Revisão sistemática sobre o uso dos MOOCS no Brasil
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000sqxv |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12046 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017. |
id |
UFSM_2e469290b3eba864686facf646f891a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/12046 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Revisão sistemática sobre o uso dos MOOCS no BrasilSystematic review on the use of MOOCS in BrazilCursos Abertos Online e Massivos (MOOC)Ensino a distânciaTecnologiaEducaçãoMOOC (Massive Open Online Courses)E-learningTechnologyEducationCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017.Massive Open Online Courses (MOOCs) have led to debates in the educational and technological area, as they reach new conceptions of teaching and learning in the virtual scenario. The wide discussion about the potential of MOOCs has stimulated institutions and research groups to develop open and large-scale courses using these course models. However, experiences in Brazil remain a major challenge. The present article aims at describing a panorama about the evolution, construction and experiences of the MOOCs, addressing firstly how the MOOCs are defined and characterized. Secondly, we investigate how MOOCs have been employed in Brazil and what the results obtained with their use. We conclude with an analysis of the pedagogical approaches in the construction of MOOCs and the challenges found in the construction of these courses. In this work, a Systematic Review of Literature was conducted, in which 14 scientific articles published on MOOCs were studied until May 2017. The results obtained demonstrate, in a practical context, the feasibility of using the principles of MOCCs to design learning in open courses And online. However, the need for a more meaningful pedagogical discussion in the preparation of proposals and future research is highlighted.Cursos Abertos Online e Massivos, do inglês Massive Open Online Courses (MOOCs), têm provocado debates na área educacional e tecnológica, pois eles atingem novas concepções de ensino e aprendizagem no cenário virtual. A ampla discussão sobre o potencial dos MOOCs têm estimulado instituições e grupos de pesquisa a desenvolver cursos abertos e em grande escala com utilização desses modelos de cursos. No entanto, as experiências no Brasil continuam sendo um grande desafio. O presente artigo objetiva descrever um panorama sobre a evolução, construção e experiências dos MOOCs, abordando primeiramente como os MOOCs são definidos e caracterizados. Em segundo lugar, investigamos como os MOOCs têm sido empregados no Brasil e quais os resultados obtidos com o seu uso. Finalizamos com uma análise das abordagens pedagógicas na construção de MOOCs e os desafios encontrados na construção desses cursos. Neste trabalho foi conduzida uma Revisão Sistemática de Literatura, na qual foram estudados 14 artigos científicos publicados sobre MOOCs até maio de 2017. Os resultados alcançados demonstram, em um contexto prático, a viabilidade de usar os princípios dos MOOCs para projetar a aprendizagem em cursos abertos e online. Porém é destacado a necessidade de uma discussão pedagógica mais significativa na elaboração das propostas e investigações futurasUniversidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Artes e LetrasSilva, Marcos Alexandre RoseSilva, Henrique Salustiano2017-11-17T12:06:04Z2017-11-17T12:06:04Z2017-08-182017Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/12046ark:/26339/001300000sqxvporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-11-17T12:06:04Zoai:repositorio.ufsm.br:1/12046Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-11-17T12:06:04Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Revisão sistemática sobre o uso dos MOOCS no Brasil Systematic review on the use of MOOCS in Brazil |
title |
Revisão sistemática sobre o uso dos MOOCS no Brasil |
spellingShingle |
Revisão sistemática sobre o uso dos MOOCS no Brasil Silva, Henrique Salustiano Cursos Abertos Online e Massivos (MOOC) Ensino a distância Tecnologia Educação MOOC (Massive Open Online Courses) E-learning Technology Education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
title_short |
Revisão sistemática sobre o uso dos MOOCS no Brasil |
title_full |
Revisão sistemática sobre o uso dos MOOCS no Brasil |
title_fullStr |
Revisão sistemática sobre o uso dos MOOCS no Brasil |
title_full_unstemmed |
Revisão sistemática sobre o uso dos MOOCS no Brasil |
title_sort |
Revisão sistemática sobre o uso dos MOOCS no Brasil |
author |
Silva, Henrique Salustiano |
author_facet |
Silva, Henrique Salustiano |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Marcos Alexandre Rose |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Henrique Salustiano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cursos Abertos Online e Massivos (MOOC) Ensino a distância Tecnologia Educação MOOC (Massive Open Online Courses) E-learning Technology Education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
topic |
Cursos Abertos Online e Massivos (MOOC) Ensino a distância Tecnologia Educação MOOC (Massive Open Online Courses) E-learning Technology Education CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2017. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-11-17T12:06:04Z 2017-11-17T12:06:04Z 2017-08-18 2017 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12046 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000sqxv |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/12046 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/001300000sqxv |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Artes e Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Brasil UFSM Centro de Artes e Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1822612499776667648 |