Perpassando pela historicidade do curso de artes visuais - licenciatura/ufsm: uma análise das organizações currículares de 1992, 1999 e 2004.
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Data de Publicação: | 2008 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
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Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/1115 |
Resumo: | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2008. |
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Perpassando pela historicidade do curso de artes visuais - licenciatura/ufsm: uma análise das organizações currículares de 1992, 1999 e 2004.Passing by the historicidade of the course of visual arts - licenciatura/ufsm: an analysis of the organizations currículares of 1992, 1999 and 2004.Artes visuaisCurrículoCulturaMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, RS, 2008.The present research intended to verify in which manner professors of Visual Arts – Majoring/UFSM understand the shifts occurred in the planning of the syllabus in 1992, 1999 and 2004. It is also aimed at to perceive the importance of those shifts for the academy as a whole and its professors. In this way, the research was structured through a qualitative method, based on a case of study (three professors at the Course of Visual Arts taking part of the Pedagogic Project planning.). Thus, the methods for the making of this research were directed to a document appreciation and to a semi-structured interview. After data collection it was accomplished an analysis based on the Content Analysis in three steps: Pre-analysis, Description and Interpretation of the References. Those steps made possible to verify the conception and the part taking of professors’ social and professional values and ideals in those shifts facing the new guidelines being established. Therefore, it was noticed in the professors’ speech the strong presence of subjects like: Imposed Curriculum, Location Culture and reality and Teaching of Visual Arts as a midpoint of shift.Esta pesquisa buscou verificar, como os professores do curso de Artes Visuais Licenciatura/UFSM entendem as mudanças ocorridas nas organizações curriculares de 1992, 1999 e 2004. Objetivou, igualmente, perceber a importância dessas mudanças para o meio acadêmico, bem como, para o corpo docente. Sendo assim, a pesquisa estruturou-se através de uma abordagem qualitativa utilizando-se de um estudo de caso (três professores do Curso de Artes Visuais participantes da estruturação dos Projetos Pedagógicos). O procedimento para a efetivação dessa pesquisa voltou-se para a apreciação dos documentos e para a entrevista semi-estruturada. Na presença desses dados, foi realizada uma análise embasada na Análise do Conteúdo que aconteceu em três etapas: Pré-análise, Descrição e Interpretação Referencial. Esses passos possibilitaram verificar a concepção e a participação dos valores e ideais profissionais e sociais dos professores participantes dessas alterações, perante as novas diretrizes a serem estabelecidas. Com isso, percebeu-se, na fala dos professores, a forte presença de categorias como: Currículo como imposição; Realidade local e organizacional e, Ensino das Artes Visuais como centro de transformação.Universidade Federal de Santa MariaCentro de EducaçãoOliveira, Marilda Oliveira deBaptaglin, Leila Adriana2015-11-12T12:01:59Z2015-11-12T12:01:59Z2008-042008Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/1115ark:/26339/00130000066ttporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T22:53:54Zoai:repositorio.ufsm.br:1/1115Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T22:53:54Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
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