A escola e a inclusão dos alunos portadores de altas habilidades
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Educação Especial (UFSM) |
Texto Completo: | http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5026 |
Resumo: | No presente artigo, o tema da inclusão de dois alunos com altas habilidades/superdotados, em duas escolas públicas de Porto Alegre é abordado, a partir da filmagem do seu cotidiano em sala de aula. Com o objetivo de estabelecer alguns princípios norteadores que pudessem subsidiar a compreensão da inclusão destes alunos, a análise foi realizada considerando três categorias: o contexto em que as escolas se situam, o cotidiano da sala de aula e os estilos de ensino das professoras. Os resultados apontaram para alguns preceitos que, não só auxiliam o entendimento do processo inclusivo para o aluno com altas habilidades/superdotados, mas também contribuem para um maior conhecimento do processo como um todo.Palavras-chave: inclusão, escola inclusiva, altas habilidades/superdotação. |
id |
UFSM-9_cc44a1f6523f227d6607a76d31c26315 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5026 |
network_acronym_str |
UFSM-9 |
network_name_str |
Revista Educação Especial (UFSM) |
repository_id_str |
|
spelling |
A escola e a inclusão dos alunos portadores de altas habilidadesNo presente artigo, o tema da inclusão de dois alunos com altas habilidades/superdotados, em duas escolas públicas de Porto Alegre é abordado, a partir da filmagem do seu cotidiano em sala de aula. Com o objetivo de estabelecer alguns princípios norteadores que pudessem subsidiar a compreensão da inclusão destes alunos, a análise foi realizada considerando três categorias: o contexto em que as escolas se situam, o cotidiano da sala de aula e os estilos de ensino das professoras. Os resultados apontaram para alguns preceitos que, não só auxiliam o entendimento do processo inclusivo para o aluno com altas habilidades/superdotados, mas também contribuem para um maior conhecimento do processo como um todo.Palavras-chave: inclusão, escola inclusiva, altas habilidades/superdotação.Universidade Federal de Santa Maria2012-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5026Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 21, 2003; 07-22Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 21, 2003; 07-22Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 21, 2003; 07-221984-686Xreponame:Revista Educação Especial (UFSM)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5026/3045Vieira, Nara Joyce Wellauseninfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-09T14:19:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5026Revistahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecialPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/oaieducacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com1984-686X1808-270Xopendoar:2016-05-09T14:19:08Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escola e a inclusão dos alunos portadores de altas habilidades |
title |
A escola e a inclusão dos alunos portadores de altas habilidades |
spellingShingle |
A escola e a inclusão dos alunos portadores de altas habilidades Vieira, Nara Joyce Wellausen |
title_short |
A escola e a inclusão dos alunos portadores de altas habilidades |
title_full |
A escola e a inclusão dos alunos portadores de altas habilidades |
title_fullStr |
A escola e a inclusão dos alunos portadores de altas habilidades |
title_full_unstemmed |
A escola e a inclusão dos alunos portadores de altas habilidades |
title_sort |
A escola e a inclusão dos alunos portadores de altas habilidades |
author |
Vieira, Nara Joyce Wellausen |
author_facet |
Vieira, Nara Joyce Wellausen |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vieira, Nara Joyce Wellausen |
description |
No presente artigo, o tema da inclusão de dois alunos com altas habilidades/superdotados, em duas escolas públicas de Porto Alegre é abordado, a partir da filmagem do seu cotidiano em sala de aula. Com o objetivo de estabelecer alguns princípios norteadores que pudessem subsidiar a compreensão da inclusão destes alunos, a análise foi realizada considerando três categorias: o contexto em que as escolas se situam, o cotidiano da sala de aula e os estilos de ensino das professoras. Os resultados apontaram para alguns preceitos que, não só auxiliam o entendimento do processo inclusivo para o aluno com altas habilidades/superdotados, mas também contribuem para um maior conhecimento do processo como um todo.Palavras-chave: inclusão, escola inclusiva, altas habilidades/superdotação. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-03-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5026 |
url |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5026 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5026/3045 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria |
dc.source.none.fl_str_mv |
Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 21, 2003; 07-22 Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 21, 2003; 07-22 Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 21, 2003; 07-22 1984-686X reponame:Revista Educação Especial (UFSM) instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Revista Educação Especial (UFSM) |
collection |
Revista Educação Especial (UFSM) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
educacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com |
_version_ |
1799944199073693696 |