Acreditação hospitalar: os benefícios e as barreiras na implementação da cultura da qualidade.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cumplido, Ingrid Marion [UNIFESP]
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://hdl.handle.net/11600/72183
Resumo: A Acreditação hospitalar é um programa voluntário desenvolvido para garantir a qualidade dos serviços prestados à saúde. No Brasil, os principais modelos de padrões e normas seguidos pelas instituições acreditadas são originados pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Todavia, essas diretrizes ainda apresentam baixo reconhecimento pelo país e uma porcentagem de adesão proporcional a este fator. Esta pesquisa de abordagem qualitativa descritiva tem por objetivo explorar os benefícios e dificuldades destes processos e contribuir para o reconhecimento do programa no país, estimulando organizações a buscarem pela cultura da qualidade. Este trabalho abrange um levantamento de dados da literatura acerca do tema e realização de uma entrevista em profundidade e análise de caso único com um hospital acreditado em Nível de Excelência pelos padrões ONA, do qual foi realizado um questionário abordando as principais variáveis de análise do processo da Acreditação. Os dados obtidos convergem com a literatura apontando que a implementação dos padrões leva à melhoria de processos internos da instituição, garantindo mais qualidade em atendimentos, o que indiretamente resulta em maior número de clientes. As dificuldades observadas estão relacionadas à sobrecarga de trabalho no início da acreditação, estresse e resistência às mudanças necessárias para implantação do programa de qualidade e continuidade dos processos frente a alta rotatividade de pessoal. Deste modo, este trabalho apresenta práticas facilitadoras para amenizar estas adversidades, contribuindo para o enriquecimento do tema e encorajando o enfrentamento destas barreiras em busca da excelência em serviços.
id UFSP_1582b570432916644be763e3c45f23f6
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br/:11600/72183
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Acreditação hospitalar: os benefícios e as barreiras na implementação da cultura da qualidade.QualidadeONAAcreditaçãoA Acreditação hospitalar é um programa voluntário desenvolvido para garantir a qualidade dos serviços prestados à saúde. No Brasil, os principais modelos de padrões e normas seguidos pelas instituições acreditadas são originados pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Todavia, essas diretrizes ainda apresentam baixo reconhecimento pelo país e uma porcentagem de adesão proporcional a este fator. Esta pesquisa de abordagem qualitativa descritiva tem por objetivo explorar os benefícios e dificuldades destes processos e contribuir para o reconhecimento do programa no país, estimulando organizações a buscarem pela cultura da qualidade. Este trabalho abrange um levantamento de dados da literatura acerca do tema e realização de uma entrevista em profundidade e análise de caso único com um hospital acreditado em Nível de Excelência pelos padrões ONA, do qual foi realizado um questionário abordando as principais variáveis de análise do processo da Acreditação. Os dados obtidos convergem com a literatura apontando que a implementação dos padrões leva à melhoria de processos internos da instituição, garantindo mais qualidade em atendimentos, o que indiretamente resulta em maior número de clientes. As dificuldades observadas estão relacionadas à sobrecarga de trabalho no início da acreditação, estresse e resistência às mudanças necessárias para implantação do programa de qualidade e continuidade dos processos frente a alta rotatividade de pessoal. Deste modo, este trabalho apresenta práticas facilitadoras para amenizar estas adversidades, contribuindo para o enriquecimento do tema e encorajando o enfrentamento destas barreiras em busca da excelência em serviços.Healthcare accreditation is a voluntary program designed to ensure the quality of healthcare services. In Brazil, the main standards and guidelines followed by accredited institutions originate from the National Accreditation Organization (ONA). However, these guidelines still lack widespread recognition in the country, resulting in a proportionally low adoption rate. This qualitative descriptive research aims to explore the benefits and challenges of these processes and contribute to raise the recognition of the program in the country, by encouraging organizations to aspire to a culture of quality. This work includes literature data on the topic and an in-depth interview for a single case study involving an ONA-accredited hospital at Excellence Level, in which an interview was carried out addressing the key variables related to the Accreditation process. The findings align with existing literature, indicating that implementing accreditation standards leads to improved internal processes within institutions, enhancing the quality of patient care. Challenges observed are also described in literature directly related to the negative impact of the quality-focused culture on workplace dynamics and professional relationships. In this way, this work presents practical solutions to minimize these barriers, fostering excellence in healthcare services.Universidade Federal de São PauloJoão, Iraci de Souza [UNIFESP]Urban, Mateus Fernandes Réu [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/7446619800156687http://lattes.cnpq.br/8881598234090650Cumplido, Ingrid Marion [UNIFESP]2024-10-07T18:43:17Z2024-10-07T18:43:17Z2024-09-13info:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion8 fapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/11600/72183porSão José dos Campos, SPinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESP2024-10-08T04:11:15Zoai:repositorio.unifesp.br/:11600/72183Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestbiblioteca.csp@unifesp.bropendoar:34652024-10-08T04:11:15Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Acreditação hospitalar: os benefícios e as barreiras na implementação da cultura da qualidade.
