Epa babá! as alegorias e o orixá: representações de oxalá nos desfiles das escolas de samba de são paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Leandro de Santana [UNIFESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/11600/66709
Resumo: A presente pesquisa analisa as representações do Orixá Oxalá em alegorias de desfiles de escola de samba da cidade de São Paulo, tendo como foco as alegorias do desfile "Afoxé de Oxalá, no Cortejo de Babá, Um Canto de Luz em Tempo de Trevas" da Escola de Samba Águia de Ouro desenvolvido pelo carnavalesco Sidney França para o carnaval de 2022. Para tanto, criou-se, enquanto método de análise, uma adaptação do modelo iconográfico e iconológico, levando em consideração a compreensão da contextualização – por meio de um levantamento histórico acerca dos desfiles de escola de samba em São Paulo e da presença dos Orixás nos enredos de carnaval -, da concepção – através de registro de relato do carnavalesco -, da construção – a partir de trabalho de campo – e da apresentação – por meio do registro do desfile carnavalesco em si – das alegorias. A fim de proporcionar um panorama no qual fosse possível identificar determinadas semelhanças e permanências nas representações de Oxalá, foram selecionadas, para uma análise mais sucinta, outras alegorias que homenagearam Oxalá, no grupo especial de São Paulo, a saber: Vai-Vai (1991 e 2017), Mocidade Alegre (2003), Gaviões da Fiel Torcida (2019). O recorrente uso da cor branca e de determinadas imagens como o opaxorô e a pomba branca, evidenciam certas permanências na construção de tais representações, tendo em vista o caráter narrativo que elas evocam. A presença marcante de Orixás nos desfiles de carnaval e, mais especificamente, nas alegorias (elemento de notório protagonismo visual nos desfiles), por sua vez, reforçam a marcante relação presente entre as Escolas de Samba e a religiosidade afrodiaspórica.
id UFSP_085676b16520380dd0148febc004a578
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/66709
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Silva, Leandro de Santana [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/7755424525492461http://lattes.cnpq.br/5763073820553220http://lattes.cnpq.br/6111344079768148Jorge, Marina Soler [UNIFESP]Goldstein, Ilana Seltzer [UNIFESP]2023-01-30T21:06:29Z2023-01-30T21:06:29Z2022-10https://repositorio.unifesp.br/11600/66709A presente pesquisa analisa as representações do Orixá Oxalá em alegorias de desfiles de escola de samba da cidade de São Paulo, tendo como foco as alegorias do desfile "Afoxé de Oxalá, no Cortejo de Babá, Um Canto de Luz em Tempo de Trevas" da Escola de Samba Águia de Ouro desenvolvido pelo carnavalesco Sidney França para o carnaval de 2022. Para tanto, criou-se, enquanto método de análise, uma adaptação do modelo iconográfico e iconológico, levando em consideração a compreensão da contextualização – por meio de um levantamento histórico acerca dos desfiles de escola de samba em São Paulo e da presença dos Orixás nos enredos de carnaval -, da concepção – através de registro de relato do carnavalesco -, da construção – a partir de trabalho de campo – e da apresentação – por meio do registro do desfile carnavalesco em si – das alegorias. A fim de proporcionar um panorama no qual fosse possível identificar determinadas semelhanças e permanências nas representações de Oxalá, foram selecionadas, para uma análise mais sucinta, outras alegorias que homenagearam Oxalá, no grupo especial de São Paulo, a saber: Vai-Vai (1991 e 2017), Mocidade Alegre (2003), Gaviões da Fiel Torcida (2019). O recorrente uso da cor branca e de determinadas imagens como o opaxorô e a pomba branca, evidenciam certas permanências na construção de tais representações, tendo em vista o caráter narrativo que elas evocam. A presença marcante de Orixás nos desfiles de carnaval e, mais especificamente, nas alegorias (elemento de notório protagonismo visual nos desfiles), por sua vez, reforçam a marcante relação presente entre as Escolas de Samba e a religiosidade afrodiaspórica.Não recebi financiamento243 f.porUniversidade Federal de São PauloEscola de SambaAlegoriaOrixáOxaláReligiosidade AfrodiaspóricaEpa babá! as alegorias e o orixá: representações de oxalá nos desfiles das escolas de samba de são pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)História da ArteORIGINALLeandro_Santana_Dissertacao_Final_Unifesp_2022.pdfLeandro_Santana_Dissertacao_Final_Unifesp_2022.pdfDissertação de Mestradoapplication/pdf32864182${dspace.ui.url}/bitstream/11600/66709/1/Leandro_Santana_Dissertacao_Final_Unifesp_2022.pdfbbdc0ee1f711ab11fac6141ba93889eeMD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85864${dspace.ui.url}/bitstream/11600/66709/2/license.txt0193c02f681c6ffc1df661ad05c0c594MD52open accessTEXTLeandro_Santana_Dissertacao_Final_Unifesp_2022.pdf.txtLeandro_Santana_Dissertacao_Final_Unifesp_2022.pdf.txtExtracted texttext/plain439000${dspace.ui.url}/bitstream/11600/66709/6/Leandro_Santana_Dissertacao_Final_Unifesp_2022.pdf.txt8540788ac123a8fa2a7d73912d273da9MD56open accessTHUMBNAILLeandro_Santana_Dissertacao_Final_Unifesp_2022.pdf.jpgLeandro_Santana_Dissertacao_Final_Unifesp_2022.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3782${dspace.ui.url}/bitstream/11600/66709/8/Leandro_Santana_Dissertacao_Final_Unifesp_2022.pdf.jpg19abeaacb243fc90476fe1e78998d650MD58open access11600/667092023-05-15 09:25:28.758open accessoai:repositorio.unifesp.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-05-15T12:25:28Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Epa babá! as alegorias e o orixá: representações de oxalá nos desfiles das escolas de samba de são paulo
