Educação de pacientes com asma: atuação do enfermeiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BETTENCOURT,ANA RITA DE CÁSSIA
Data de Publicação: 2002
Outros Autores: OLIVEIRA,MARIA ALENITA DE, FERNANDES,ANA LUISA GODOY, BOGOSSIAN,MIGUEL
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Jornal de Pneumologia
Texto Completo: http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-35862002000400004
Resumo: Introdução: Programas de educação em asma levam a melhor controle da asma e são uma das recomendações dos consensos. Os programas devem incluir uma enfermeira no grupo educacional que aplicará o programa estruturado. A proposta da intervenção é mudar a vida diária do paciente e sua família e melhorar o controle da doença e qualidade de vida. Objetivo: Padronizar e aplicar um modelo estruturado de pós-consulta, como parte de atendimento multidisciplinar dentro de um programa educativo para pacientes asmáticos em um ambulatório de um hospital público e acompanhamento das mudanças no conhecimento da asma e qualidade de vida. Método: Estudo longitudinal, prospectivo, com duração de seis meses, realizado no ambulatório de Pneumologia do Hospital São Paulo (Unifesp/EPM), dentro de um programa de educação para pacientes asmáticos, em que foram agendadas seis consultas, com intervalo de quatro semanas, com os seguintes temas: o que é asma, medicações de alívio e prevenção, diário de sintomas e escore de dispnéia, uso correto do aerossol, discussão dos fatores desencadeantes e profilaxia, e também reconhecer os sinais de descontrole da asma. Um modelo padronizado do questionário de conhecimentos sobre asma e outro sobre qualidade de vida foram aplicados no início, durante e no final do estudo. Resultados: 26 asmáticos foram acompanhados por seis meses e mostraram melhora significante na identificação dos problemas relacionados ao manejo da asma, como também nos índices de qualidade de vida. Conclusão: O modelo de atendimento, como também as técnicas de treinamento, foram adequadas e úteis no desenvolvimento de um programa educativo estruturado para pacientes asmáticos.
id USP-50_a80ba082e350eee3bd2ab5043cc12958
oai_identifier_str oai:scielo:S0102-35862002000400004
network_acronym_str USP-50
network_name_str Jornal de Pneumologia
repository_id_str
spelling Educação de pacientes com asma: atuação do enfermeiroAsmaEnfermagemEducaçãoQualidade de vidaIntrodução: Programas de educação em asma levam a melhor controle da asma e são uma das recomendações dos consensos. Os programas devem incluir uma enfermeira no grupo educacional que aplicará o programa estruturado. A proposta da intervenção é mudar a vida diária do paciente e sua família e melhorar o controle da doença e qualidade de vida. Objetivo: Padronizar e aplicar um modelo estruturado de pós-consulta, como parte de atendimento multidisciplinar dentro de um programa educativo para pacientes asmáticos em um ambulatório de um hospital público e acompanhamento das mudanças no conhecimento da asma e qualidade de vida. Método: Estudo longitudinal, prospectivo, com duração de seis meses, realizado no ambulatório de Pneumologia do Hospital São Paulo (Unifesp/EPM), dentro de um programa de educação para pacientes asmáticos, em que foram agendadas seis consultas, com intervalo de quatro semanas, com os seguintes temas: o que é asma, medicações de alívio e prevenção, diário de sintomas e escore de dispnéia, uso correto do aerossol, discussão dos fatores desencadeantes e profilaxia, e também reconhecer os sinais de descontrole da asma. Um modelo padronizado do questionário de conhecimentos sobre asma e outro sobre qualidade de vida foram aplicados no início, durante e no final do estudo. Resultados: 26 asmáticos foram acompanhados por seis meses e mostraram melhora significante na identificação dos problemas relacionados ao manejo da asma, como também nos índices de qualidade de vida. Conclusão: O modelo de atendimento, como também as técnicas de treinamento, foram adequadas e úteis no desenvolvimento de um programa educativo estruturado para pacientes asmáticos.Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia2002-07-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersiontext/htmlhttp://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-35862002000400004Jornal de Pneumologia v.28 n.4 2002reponame:Jornal de Pneumologiainstname:Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia da Universidade de São Paulo (SBPT-USP)instacron:USP10.1590/S0102-35862002000400004info:eu-repo/semantics/openAccessBETTENCOURT,ANA RITA DE CÁSSIAOLIVEIRA,MARIA ALENITA DEFERNANDES,ANA LUISA GODOYBOGOSSIAN,MIGUELpor2002-12-04T00:00:00Zoai:scielo:S0102-35862002000400004Revistahttps://www.scielo.br/j/jpneu/gridPUBhttp://www.scielo.br/oai/scielo-oai.phpjpneumo@terra.com.br0102-35861678-4642opendoar:2002-12-04T00:00Jornal de Pneumologia - Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia da Universidade de São Paulo (SBPT-USP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação de pacientes com asma: atuação do enfermeiro
