A construção de um conhecimento voltada a cidadania

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bohrer, Marizete Neiland
Data de Publicação: 2011
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000tw0k
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13536
Resumo: Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, EaD, RS, 2011.
id UFSM_077882079f244387a3720e7f2bf1bee6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/13536
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling A construção de um conhecimento voltada a cidadaniaBuilding a knowledge directed citizenshipEducaçãoCidadaniaTransformaçãoSociedadeEducationCitizenshipTransformationSocietyCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICAMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, EaD, RS, 2011.This work, the result of an investigative process, seeks to examine the educational context, the trajectory in the construction of a knowledge-driven citizenship. It is understood that the school is the institution that humanity created to socialize know systematized. Where is served the knowledge that society deems necessary to transmit the generations. Having the school as a social function to contribute to the full development of the person, preparing it to citizenship and qualify it to work. The subjects involved in the educational context must understand its importance and establish relationships that contribute to social inclusion, national development and exercise of citizenship. Based on a theoretical and collects data through interviews with the teachers of the Escola Estadual de Educação Laura Klaudat, located in the municipality of Tunas-RS, which backs this monographic research. Sought a reflection and (re) meaning together the thinkers who propose contribute to building a significant knowledge that promotes social transformation. It is believed that it is possible (re) mean teaching practices, understanding that each child originates from an appreciation and understanding of knowledge that brings that make possible pedagogical methods to assist in the process of acquiring knowledge, thus his Ascension and social integration in the world.Este trabalho, resultado de um processo investigativo, procura analisar no contexto educacional, a trajetória na construção de um conhecimento voltada à cidadania. Entende-se que a escola é a instituição que a humanidade criou para socializar o saber sistematizado e na qual se tem veiculado o conhecimento que sociedade julga necessário transmitir às gerações. Tem a escola, como função social, contribuir para o pleno desenvolvimento da pessoa, prepará-la para a cidadania e qualificá-la para o trabalho. Os sujeitos envolvidos no contexto educacional precisam compreender sua importância e estabelecer relações que contribuem para a inclusão social, desenvolvimento nacional e exercício da cidadania. Baseada em uma fundamentação teórica e em coleta de dados, através de um questionário com os professores da Escola Estadual de Educação Básica Laura Klaudat, situada no município de Tunas-RS, constituiu-se essa pesquisa monográfica. Buscou-se uma reflexão e (re) significação, junto a pensadores, que propõem contribuir para a construção de um conhecimento significativo que promova transformação social. Acredita-se que é possível (re) significar as práticas pedagógicas, compreendendo que cada criança provém de um meio da valorização e compreensão dos conhecimentos, do qual traz uma carga de sentidos e interpretações, a partir das quais se fazem possíveis métodos pedagógicos para auxiliar no processo de aquisição de conhecimentos, buscando dessa forma sua ascensão e inserção social no mundo.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Ciências Sociais e HumanasTonin, Guerino AntonioBohrer, Marizete Neiland2018-06-26T12:10:41Z2018-06-26T12:10:41Z2011-08-302011Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/13536ark:/26339/001300000tw0kporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2018-06-26T12:10:41Zoai:repositorio.ufsm.br:1/13536Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2018-06-26T12:10:41Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A construção de um conhecimento voltada a cidadania
Building a knowledge directed citizenship
title A construção de um conhecimento voltada a cidadania
spellingShingle A construção de um conhecimento voltada a cidadania
Bohrer, Marizete Neiland
Educação
Cidadania
Transformação
Sociedade
Education
Citizenship
Transformation
Society
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
title_short A construção de um conhecimento voltada a cidadania
title_full A construção de um conhecimento voltada a cidadania
title_fullStr A construção de um conhecimento voltada a cidadania
title_full_unstemmed A construção de um conhecimento voltada a cidadania
title_sort A construção de um conhecimento voltada a cidadania
author Bohrer, Marizete Neiland
author_facet Bohrer, Marizete Neiland
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tonin, Guerino Antonio
dc.contributor.author.fl_str_mv Bohrer, Marizete Neiland
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Cidadania
Transformação
Sociedade
Education
Citizenship
Transformation
Society
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
topic Educação
Cidadania
Transformação
Sociedade
Education
Citizenship
Transformation
Society
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
description Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Especialização em Gestão Pública Municipal, EaD, RS, 2011.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-08-30
2011
2018-06-26T12:10:41Z
2018-06-26T12:10:41Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13536
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000tw0k
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/13536
identifier_str_mv ark:/26339/001300000tw0k
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Ciências Sociais e Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Ciências Sociais e Humanas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172398242070528