Empresas familiares: comunicação, cultura e identidade organizacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Schwartzhaupt, Taiele
Data de Publicação: 2015
Idioma: por
Título da fonte: Manancial - Repositório Digital da UFSM
dARK ID: ark:/26339/001300001838r
Texto Completo: http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2086
Resumo: Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Relações Públicas, RS, 2015.
id UFSM_9aa2902fafd5da415f120a92f92e0abc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsm.br:1/2086
network_acronym_str UFSM
network_name_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository_id_str
spelling Empresas familiares: comunicação, cultura e identidade organizacionalFamily business: communication, identity and organizational cultureEstudos culturaisCultura organizacionalEmpresas familiaresComunicação organizacionalIdentidadeCultural studiesOrganizational cultureFamily businessOrganizational communicationIdentityTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Relações Públicas, RS, 2015.This paper intended to study the challenges of communicating the organizational culture of family businesses from a case study in Superauto company of Santa Maria-RS, that has a family leadership, due to its hierarchical organization. The proposal was to undertake a study that took into account concepts based on cultural studies, so from this perspective, we can understand the culture of the demonstration in the organizational environment, also bringing a communicational approach from public relations area of expertise. Upon study in Superauto company of Santa Maria-RS, we note that some characteristics thought to be peculiar of family businesses are very present and that they may have professionalized their routines and thus building a strong organizational culture while maintaining their legitimate identity.O presente trabalho se destina a estudar os desafios de comunicar a cultura organizacional das empresas familiares a partir de um estudo de caso na empresa Superauto de Santa Maria-RS, que apresenta uma liderança familiar, em função de sua organização hierárquica. A proposta foi realizar um estudo que levou em conta conceitos de cultura baseados nos Estudos Culturais, para que a partir dessa perspectiva, possamos compreender a manifestação da cultura no ambiente organizacional, trazendo também uma abordagem comunicacional a partir de conhecimentos da área de relações públicas. Ao realizar o estudo na empresa Superauto de Santa Maria-RS, notamos que algumas características tidas como peculiares das empresas familiares são bem presentes e que as mesmas podem ter suas rotinas profissionalizadas e assim, construir uma cultura organizacional forte, mantendo sua identidade legítima.Universidade Federal de Santa MariaCentro de Ciências Sociais e HumanasLisbôa Filho, Flavi FerreiraSchwartzhaupt, Taiele2016-08-26T02:23:19Z2016-08-26T02:23:19Z20152015Trabalho de Conclusão de Curso de Graduaçãoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/2086ark:/26339/001300001838rporinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Manancial - Repositório Digital da UFSMinstname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)instacron:UFSM2020-11-17T11:56:44Zoai:repositorio.ufsm.br:1/2086Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://repositorio.ufsm.br/ONGhttps://repositorio.ufsm.br/oai/requestatendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.comopendoar:2020-11-17T11:56:44Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)false
dc.title.none.fl_str_mv Empresas familiares: comunicação, cultura e identidade organizacional
Family business: communication, identity and organizational culture
title Empresas familiares: comunicação, cultura e identidade organizacional
spellingShingle Empresas familiares: comunicação, cultura e identidade organizacional
Schwartzhaupt, Taiele
Estudos culturais
Cultura organizacional
Empresas familiares
Comunicação organizacional
Identidade
Cultural studies
Organizational culture
Family business
Organizational communication
Identity
title_short Empresas familiares: comunicação, cultura e identidade organizacional
title_full Empresas familiares: comunicação, cultura e identidade organizacional
title_fullStr Empresas familiares: comunicação, cultura e identidade organizacional
title_full_unstemmed Empresas familiares: comunicação, cultura e identidade organizacional
title_sort Empresas familiares: comunicação, cultura e identidade organizacional
author Schwartzhaupt, Taiele
author_facet Schwartzhaupt, Taiele
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lisbôa Filho, Flavi Ferreira
dc.contributor.author.fl_str_mv Schwartzhaupt, Taiele
dc.subject.por.fl_str_mv Estudos culturais
Cultura organizacional
Empresas familiares
Comunicação organizacional
Identidade
Cultural studies
Organizational culture
Family business
Organizational communication
Identity
topic Estudos culturais
Cultura organizacional
Empresas familiares
Comunicação organizacional
Identidade
Cultural studies
Organizational culture
Family business
Organizational communication
Identity
description Trabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Curso de Comunicação Social – Relações Públicas, RS, 2015.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015
2015
2016-08-26T02:23:19Z
2016-08-26T02:23:19Z
dc.type.driver.fl_str_mv Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2086
dc.identifier.dark.fl_str_mv ark:/26339/001300001838r
url http://repositorio.ufsm.br/handle/1/2086
identifier_str_mv ark:/26339/001300001838r
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Ciências Sociais e Humanas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Santa Maria
Centro de Ciências Sociais e Humanas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Manancial - Repositório Digital da UFSM
instname:Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron:UFSM
instname_str Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
instacron_str UFSM
institution UFSM
reponame_str Manancial - Repositório Digital da UFSM
collection Manancial - Repositório Digital da UFSM
repository.name.fl_str_mv Manancial - Repositório Digital da UFSM - Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
repository.mail.fl_str_mv atendimento.sib@ufsm.br||tedebc@gmail.com
_version_ 1821326229840592896