Revisão sistemática sobre o uso dos MOOCS no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Henrique Salustiano
Data de Publicação: 2017
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300000sqxv
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12046
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017.
id UFSM_2e469290b3eba864686facf646f891a3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/12046
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Revisão sistemática sobre o uso dos MOOCS no BrasilSystematic review on the use of MOOCS in BrazilCursos Abertos Online e Massivos (MOOC)Ensino a distânciaTecnologiaEducaçãoMOOC (Massive Open Online Courses)E-learningTechnologyEducationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017.Massive Open Online Courses (MOOCs) have led to debates in the educational and technological area, as they reach new conceptions of teaching and learning in the virtual scenario. The wide discussion about the potential of MOOCs has stimulated institutions and research groups to develop open and large-scale courses using these course models. However, experiences in Brazil remain a major challenge. The present article aims at describing a panorama about the evolution, construction and experiences of the MOOCs, addressing firstly how the MOOCs are defined and characterized. Secondly, we investigate how MOOCs have been employed in Brazil and what the results obtained with their use. We conclude with an analysis of the pedagogical approaches in the construction of MOOCs and the challenges found in the construction of these courses. In this work, a Systematic Review of Literature was conducted, in which 14 scientific articles published on MOOCs were studied until May 2017. The results obtained demonstrate, in a practical context, the feasibility of using the principles of MOCCs to design learning in open courses And online. However, the need for a more meaningful pedagogical discussion in the preparation of proposals and future research is highlighted.Cursos Abertos Online e Massivos, do inglês Massive Open Online Courses (MOOCs), têm provocado debates na área educacional e tecnológica, pois eles atingem novas concepções de ensino e aprendizagem no cenário virtual. A ampla discussão sobre o potencial dos MOOCs têm estimulado instituições e grupos de pesquisa a desenvolver cursos abertos e em grande escala com utilização desses modelos de cursos. No entanto, as experiências no Brasil continuam sendo um grande desafio. O presente artigo objetiva descrever um panorama sobre a evolução, construção e experiências dos MOOCs, abordando primeiramente como os MOOCs são definidos e caracterizados. Em segundo lugar, investigamos como os MOOCs têm sido empregados no Brasil e quais os resultados obtidos com o seu uso. Finalizamos com uma análise das abordagens pedagógicas na construção de MOOCs e os desafios encontrados na construção desses cursos. Neste trabalho foi conduzida uma Revisão Sistemática de Literatura, na qual foram estudados 14 artigos científicos publicados sobre MOOCs até maio de 2017. Os resultados alcançados demonstram, em um contexto prático, a viabilidade de usar os princípios dos MOOCs para projetar a aprendizagem em cursos abertos e online. Porém é destacado a necessidade de uma discussão pedagógica mais significativa na elaboração das propostas e investigações futurasUniversidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Artes e LetrasSilva, Marcos Alexandre RoseSilva, Henrique Salustiano2017-11-17T12:06:04Z2017-11-17T12:06:04Z2017-08-182017Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12046ark:/26339/001300000sqxvporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-11-17T12:06:04Zoai:repositorio.ufsm.br:1/12046Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-11-17T12:06:04Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Revisão sistemática sobre o uso dos MOOCS no Brasil
Systematic review on the use of MOOCS in Brazil
title Revisão sistemática sobre o uso dos MOOCS no Brasil
spellingShingle Revisão sistemática sobre o uso dos MOOCS no Brasil
Silva, Henrique Salustiano
Cursos Abertos Online e Massivos (MOOC)
Ensino a distância
Tecnologia
Educação
MOOC (Massive Open Online Courses)
E-learning
Technology
Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Revisão sistemática sobre o uso dos MOOCS no Brasil
title_full Revisão sistemática sobre o uso dos MOOCS no Brasil
title_fullStr Revisão sistemática sobre o uso dos MOOCS no Brasil
title_full_unstemmed Revisão sistemática sobre o uso dos MOOCS no Brasil
title_sort Revisão sistemática sobre o uso dos MOOCS no Brasil
author Silva, Henrique Salustiano
author_facet Silva, Henrique Salustiano
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Marcos Alexandre Rose
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Henrique Salustiano
dc.subject.por.fl_str_mv Cursos Abertos Online e Massivos (MOOC)
Ensino a distância
Tecnologia
Educação
MOOC (Massive Open Online Courses)
E-learning
Technology
Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Cursos Abertos Online e Massivos (MOOC)
Ensino a distância
Tecnologia
Educação
MOOC (Massive Open Online Courses)
E-learning
Technology
Education
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11-17T12:06:04Z
2017-11-17T12:06:04Z
2017-08-18
2017
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12046
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300000sqxv
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12046
identifier_str_mv ark:/26339/001300000sqxv
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Artes e Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Artes e Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1822612499776667648