title Epa babá! as alegorias e o orixá: representações de oxalá nos desfiles das escolas de samba de são paulo
spellingShingle Epa babá! as alegorias e o orixá: representações de oxalá nos desfiles das escolas de samba de são paulo
Silva, Leandro de Santana [UNIFESP]
Escola de Samba
Alegoria
Orixá
Oxalá
Religiosidade Afrodiaspórica
title_short Epa babá! as alegorias e o orixá: representações de oxalá nos desfiles das escolas de samba de são paulo
title_full Epa babá! as alegorias e o orixá: representações de oxalá nos desfiles das escolas de samba de são paulo
title_fullStr Epa babá! as alegorias e o orixá: representações de oxalá nos desfiles das escolas de samba de são paulo
title_full_unstemmed Epa babá! as alegorias e o orixá: representações de oxalá nos desfiles das escolas de samba de são paulo
title_sort Epa babá! as alegorias e o orixá: representações de oxalá nos desfiles das escolas de samba de são paulo
author Silva, Leandro de Santana [UNIFESP]
author_facet Silva, Leandro de Santana [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7755424525492461
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5763073820553220
dc.contributor.advisor-coLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6111344079768148
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Leandro de Santana [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Jorge, Marina Soler [UNIFESP]
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Goldstein, Ilana Seltzer [UNIFESP]
contributor_str_mv Jorge, Marina Soler [UNIFESP]
Goldstein, Ilana Seltzer [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Escola de Samba
Alegoria
Orixá
Oxalá
Religiosidade Afrodiaspórica
topic Escola de Samba
Alegoria
Orixá
Oxalá
Religiosidade Afrodiaspórica
description A presente pesquisa analisa as representações do Orixá Oxalá em alegorias de desfiles de escola de samba da cidade de São Paulo, tendo como foco as alegorias do desfile "Afoxé de Oxalá, no Cortejo de Babá, Um Canto de Luz em Tempo de Trevas" da Escola de Samba Águia de Ouro desenvolvido pelo carnavalesco Sidney França para o carnaval de 2022. Para tanto, criou-se, enquanto método de análise, uma adaptação do modelo iconográfico e iconológico, levando em consideração a compreensão da contextualização – por meio de um levantamento histórico acerca dos desfiles de escola de samba em São Paulo e da presença dos Orixás nos enredos de carnaval -, da concepção – através de registro de relato do carnavalesco -, da construção – a partir de trabalho de campo – e da apresentação – por meio do registro do desfile carnavalesco em si – das alegorias. A fim de proporcionar um panorama no qual fosse possível identificar determinadas semelhanças e permanências nas representações de Oxalá, foram selecionadas, para uma análise mais sucinta, outras alegorias que homenagearam Oxalá, no grupo especial de São Paulo, a saber: Vai-Vai (1991 e 2017), Mocidade Alegre (2003), Gaviões da Fiel Torcida (2019). O recorrente uso da cor branca e de determinadas imagens como o opaxorô e a pomba branca, evidenciam certas permanências na construção de tais representações, tendo em vista o caráter narrativo que elas evocam. A presença marcante de Orixás nos desfiles de carnaval e, mais especificamente, nas alegorias (elemento de notório protagonismo visual nos desfiles), por sua vez, reforçam a marcante relação presente entre as Escolas de Samba e a religiosidade afrodiaspórica.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-10
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-01-30T21:06:29Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-01-30T21:06:29Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/11600/66709
url https://repositorio.unifesp.br/11600/66709
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 243 f.
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/66709/1/Leandro_Santana_Dissertacao_Final_Unifesp_2022.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/66709/2/license.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/66709/6/Leandro_Santana_Dissertacao_Final_Unifesp_2022.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/66709/8/Leandro_Santana_Dissertacao_Final_Unifesp_2022.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv bbdc0ee1f711ab11fac6141ba93889ee
0193c02f681c6ffc1df661ad05c0c594
8540788ac123a8fa2a7d73912d273da9
19abeaacb243fc90476fe1e78998d650
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764192297517056