Elaboração de indicadores de desempenho profissional para monitoramento de profissionais recém-admitidos no Hospital São Paulo a partir de capacitação online

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carlos, Cláudia Honorio [UNIFESP]
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65778
Resumo: O preparo e capacitação de profissionais recém-admitidos em serviços de saúde no setor de Oftalmologia, especialmente no contexto hospitalar, requer a elaboração de um processo de trabalho eficaz, considerando-se as competências e habilidades exigidas para determinados cargos. Dessa forma, a criação de construtos específicos e conduzidos de forma responsável é necessária a fim de promover as melhores práticas organizacionais. Objetivo: criar um modelo de capacitação para o Hospital São Paulo e setor de Recursos Humanos, destinado aos profissionais recém-admitidos, bem como a elaboração de indicadores de competências. Método: trata-se de um estudo tecnológico, descritivo, exploratório de abordagem quantitativa que foi desenvolvido no Departamento de Recursos Humanos do Hospital São Paulo, Hospital Universitário da Universidade Federal de São Paulo, entre o período de dezembro de 2019 a junho de 2022. Para tanto, houve relevantes análises e discussões com a equipe de admissão e profissionais responsáveis pelos respectivos setores de colaboradores recém-admitidos. Foram estudadas metodologias, normas e técnicas de admissão na referida instituição. Foi necessário elaborar conteúdo para a criação de modelos individualizados de capacitação para cada grupo de colaboradores, considerando-se abordagens do processo de ensino aprendizagem em andragogia. A criação do modelo de capacitação incluiu a elaboração da plataforma de treinamento. Foram analisados, selecionando e classificados indicadores de competências para elaboração de documento institucional. Resultados: o presente estudo subsidiou o desenvolvimento da capacitação online da instituição, incluindo 23 cursos, 5.456 usuários cadastrados com aproximadamente 184 horas e carga horária. Elaborou-se também indicador de competências permanecendo sujeitos a ajustes e customização de acordo com a cultura, regras e políticas da instituição. Conclusão: cumprindo exigências e demandas do mercado trabalho, o presente estudo possibilitou ampliar ferramentas relevantes para apoiar a educação permanente e identificar habilidades especificas e necessárias para determinados cargos e respectivas responsabilidades da referida instituição
id UFSP_110507abe56d7373c47930eda8646d24
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/65778
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Elaboração de indicadores de desempenho profissional para monitoramento de profissionais recém-admitidos no Hospital São Paulo a partir de capacitação onlineCapacitaçãoO preparo e capacitação de profissionais recém-admitidos em serviços de saúde no setor de Oftalmologia, especialmente no contexto hospitalar, requer a elaboração de um processo de trabalho eficaz, considerando-se as competências e habilidades exigidas para determinados cargos. Dessa forma, a criação de construtos específicos e conduzidos de forma responsável é necessária a fim de promover as melhores práticas organizacionais. Objetivo: criar um modelo de capacitação para o Hospital São Paulo e setor de Recursos Humanos, destinado aos profissionais recém-admitidos, bem como a elaboração de indicadores de competências. Método: trata-se de um estudo tecnológico, descritivo, exploratório de abordagem quantitativa que foi desenvolvido no Departamento de Recursos Humanos do Hospital São Paulo, Hospital Universitário da Universidade Federal de São Paulo, entre o período de dezembro de 2019 a junho de 2022. Para tanto, houve relevantes análises e discussões com a equipe de admissão e profissionais responsáveis pelos respectivos setores de colaboradores recém-admitidos. Foram estudadas metodologias, normas e técnicas de admissão na referida instituição. Foi necessário elaborar conteúdo para a criação de modelos individualizados de capacitação para cada grupo de colaboradores, considerando-se abordagens do processo de ensino aprendizagem em andragogia. A criação do modelo de capacitação incluiu a elaboração da plataforma de treinamento. Foram analisados, selecionando e classificados indicadores de competências para elaboração de documento institucional. Resultados: o presente estudo subsidiou o desenvolvimento da capacitação online da instituição, incluindo 23 cursos, 5.456 usuários cadastrados com aproximadamente 184 horas e carga horária. Elaborou-se também indicador de competências permanecendo sujeitos a ajustes e customização de acordo com a cultura, regras e políticas da instituição. Conclusão: cumprindo exigências e demandas do mercado trabalho, o presente estudo possibilitou ampliar ferramentas relevantes para apoiar a educação permanente e identificar habilidades especificas e necessárias para determinados cargos e respectivas responsabilidades da referida instituiçãoUniversidade Federal de São PauloSalvador Graziozi, Maria Elisabete [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/2940944860729134Carlos, Cláudia Honorio [UNIFESP]2022-10-20T15:29:44Z2022-10-20T15:29:44Z2022-10info:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion58 f.application/pdfCARLOS, C H. Elaboração de indicadores de desempenho profissional para monitoramento de profissionais recém-admitidos no Hospital São Paulo a partir de capacitação online. São Paulo, 2022. 58 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia, Gestão e Saúde Ocular) - Escola Paulista de Medicina (EPM), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). São Paulo, 2022.https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65778porSão Pauloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-08-12T00:48:32Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/65778Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-08-12T00:48:32Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Elaboração de indicadores de desempenho profissional para monitoramento de profissionais recém-admitidos no Hospital São Paulo a partir de capacitação online