title Educação de pacientes com asma: atuação do enfermeiro
spellingShingle Educação de pacientes com asma: atuação do enfermeiro
BETTENCOURT,ANA RITA DE CÁSSIA
Asma
Enfermagem
Educação
Qualidade de vida
title_short Educação de pacientes com asma: atuação do enfermeiro
title_full Educação de pacientes com asma: atuação do enfermeiro
title_fullStr Educação de pacientes com asma: atuação do enfermeiro
title_full_unstemmed Educação de pacientes com asma: atuação do enfermeiro
title_sort Educação de pacientes com asma: atuação do enfermeiro
author BETTENCOURT,ANA RITA DE CÁSSIA
author_facet BETTENCOURT,ANA RITA DE CÁSSIA
OLIVEIRA,MARIA ALENITA DE
FERNANDES,ANA LUISA GODOY
BOGOSSIAN,MIGUEL
author_role author
author2 OLIVEIRA,MARIA ALENITA DE
FERNANDES,ANA LUISA GODOY
BOGOSSIAN,MIGUEL
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv BETTENCOURT,ANA RITA DE CÁSSIA
OLIVEIRA,MARIA ALENITA DE
FERNANDES,ANA LUISA GODOY
BOGOSSIAN,MIGUEL
dc.subject.por.fl_str_mv Asma
Enfermagem
Educação
Qualidade de vida
topic Asma
Enfermagem
Educação
Qualidade de vida
description Introdução: Programas de educação em asma levam a melhor controle da asma e são uma das recomendações dos consensos. Os programas devem incluir uma enfermeira no grupo educacional que aplicará o programa estruturado. A proposta da intervenção é mudar a vida diária do paciente e sua família e melhorar o controle da doença e qualidade de vida. Objetivo: Padronizar e aplicar um modelo estruturado de pós-consulta, como parte de atendimento multidisciplinar dentro de um programa educativo para pacientes asmáticos em um ambulatório de um hospital público e acompanhamento das mudanças no conhecimento da asma e qualidade de vida. Método: Estudo longitudinal, prospectivo, com duração de seis meses, realizado no ambulatório de Pneumologia do Hospital São Paulo (Unifesp/EPM), dentro de um programa de educação para pacientes asmáticos, em que foram agendadas seis consultas, com intervalo de quatro semanas, com os seguintes temas: o que é asma, medicações de alívio e prevenção, diário de sintomas e escore de dispnéia, uso correto do aerossol, discussão dos fatores desencadeantes e profilaxia, e também reconhecer os sinais de descontrole da asma. Um modelo padronizado do questionário de conhecimentos sobre asma e outro sobre qualidade de vida foram aplicados no início, durante e no final do estudo. Resultados: 26 asmáticos foram acompanhados por seis meses e mostraram melhora significante na identificação dos problemas relacionados ao manejo da asma, como também nos índices de qualidade de vida. Conclusão: O modelo de atendimento, como também as técnicas de treinamento, foram adequadas e úteis no desenvolvimento de um programa educativo estruturado para pacientes asmáticos.
publishDate 2002
dc.date.none.fl_str_mv 2002-07-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-35862002000400004
url http://old.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-35862002000400004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 10.1590/S0102-35862002000400004
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia
dc.source.none.fl_str_mv Jornal de Pneumologia v.28 n.4 2002
reponame:Jornal de Pneumologia
instname:Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia da Universidade de São Paulo (SBPT-USP)
instacron:USP
instname_str Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia da Universidade de São Paulo (SBPT-USP)
instacron_str USP
institution USP
reponame_str Jornal de Pneumologia
collection Jornal de Pneumologia
repository.name.fl_str_mv Jornal de Pneumologia - Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia da Universidade de São Paulo (SBPT-USP)
repository.mail.fl_str_mv jpneumo@terra.com.br
_version_ 1754847947565039616