Análise das percepções de docentes e discentes sobre educação ambiental a partir da alfabetização científica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/001300000pv1d |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/802 |
Resumo: | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2013. |
id |
UFSM_707089bc987f6739000d26cc9e23d7f3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/802 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise das percepções de docentes e discentes sobre educação ambiental a partir da alfabetização científicaAnalysis of the perceptions of teachers and students about environmental education from the study of Nature of ScienceEducação ambientalAlfabetização científicaNatureza da ciênciaConcepções préviasEnsino de ciênciasMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2013.This paper presents how environmental education is crafted in escollar environment, and how the Scientific Literacy contributes constructively to complete this process. Making the subject himself can understand the intrinsic processes occurring, and thus be able to judge positively and constructively interfere towards his fellow man. This research was carried out between September and November 2013, through the application of questionnaires to students and teachers of the 8th series of four schools in the municipality of Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brazil. The questionnaires differed between teachers and students, the total compounds, respec-tively, by 25 and 20 questions each. We observed, through their analysis that much remains to be done in favor of the student body. In this sense, the role of Environ-mental Education, Scientific Literacy is treated by a sustainable development for the whole society. And this proved to be one of the most efficient ways to achieve this great desire. For effective results are attained when relating theory to practice. In ad-dition, various attitudes indispensably need from the teacher as mediator be knowledge. Due to various factors, it is concluded that many teachers "stagnated in time", thus not seeking new courses and learning programs for enhancing their knowledge. Despite these obstacles, it is known that much depends not only on the "goodwill" of teachers. However, if government higher authorities comply with their obligations owed much of the outcome of this story would be very different.Este trabalho apresenta como a Educação Ambiental é trabalhada no ambiente es-colar, e de que modo a Alfabetização Científica contribui construtivamente para a realização deste processo. Tornando o próprio sujeito capaz de compreender os processos intrínsecos ocorrentes, e assim julgar-se capaz de interferir positiva e construtivamente em prol de seu semelhante. Esta investigação realizou-se entre os meses de setembro a novembro de 2013, por meio da aplicação de questionários com os alunos das 8as séries e professores de quatro escolas do município de Santa Cruz do Sul, Rio Grande do Sul, Brasil. Os questionários diferenciavam-se em algu-mas questões entre docentes e discentes, compostos ao total, respectivamente, por 25 e 20 questões cada um. Observou-se, através de suas análises, que muito ainda precisa ser feito a favor do corpo discente. Neste sentido, o papel da Educação Am-biental, equiparada pela Alfabetização Científica é construir um desenvolvimento sustentável para toda a sociedade. Sendo que esta demonstrou ser uma das formas mais eficientes de concretizar esse grande desejo. Pois, atingem-se resultados efi-cazes quando se relaciona a teoria com a prática. Além disso, diversas atitudes ne-cessitam imprescindivelmente partir do professor, como ser mediador do conheci-mento. Em virtude de diversos fatores, conclui-se que, muitos professores "estagnaram-se no tempo", não buscando assim novos cursos e programas de aprendizagem para aperfeiçoarem os seus conhecimentos. Apesar destes empecilhos, sabe-se que muito não depende só da "boa vontade" dos professores. Ora , se as instâncias superiores governamentais cumprissem com os seus devidos deveres, grande parte do desfecho desta história seria bem diferente.Universidade Federal de Santa MariaCentro de Ciências RuraisNishijima, ToshioTadiello, Rafaela Bressan2015-05-13T12:49:44Z2015-05-13T12:49:44Z2013-12-202013Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/802ark:/26339/001300000pv1dporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:52:08Zoai:repositorio.ufsm.br:1/802Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:52:08Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise das percepções de docentes e discentes sobre educação ambiental a partir da alfabetização científica Analysis of the perceptions of teachers and students about environmental education from the study of Nature of Science |
title |
Análise das percepções de docentes e discentes sobre educação ambiental a partir da alfabetização científica |
spellingShingle |
Análise das percepções de docentes e discentes sobre educação ambiental a partir da alfabetização científica Tadiello, Rafaela Bressan Educação ambiental Alfabetização científica Natureza da ciência Concepções prévias Ensino de ciências |
title_short |
Análise das percepções de docentes e discentes sobre educação ambiental a partir da alfabetização científica |
title_full |
Análise das percepções de docentes e discentes sobre educação ambiental a partir da alfabetização científica |
title_fullStr |
Análise das percepções de docentes e discentes sobre educação ambiental a partir da alfabetização científica |
title_full_unstemmed |
Análise das percepções de docentes e discentes sobre educação ambiental a partir da alfabetização científica |
title_sort |
Análise das percepções de docentes e discentes sobre educação ambiental a partir da alfabetização científica |
author |
Tadiello, Rafaela Bressan |
author_facet |
Tadiello, Rafaela Bressan |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nishijima, Toshio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Tadiello, Rafaela Bressan |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação ambiental Alfabetização científica Natureza da ciência Concepções prévias Ensino de ciências |
topic |
Educação ambiental Alfabetização científica Natureza da ciência Concepções prévias Ensino de ciências |
description |
Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2013. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-12-20 2013 2015-05-13T12:49:44Z 2015-05-13T12:49:44Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/802 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/001300000pv1d |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/802 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/001300000pv1d |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Rurais |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciências Rurais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172375605411840 |