title Elaboração de indicadores de desempenho profissional para monitoramento de profissionais recém-admitidos no Hospital São Paulo a partir de capacitação online
spellingShingle Elaboração de indicadores de desempenho profissional para monitoramento de profissionais recém-admitidos no Hospital São Paulo a partir de capacitação online
Carlos, Cláudia Honorio [UNIFESP]
Capacitação
title_short Elaboração de indicadores de desempenho profissional para monitoramento de profissionais recém-admitidos no Hospital São Paulo a partir de capacitação online
title_full Elaboração de indicadores de desempenho profissional para monitoramento de profissionais recém-admitidos no Hospital São Paulo a partir de capacitação online
title_fullStr Elaboração de indicadores de desempenho profissional para monitoramento de profissionais recém-admitidos no Hospital São Paulo a partir de capacitação online
title_full_unstemmed Elaboração de indicadores de desempenho profissional para monitoramento de profissionais recém-admitidos no Hospital São Paulo a partir de capacitação online
title_sort Elaboração de indicadores de desempenho profissional para monitoramento de profissionais recém-admitidos no Hospital São Paulo a partir de capacitação online
author Carlos, Cláudia Honorio [UNIFESP]
author_facet Carlos, Cláudia Honorio [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Salvador Graziozi, Maria Elisabete [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/2940944860729134
dc.contributor.author.fl_str_mv Carlos, Cláudia Honorio [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Capacitação
topic Capacitação
description O preparo e capacitação de profissionais recém-admitidos em serviços de saúde no setor de Oftalmologia, especialmente no contexto hospitalar, requer a elaboração de um processo de trabalho eficaz, considerando-se as competências e habilidades exigidas para determinados cargos. Dessa forma, a criação de construtos específicos e conduzidos de forma responsável é necessária a fim de promover as melhores práticas organizacionais. Objetivo: criar um modelo de capacitação para o Hospital São Paulo e setor de Recursos Humanos, destinado aos profissionais recém-admitidos, bem como a elaboração de indicadores de competências. Método: trata-se de um estudo tecnológico, descritivo, exploratório de abordagem quantitativa que foi desenvolvido no Departamento de Recursos Humanos do Hospital São Paulo, Hospital Universitário da Universidade Federal de São Paulo, entre o período de dezembro de 2019 a junho de 2022. Para tanto, houve relevantes análises e discussões com a equipe de admissão e profissionais responsáveis pelos respectivos setores de colaboradores recém-admitidos. Foram estudadas metodologias, normas e técnicas de admissão na referida instituição. Foi necessário elaborar conteúdo para a criação de modelos individualizados de capacitação para cada grupo de colaboradores, considerando-se abordagens do processo de ensino aprendizagem em andragogia. A criação do modelo de capacitação incluiu a elaboração da plataforma de treinamento. Foram analisados, selecionando e classificados indicadores de competências para elaboração de documento institucional. Resultados: o presente estudo subsidiou o desenvolvimento da capacitação online da instituição, incluindo 23 cursos, 5.456 usuários cadastrados com aproximadamente 184 horas e carga horária. Elaborou-se também indicador de competências permanecendo sujeitos a ajustes e customização de acordo com a cultura, regras e políticas da instituição. Conclusão: cumprindo exigências e demandas do mercado trabalho, o presente estudo possibilitou ampliar ferramentas relevantes para apoiar a educação permanente e identificar habilidades especificas e necessárias para determinados cargos e respectivas responsabilidades da referida instituição
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-20T15:29:44Z
2022-10-20T15:29:44Z
2022-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv CARLOS, C H. Elaboração de indicadores de desempenho profissional para monitoramento de profissionais recém-admitidos no Hospital São Paulo a partir de capacitação online. São Paulo, 2022. 58 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia, Gestão e Saúde Ocular) - Escola Paulista de Medicina (EPM), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). São Paulo, 2022.
https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65778
identifier_str_mv CARLOS, C H. Elaboração de indicadores de desempenho profissional para monitoramento de profissionais recém-admitidos no Hospital São Paulo a partir de capacitação online. São Paulo, 2022. 58 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Tecnologia, Gestão e Saúde Ocular) - Escola Paulista de Medicina (EPM), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). São Paulo, 2022.
url https://repositorio.unifesp.br/handle/11600/65778
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 58 f.
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São Paulo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268443629715456