A escola e a inclusão dos alunos portadores de altas habilidades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Nara Joyce Wellausen
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Educação Especial (UFSM)
Texto Completo: http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5026
Resumo: No presente artigo, o tema da inclusão de dois alunos com altas habilidades/superdotados, em duas escolas públicas de Porto Alegre é abordado, a partir da filmagem do seu cotidiano em sala de aula. Com o objetivo de estabelecer alguns princípios norteadores que pudessem subsidiar a compreensão da inclusão destes alunos, a análise foi realizada considerando três categorias: o contexto em que as escolas se situam, o cotidiano da sala de aula e os estilos de ensino das professoras. Os resultados apontaram para alguns preceitos que, não só auxiliam o entendimento do processo inclusivo para o aluno com altas habilidades/superdotados, mas também contribuem para um maior conhecimento do processo como um todo.Palavras-chave: inclusão, escola inclusiva, altas habilidades/superdotação.
id UFSM-9_cc44a1f6523f227d6607a76d31c26315
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5026
network_acronym_str UFSM-9
network_name_str Revista Educação Especial (UFSM)
repository_id_str
spelling A escola e a inclusão dos alunos portadores de altas habilidadesNo presente artigo, o tema da inclusão de dois alunos com altas habilidades/superdotados, em duas escolas públicas de Porto Alegre é abordado, a partir da filmagem do seu cotidiano em sala de aula. Com o objetivo de estabelecer alguns princípios norteadores que pudessem subsidiar a compreensão da inclusão destes alunos, a análise foi realizada considerando três categorias: o contexto em que as escolas se situam, o cotidiano da sala de aula e os estilos de ensino das professoras. Os resultados apontaram para alguns preceitos que, não só auxiliam o entendimento do processo inclusivo para o aluno com altas habilidades/superdotados, mas também contribuem para um maior conhecimento do processo como um todo.Palavras-chave: inclusão, escola inclusiva, altas habilidades/superdotação.Universidade Federal de Santa Maria2012-03-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5026Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 21, 2003; 07-22Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 21, 2003; 07-22Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 21, 2003; 07-221984-686Xreponame:Revista Educação Especial (UFSM)instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSMporhttp://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5026/3045Vieira, Nara Joyce Wellauseninfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-05-09T14:19:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/5026Revistahttps://periodicos.ufsm.br/educacaoespecialPUBhttp://cascavel.ufsm.br/revistas/ojs-2.2.2/index.php/educacaoespecial/oaieducacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com1984-686X1808-270Xopendoar:2016-05-09T14:19:08Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A escola e a inclusão dos alunos portadores de altas habilidades
title A escola e a inclusão dos alunos portadores de altas habilidades
spellingShingle A escola e a inclusão dos alunos portadores de altas habilidades
Vieira, Nara Joyce Wellausen
title_short A escola e a inclusão dos alunos portadores de altas habilidades
title_full A escola e a inclusão dos alunos portadores de altas habilidades
title_fullStr A escola e a inclusão dos alunos portadores de altas habilidades
title_full_unstemmed A escola e a inclusão dos alunos portadores de altas habilidades
title_sort A escola e a inclusão dos alunos portadores de altas habilidades
author Vieira, Nara Joyce Wellausen
author_facet Vieira, Nara Joyce Wellausen
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vieira, Nara Joyce Wellausen
description No presente artigo, o tema da inclusão de dois alunos com altas habilidades/superdotados, em duas escolas públicas de Porto Alegre é abordado, a partir da filmagem do seu cotidiano em sala de aula. Com o objetivo de estabelecer alguns princípios norteadores que pudessem subsidiar a compreensão da inclusão destes alunos, a análise foi realizada considerando três categorias: o contexto em que as escolas se situam, o cotidiano da sala de aula e os estilos de ensino das professoras. Os resultados apontaram para alguns preceitos que, não só auxiliam o entendimento do processo inclusivo para o aluno com altas habilidades/superdotados, mas também contribuem para um maior conhecimento do processo como um todo.Palavras-chave: inclusão, escola inclusiva, altas habilidades/superdotação.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-03-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5026
url http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5026
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/5026/3045
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
dc.source.none.fl_str_mv Special Education Magazine; Revista Educação Especial, n. 21, 2003; 07-22
Revista de Educación Especial; Revista Educação Especial, n. 21, 2003; 07-22
Revista Educação Especial; Revista Educação Especial, n. 21, 2003; 07-22
1984-686X
reponame:Revista Educação Especial (UFSM)
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Revista Educação Especial (UFSM)
collection Revista Educação Especial (UFSM)
repository.name.fl_str_mv Revista Educação Especial (UFSM) - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv educacaoespecial@smail.ufsm.br||clenioberni@gmail.com
_version_ 1799944199073693696