title Acreditação hospitalar: os benefícios e as barreiras na implementação da cultura da qualidade.
spellingShingle Acreditação hospitalar: os benefícios e as barreiras na implementação da cultura da qualidade.
Cumplido, Ingrid Marion [UNIFESP]
Qualidade
ONA
Acreditação
title_short Acreditação hospitalar: os benefícios e as barreiras na implementação da cultura da qualidade.
title_full Acreditação hospitalar: os benefícios e as barreiras na implementação da cultura da qualidade.
title_fullStr Acreditação hospitalar: os benefícios e as barreiras na implementação da cultura da qualidade.
title_full_unstemmed Acreditação hospitalar: os benefícios e as barreiras na implementação da cultura da qualidade.
title_sort Acreditação hospitalar: os benefícios e as barreiras na implementação da cultura da qualidade.
author Cumplido, Ingrid Marion [UNIFESP]
author_facet Cumplido, Ingrid Marion [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv João, Iraci de Souza [UNIFESP]
Urban, Mateus Fernandes Réu [UNIFESP]
http://lattes.cnpq.br/7446619800156687
http://lattes.cnpq.br/8881598234090650
dc.contributor.author.fl_str_mv Cumplido, Ingrid Marion [UNIFESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Qualidade
ONA
Acreditação
topic Qualidade
ONA
Acreditação
description A Acreditação hospitalar é um programa voluntário desenvolvido para garantir a qualidade dos serviços prestados à saúde. No Brasil, os principais modelos de padrões e normas seguidos pelas instituições acreditadas são originados pela Organização Nacional de Acreditação (ONA). Todavia, essas diretrizes ainda apresentam baixo reconhecimento pelo país e uma porcentagem de adesão proporcional a este fator. Esta pesquisa de abordagem qualitativa descritiva tem por objetivo explorar os benefícios e dificuldades destes processos e contribuir para o reconhecimento do programa no país, estimulando organizações a buscarem pela cultura da qualidade. Este trabalho abrange um levantamento de dados da literatura acerca do tema e realização de uma entrevista em profundidade e análise de caso único com um hospital acreditado em Nível de Excelência pelos padrões ONA, do qual foi realizado um questionário abordando as principais variáveis de análise do processo da Acreditação. Os dados obtidos convergem com a literatura apontando que a implementação dos padrões leva à melhoria de processos internos da instituição, garantindo mais qualidade em atendimentos, o que indiretamente resulta em maior número de clientes. As dificuldades observadas estão relacionadas à sobrecarga de trabalho no início da acreditação, estresse e resistência às mudanças necessárias para implantação do programa de qualidade e continuidade dos processos frente a alta rotatividade de pessoal. Deste modo, este trabalho apresenta práticas facilitadoras para amenizar estas adversidades, contribuindo para o enriquecimento do tema e encorajando o enfrentamento destas barreiras em busca da excelência em serviços.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-10-07T18:43:17Z
2024-10-07T18:43:17Z
2024-09-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/11600/72183
url https://hdl.handle.net/11600/72183
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 8 f
application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv São José dos Campos, SP
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv biblioteca.csp@unifesp.br
_version_ 1814268352499023872