A educação á distância na formação de professores: possibilidades e desafios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Fernando Ferrão dos
Data de Publicação: 2011
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/0013000011b7c
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29490
Resumo: Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2012.
id UFSM_37a8ed2b48989e17901abd0116ec9da9
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/29490
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling A educação á distância na formação de professores: possibilidades e desafiosThe distance learning in teacher education: possibilities and limitsTecnologias da informação e da comunicaçãoEducação à distânciaFormação de professoresInformation technology and communicationEducation distanceTeachers trainingCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2012.This article aims to identify some possibilities and limitations in using the technologies of the Information and Communication in Teacher Education. The approach used was literature research, by which it was possible to make some considerations about the con-historical constitution of Distance Education in the world, and more specifically in particular Brazil. As we examined how this has been instituted in con-temporary. From our analysis and reflective processes undertaken in this research, it is emphasized that the accumulation of fragmented and dichotomized curricula and greater tendency to replicate the educational model for the classroom model of distance education are some of the limits that the training of teachers from distance education needs to overcome. As possi-ties can highlight the possibility of thinking of a proposal for teacher education from a more interactive and unattended. That through the use of Information and Communication Technologies and distance education, allows the overcoming of physical barriers, geographical and educational in the process of seeking knowledge allowing to follow the accelerated process of scientific and technological development.O presente artigo tem como objetivo identificar algumas possibilidades e desafios no uso das tecnologias da Informação e da Comunicação na Formação de Professores. O procedimento metodológico utilizado foi pesquisa bibliográfica, através da qual foi possível realizar algumas considerações sobre a constituição histórica da Educação à distância no mundo, e mais especificadamente no Brasil. Assim como, analisou-se a forma como esta vem sendo instituída na contemporaneidade. A partir das análises e processos reflexivos realizados nesta pesquisa, destaca-se que o acúmulo de currículos fragmentados e dicotomizados e a grande tendência em reproduzir o modelo educativo presencial para o modelo de educação à distância, são alguns dos limites que a formação de professores a partir da educação à distância necessita superar. Enquanto possibilidades pode-se destacar a possibilidade de pensar em uma proposta de formação de professores a partir de uma perspectiva mais interativa e autônoma. Que através do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação e da educação à distância, permite a superação das barreiras físicas, geográficas e pedagógicas no processo da busca de conhecimentos que possibilitem acompanhar o acelerado processo de desenvolvimento científico e tecnológico.Universidade Federal de Santa MariaBrasilUFSMCentro de Artes e LetrasFernández, Edgardo GustavoSantos, Fernando Ferrão dos2023-06-19T12:23:27Z2023-06-19T12:23:27Z2011-01-082011Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/29490ark:/26339/0013000011b7cporAttribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 Internationalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2023-06-19T12:23:27Zoai:repositorio.ufsm.br:1/29490Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2023-06-19T12:23:27Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv A educação á distância na formação de professores: possibilidades e desafios
The distance learning in teacher education: possibilities and limits
title A educação á distância na formação de professores: possibilidades e desafios
spellingShingle A educação á distância na formação de professores: possibilidades e desafios
Santos, Fernando Ferrão dos
Tecnologias da informação e da comunicação
Educação à distância
Formação de professores
Information technology and communication
Education distance
Teachers training
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short A educação á distância na formação de professores: possibilidades e desafios
title_full A educação á distância na formação de professores: possibilidades e desafios
title_fullStr A educação á distância na formação de professores: possibilidades e desafios
title_full_unstemmed A educação á distância na formação de professores: possibilidades e desafios
title_sort A educação á distância na formação de professores: possibilidades e desafios
author Santos, Fernando Ferrão dos
author_facet Santos, Fernando Ferrão dos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Fernández, Edgardo Gustavo
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Fernando Ferrão dos
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias da informação e da comunicação
Educação à distância
Formação de professores
Information technology and communication
Education distance
Teachers training
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Tecnologias da informação e da comunicação
Educação à distância
Formação de professores
Information technology and communication
Education distance
Teachers training
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2012.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-08
2011
2023-06-19T12:23:27Z
2023-06-19T12:23:27Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29490
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/0013000011b7c
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/29490
identifier_str_mv ark:/26339/0013000011b7c
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Artes e Letras
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Brasil
UFSM
Centro de Artes e Letras
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1815172429232734208