Indicadores das representações sociais da superdotação na discursividade das professoras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Romanowski, Caroline Leonhardt
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7077
Resumo: This paper aimed to research the social representations of teachers towards gifted students and their implications in the process of identification and in the search of understanding the representations that exist on a daily basis and that are in the common sense of this social group. It was used the theory of social representations and some methodological possibilities that it allows. This research was carried out with seven teachers of a state public school of Santa Maria, in Rio Grande do Sul state. All the research participants took part of the data collection that consisted in a triangle of instruments, starting with a dynamics activity called Three Characteristic Dynamics‟, of a Technique of Free Word Association and, finally, answered a questionnaire to confirm the data collected previously. The data were then analyzed according to the frequency of words and their importance in the research context. It was noticed that the strongest and the most recurrent representations of the students‟ representations, from those ones who show behaviors of giftedness, are intelligence, smartness, curiosity and the attitude of being questioners.
id UFSM_4ca7190dc60204eefdf230c15ac8c504
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/7077
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Indicadores das representações sociais da superdotação na discursividade das professorasIndicators of social representations of giftedness in teachers speechSuperdotaçãoRepresentações sociaisProfessorasDiscursividadeGiftednessSocial representationsTeachersSpeechCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOThis paper aimed to research the social representations of teachers towards gifted students and their implications in the process of identification and in the search of understanding the representations that exist on a daily basis and that are in the common sense of this social group. It was used the theory of social representations and some methodological possibilities that it allows. This research was carried out with seven teachers of a state public school of Santa Maria, in Rio Grande do Sul state. All the research participants took part of the data collection that consisted in a triangle of instruments, starting with a dynamics activity called Three Characteristic Dynamics‟, of a Technique of Free Word Association and, finally, answered a questionnaire to confirm the data collected previously. The data were then analyzed according to the frequency of words and their importance in the research context. It was noticed that the strongest and the most recurrent representations of the students‟ representations, from those ones who show behaviors of giftedness, are intelligence, smartness, curiosity and the attitude of being questioners.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorEste trabalho teve como principal objetivo pesquisar as representações sociais das professoras em relação aos estudantes com comportamentos de superdotação e suas implicações no processo de identificação e na busca de compreender estas representações que existem no cotidiano que circulam no senso comum deste grupo social. Foi utilizada a teoria das representações sociais e algumas possibilidades metodológicas que ela permite. Esta pesquisa foi realizada com sete professoras de uma escola pública estadual do município de Santa Maria/RS. Todas as participantes da pesquisa tomar parte no processo de coleta de dados, que consistiu em uma triangulação de instrumentos, iniciando-se pela dinâmica denominada pelas pesquisadoras de Dinâmica das Três Características, de uma Técnica de Associação Livre de Palavras e, por fim, responderam um questionário para confirmar os dados coletados anteriormente. Os dados foram analisados de acordo com a frequência com que as palavras foram evocadas e sua importância no contexto da pesquisa. Constatou-se que as representações mais fortes e recorrentes das professoras em relação às características dos estudantes que apresentam comportamentos de superdotação são a inteligência, a esperteza, a curiosidade e a postura de serem questionadores.Universidade Federal de Santa MariaBREducaçãoUFSMPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoFreitas, Soraia Napoleãohttp://lattes.cnpq.br/8605918251808106Chacon, Miguel Claudio Morielhttp://lattes.cnpq.br/3168297318782887Oliveira, Valeska Maria Fortes dehttp://lattes.cnpq.br/3628223248832085Antunes, Helenise Sangoihttp://lattes.cnpq.br/6804330341401151Romanowski, Caroline Leonhardt2014-06-092014-06-092013-04-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfROMANOWSKI, Caroline Leonhardt. INDICATORS OF SOCIAL REPRESENTATIONS OF GIFTEDNESS IN TEACHERS SPEECH. 2013. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7077porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2021-10-22T17:52:07Zoai:repositorio.ufsm.br:1/7077Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2021-10-22T17:52:07Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Indicadores das representações sociais da superdotação na discursividade das professoras
Indicators of social representations of giftedness in teachers speech
title Indicadores das representações sociais da superdotação na discursividade das professoras
spellingShingle Indicadores das representações sociais da superdotação na discursividade das professoras
Romanowski, Caroline Leonhardt
Superdotação
Representações sociais
Professoras
Discursividade
Giftedness
Social representations
Teachers
Speech
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
title_short Indicadores das representações sociais da superdotação na discursividade das professoras
title_full Indicadores das representações sociais da superdotação na discursividade das professoras
title_fullStr Indicadores das representações sociais da superdotação na discursividade das professoras
title_full_unstemmed Indicadores das representações sociais da superdotação na discursividade das professoras
title_sort Indicadores das representações sociais da superdotação na discursividade das professoras
author Romanowski, Caroline Leonhardt
author_facet Romanowski, Caroline Leonhardt
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Freitas, Soraia Napoleão
http://lattes.cnpq.br/8605918251808106
Chacon, Miguel Claudio Moriel
http://lattes.cnpq.br/3168297318782887
Oliveira, Valeska Maria Fortes de
http://lattes.cnpq.br/3628223248832085
Antunes, Helenise Sangoi
http://lattes.cnpq.br/6804330341401151
dc.contributor.author.fl_str_mv Romanowski, Caroline Leonhardt
dc.subject.por.fl_str_mv Superdotação
Representações sociais
Professoras
Discursividade
Giftedness
Social representations
Teachers
Speech
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
topic Superdotação
Representações sociais
Professoras
Discursividade
Giftedness
Social representations
Teachers
Speech
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
description This paper aimed to research the social representations of teachers towards gifted students and their implications in the process of identification and in the search of understanding the representations that exist on a daily basis and that are in the common sense of this social group. It was used the theory of social representations and some methodological possibilities that it allows. This research was carried out with seven teachers of a state public school of Santa Maria, in Rio Grande do Sul state. All the research participants took part of the data collection that consisted in a triangle of instruments, starting with a dynamics activity called Three Characteristic Dynamics‟, of a Technique of Free Word Association and, finally, answered a questionnaire to confirm the data collected previously. The data were then analyzed according to the frequency of words and their importance in the research context. It was noticed that the strongest and the most recurrent representations of the students‟ representations, from those ones who show behaviors of giftedness, are intelligence, smartness, curiosity and the attitude of being questioners.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-04-16
2014-06-09
2014-06-09
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv ROMANOWSKI, Caroline Leonhardt. INDICATORS OF SOCIAL REPRESENTATIONS OF GIFTEDNESS IN TEACHERS SPEECH. 2013. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7077
identifier_str_mv ROMANOWSKI, Caroline Leonhardt. INDICATORS OF SOCIAL REPRESENTATIONS OF GIFTEDNESS IN TEACHERS SPEECH. 2013. 92 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/7077
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
BR
Educação
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Educação
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
BR
Educação
UFSM
Programa de Pós-Graduação em Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1805922088147484672