Tecnologias da informação na rotina estudantil: estudo de caso dos alunos de um curso de graduação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Manancial - Repositório Digital da UFSM |
dARK ID: | ark:/26339/0013000013ccj |
Texto Completo: | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2491 |
Resumo: | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010. |
id |
UFSM_78d3208ab81489ec372c33fe87fb69c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufsm.br:1/2491 |
network_acronym_str |
UFSM |
network_name_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository_id_str |
|
spelling |
Tecnologias da informação na rotina estudantil: estudo de caso dos alunos de um curso de graduaçãoInformation technology in students’ routine: a case study with students from an undergraduate courseTecnologia da informaçãoCurso de economiaConstrução do conhecimentoArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010.Several learning theories emphasize the importance of social interactions as a way to promote human development. In this way, technological tools, when properly used, have the power to construct science by allowing the reflection and critique on the assumed hypothesis. Thus, the information technologies applied to teaching and learning processes should be used to support the methodology adopted by the teacher once, the real educational function is to create learning conditions and, in this case, using computers as a facilitating tool. This work aimed to verify if students from the Course of Economy have been using Information and Communication Technologies, which are available to them in and outside the university environment, as a tool in the teaching and learning process. To reach these results, we carried out a case study by applying a questionnaire to the students from the course object of the research, considering the specificities of its working area. The results demonstrated that the students from the Course of Economy, from the considered Institution, use most of the ICTs that are available to them, in the university environment and outside it. The researched students considered it important that the teaching and learning process to be complemented by the use of ICTs but however, we observed some inconsistencies, and for example, most of the students consider as a significant factor that teachers have blogs with academic purpose but, some admit that they do not read the material posted by their Masters. We come then to the conclusion that for all students definitely use the available technological tools, it is necessary to “create” the culture, especially by teachers, because the students understand and consider the ICTs importance but not necessarily make use of them.Diversas teorias de aprendizagem ressaltam a importância da interação social como forma de promover o desenvolvimento humano. Neste sentido, as ferramentas tecnológicas, quando bem utilizadas, têm o poder de construir ciência, ao permitir a reflexão e a crítica das hipóteses construídas. Assim, as tecnologias da informação aplicadas ao ensino-aprendizagem devem ser utilizadas como suporte à metodologia adotada pelo professor, dado que a verdadeira função educacional é criar condições de aprendizagem, tendo, neste caso, o computador como facilitador. O objetivo deste trabalho é verificar se os alunos do Curso de Economia, da Instituição analisada têm feito uso das Tecnologias de Informação e Comunicação às quais possuem acesso, dentro e fora do ambiente universitário, como instrumentos no processo de ensino-aprendizagem. Para alcançar os resultados, este trabalho caracteriza-se por ser um estudo de caso, sendo aplicado um questionário aos alunos do Curso analisado, tendo em vista as especificidades de sua área. Os resultados apontaram que os alunos do Curso de Economia, da Instituição estudada, fazem uso da grande maioria das TICs à sua disposição, tanto no ambiente universitário quanto fora dele. Os acadêmicos pesquisados consideram importante que o processo ensinoaprendizagem seja complementado pelas TICs, entretanto, observaram-se algumas incoerências, como, por exemplo, grande parte considera fator significativo que os professores mantenham blogs, com fins acadêmicos, mas alguns admitem que não lêem os materiais postados pelos Mestres. Chega-se à conclusão de que, para que todos os alunos utilizem definitivamente as ferramentas tecnológicas à sua disposição, é necessária a “criação” de cultura, essencialmente por parte dos professores, pois, conforme os resultados obtidos, os alunos entendem e consideram importante as TICs, mas não necessariamente fazem uso das mesmas.Universidade Federal de Santa MariaCentro de Artes e LetrasMello, Carolina Iuva deLopes, Taize de Andrade Machado2017-01-11T14:35:26Z2017-01-11T14:35:26Z2010-10-042010Trabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2491ark:/26339/0013000013ccjporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2017-06-13T23:04:01Zoai:repositorio.ufsm.br:1/2491Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2017-06-13T23:04:01Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tecnologias da informação na rotina estudantil: estudo de caso dos alunos de um curso de graduação Information technology in students’ routine: a case study with students from an undergraduate course |
title |
Tecnologias da informação na rotina estudantil: estudo de caso dos alunos de um curso de graduação |
spellingShingle |
Tecnologias da informação na rotina estudantil: estudo de caso dos alunos de um curso de graduação Lopes, Taize de Andrade Machado Tecnologia da informação Curso de economia Construção do conhecimento |
title_short |
Tecnologias da informação na rotina estudantil: estudo de caso dos alunos de um curso de graduação |
title_full |
Tecnologias da informação na rotina estudantil: estudo de caso dos alunos de um curso de graduação |
title_fullStr |
Tecnologias da informação na rotina estudantil: estudo de caso dos alunos de um curso de graduação |
title_full_unstemmed |
Tecnologias da informação na rotina estudantil: estudo de caso dos alunos de um curso de graduação |
title_sort |
Tecnologias da informação na rotina estudantil: estudo de caso dos alunos de um curso de graduação |
author |
Lopes, Taize de Andrade Machado |
author_facet |
Lopes, Taize de Andrade Machado |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Mello, Carolina Iuva de |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Taize de Andrade Machado |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia da informação Curso de economia Construção do conhecimento |
topic |
Tecnologia da informação Curso de economia Construção do conhecimento |
description |
Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2010. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-10-04 2010 2017-01-11T14:35:26Z 2017-01-11T14:35:26Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2491 |
dc.identifier.dark.fl_str_mv |
ark:/26339/0013000013ccj |
url |
http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2491 |
identifier_str_mv |
ark:/26339/0013000013ccj |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Artes e Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Artes e Letras |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) instacron:UFSM |
instname_str |
Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
instacron_str |
UFSM |
institution |
UFSM |
reponame_str |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
collection |
Manancial - Repositório Digital da UFSM |
repository.name.fl_str_mv |
Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) |
repository.mail.fl_str_mv |
atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com |
_version_ |
1815172441531482112 |