A formação do indivíduo com deficiência pela educação e pelo trabalho
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Especial (UFSM) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4343 |
Resumo: | Qualquer debate acerca de metas educacionais carece de significado e importância frente a essa meta: que Auschwitz não se repita. (Theodor Adorno)Neste texto a educação e o trabalho são analisados como constituintes da formação do indivíduo com deficiência, considerando a indústria cultural, a cultura da pseudoformação, e o fato de que, a educação na sociedade contemporânea vem se reproduzindo com base em modelos que visam predominantemente à adaptação, não se voltando à auto-reflexão crítica para a emancipação dos indivíduos deficientes e não deficientes.Palavras-chave: Formação. Educação. Trabalho. Deficiência. |
id |
UFSM-9_52d9d998a2d7cc84de7d20981f5b6b8d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4343 |
network_acronym_str |
UFSM-9 |
network_name_str |
Revista Educação Especial (UFSM) |
repository_id_str |
|
spelling |
A formação do indivíduo com deficiência pela educação e pelo trabalhoQualquer debate acerca de metas educacionais carece de significado e importância frente a essa meta: que Auschwitz não se repita. (Theodor Adorno)Neste texto a educação e o trabalho são analisados como constituintes da formação do indivíduo com deficiência, considerando a indústria cultural, a cultura da pseudoformação, e o fato de que, a educação na sociedade contemporânea vem se reproduzindo com base em modelos que visam predominantemente à adaptação, não se voltando à auto-reflexão crítica para a emancipação dos indivíduos deficientes e não deficientes.Palavras-chave: Formação. Educação. Trabalho. Deficiência.Universidade Federal de Santa Maria2011-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4343Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 27, 2006; 09-18Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 27, 2006; 09-18Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 27, 2006; 09-181984-686Xreponame:Revista Educação Especial (UFSM)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4343/2553da Costa, Valdelúcia Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-09T14:20:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4343Revistahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecialPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/oaieducacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com1984-686X1808-270Xopendoar:2016-05-09T14:20:05Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação do indivíduo com deficiência pela educação e pelo trabalho |
title |
A formação do indivíduo com deficiência pela educação e pelo trabalho |
spellingShingle |
A formação do indivíduo com deficiência pela educação e pelo trabalho da Costa, Valdelúcia Alves |
title_short |
A formação do indivíduo com deficiência pela educação e pelo trabalho |
title_full |
A formação do indivíduo com deficiência pela educação e pelo trabalho |
title_fullStr |
A formação do indivíduo com deficiência pela educação e pelo trabalho |
title_full_unstemmed |
A formação do indivíduo com deficiência pela educação e pelo trabalho |
title_sort |
A formação do indivíduo com deficiência pela educação e pelo trabalho |
author |
da Costa, Valdelúcia Alves |
author_facet |
da Costa, Valdelúcia Alves |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
da Costa, Valdelúcia Alves |
description |
Qualquer debate acerca de metas educacionais carece de significado e importância frente a essa meta: que Auschwitz não se repita. (Theodor Adorno)Neste texto a educação e o trabalho são analisados como constituintes da formação do indivíduo com deficiência, considerando a indústria cultural, a cultura da pseudoformação, e o fato de que, a educação na sociedade contemporânea vem se reproduzindo com base em modelos que visam predominantemente à adaptação, não se voltando à auto-reflexão crítica para a emancipação dos indivíduos deficientes e não deficientes.Palavras-chave: Formação. Educação. Trabalho. Deficiência. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-11-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4343 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4343 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4343/2553 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 27, 2006; 09-18 Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 27, 2006; 09-18 Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 27, 2006; 09-18 1984-686X reponame:Revista Educação Especial (UFSM) instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Revista Educação Especial (UFSM) |
collection |
Revista Educação Especial (UFSM) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
educacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com |
_version_ |
1799944198663700481 |