A formação do indivíduo com deficiência pela educação e pelo trabalho

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: da Costa, Valdelúcia Alves
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Especial (UFSM)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4343
Resumo: Qualquer debate acerca de metas educacionais carece de significado e importância frente a essa meta: que Auschwitz não se repita. (Theodor Adorno)Neste texto a educação e o trabalho são analisados como constituintes da formação do indivíduo com deficiência, considerando a indústria cultural, a cultura da pseudoformação, e o fato de que, a educação na sociedade contemporânea vem se reproduzindo com base em modelos que visam predominantemente à adaptação, não se voltando à auto-reflexão crítica para a emancipação dos indivíduos deficientes e não deficientes.Palavras-chave: Formação. Educação. Trabalho. Deficiência.
id UFSM-9_52d9d998a2d7cc84de7d20981f5b6b8d
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4343
network_acronym_str UFSM-9
network_name_str Revista Educação Especial (UFSM)
repository_id_str
spelling A formação do indivíduo com deficiência pela educação e pelo trabalhoQualquer debate acerca de metas educacionais carece de significado e importância frente a essa meta: que Auschwitz não se repita. (Theodor Adorno)Neste texto a educação e o trabalho são analisados como constituintes da formação do indivíduo com deficiência, considerando a indústria cultural, a cultura da pseudoformação, e o fato de que, a educação na sociedade contemporânea vem se reproduzindo com base em modelos que visam predominantemente à adaptação, não se voltando à auto-reflexão crítica para a emancipação dos indivíduos deficientes e não deficientes.Palavras-chave: Formação. Educação. Trabalho. Deficiência.Universidade Federal de Santa Maria2011-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4343Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 27, 2006; 09-18Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 27, 2006; 09-18Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 27, 2006; 09-181984-686Xreponame:Revista Educação Especial (UFSM)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4343/2553da Costa, Valdelúcia Alvesinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-09T14:20:05Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/4343Revistahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecialPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/oaieducacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com1984-686X1808-270Xopendoar:2016-05-09T14:20:05Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A formação do indivíduo com deficiência pela educação e pelo trabalho
title A formação do indivíduo com deficiência pela educação e pelo trabalho
spellingShingle A formação do indivíduo com deficiência pela educação e pelo trabalho
da Costa, Valdelúcia Alves
title_short A formação do indivíduo com deficiência pela educação e pelo trabalho
title_full A formação do indivíduo com deficiência pela educação e pelo trabalho
title_fullStr A formação do indivíduo com deficiência pela educação e pelo trabalho
title_full_unstemmed A formação do indivíduo com deficiência pela educação e pelo trabalho
title_sort A formação do indivíduo com deficiência pela educação e pelo trabalho
author da Costa, Valdelúcia Alves
author_facet da Costa, Valdelúcia Alves
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv da Costa, Valdelúcia Alves
description Qualquer debate acerca de metas educacionais carece de significado e importância frente a essa meta: que Auschwitz não se repita. (Theodor Adorno)Neste texto a educação e o trabalho são analisados como constituintes da formação do indivíduo com deficiência, considerando a indústria cultural, a cultura da pseudoformação, e o fato de que, a educação na sociedade contemporânea vem se reproduzindo com base em modelos que visam predominantemente à adaptação, não se voltando à auto-reflexão crítica para a emancipação dos indivíduos deficientes e não deficientes.Palavras-chave: Formação. Educação. Trabalho. Deficiência.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-11-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4343
url http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4343
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4343/2553
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 27, 2006; 09-18
Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 27, 2006; 09-18
Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 27, 2006; 09-18
1984-686X
reponame:Revista Educação Especial (UFSM)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Educação Especial (UFSM)
collection Revista Educação Especial (UFSM)
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv educacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com
_version_ 1799944198663700481