de flores femininas carnosas, de ápice ligulado, protegidas por páleas persistentes; endêmica do sul do Brasil, a espécie tem ocorrência restrita à borda dos “Aparados da Serra Geral”, nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O gênero Heterothalamus compreende três espécies polígamo-dióicas ou imperfeitamente dióicas de subarbustos e arbustos ramificados, glandulosos, que se caracterizam pela presença de 1-2-séries de flores radiais, femininas ou neutras, nos capítulos funcionalmente masculinos, e pela presença de flores carnosas de ápice ligulado nos capítulos femininos, protegidas por páleas persistentes. A distribuição geográfica do gênero inclui o centro da Argentina (províncias de Córdoba, San Luis, La Rioja e Santiago del Estero), o Uruguai e o sul do Brasil (estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina). Foi elaborada uma chave dicotômica para separação dos gêneros da subtribo Baccharinae Less., incluídos nas floras da Argentina, Uruguai e Brasil. Outra chave é apresentada para a separação das três espécies de Heterothalamus. Baccharis czermakii Hochreutiner foi presentemente reduzido à sinonímia de Heterothalamus psiadioides Lessing.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/balduinia/article/view/14003
10.5902/2358198014003
url http://periodicos.ufsm.br/balduinia/article/view/14003
identifier_str_mv 10.5902/2358198014003
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/balduinia/article/view/14003/8737
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Balduinia; n. 1 (2005); p. 01-20
2358-1980
1808-2688
reponame:Balduinia (Online)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Balduinia (Online)
collection Balduinia (Online)
repository.name.fl_str_mv Balduinia (Online) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv ||danielmarchiorineto@gmail.com
_version_ 1809278543832547328