"Um pintor natural": construções da autenticidade a partir de Malangatana Valente Ngwenya

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fujisawa, Mariana [UNIFESP]
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNIFESP
Texto Completo: https://repositorio.unifesp.br/11600/67295
Resumo: O presente trabalho visa analisar a construção do conceito de autenticidade na segunda metade do século XX em Moçambique a partir do estudo do artista Malangatana Valente Ngwenya (1936-2011). Compreendendo a autenticidade de maneira ampla, como critério de (des)valorização artística capaz de se adaptar a diferentes contextos históricos, geográficos, políticos e sociais, a dissertação analisa tanto o seu uso no contexto euro-americano a partir de exposições fundamentais que abarcaram artes africanas entre 1929 e 1989, quanto suas facetas nas artes moçambicanas. Visa-se, assim, desvelar os processos subjacentes às interpretações de que Malangatana seria um artista natural, autodidata e autenticamente africano, moçambicano e/ou revolucionário. Por meio da leitura crítica de narrativas sobre sua trajetória biográfica, da análise formal de algumas de suas obras e da exposição de agentes e acontecimentos histórico-sociais fundamentais à formação do artista, são evidenciadas intenções de torná-lo paradigma, seja de uma arte africana “não contaminada” pelo colonialismo, seja de uma arte moderna representativa da nova nação moçambicana pós-independência.
id UFSP_1d40b86fcc2bb6508b3bb2bb2d7b6d59
oai_identifier_str oai:repositorio.unifesp.br:11600/67295
network_acronym_str UFSP
network_name_str Repositório Institucional da UNIFESP
repository_id_str 3465
spelling Fujisawa, Mariana [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/0007781300824192http://lattes.cnpq.br/6111344079768148http://lattes.cnpq.br/2834185689970646Goldstein, Ilana Seltzer [UNIFESP]Jardim, Marta Denise da RosaGuarulhos2023-03-23T16:22:49Z2023-03-23T16:22:49Z2023-01-31FUJISAWA, Mariana. "Um pintor natural": construções da autenticidade a partir de Malangatana Valente Ngwenya. 2023. Dissertação (Mestrado em História da Arte) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2023.https://repositorio.unifesp.br/11600/67295O presente trabalho visa analisar a construção do conceito de autenticidade na segunda metade do século XX em Moçambique a partir do estudo do artista Malangatana Valente Ngwenya (1936-2011). Compreendendo a autenticidade de maneira ampla, como critério de (des)valorização artística capaz de se adaptar a diferentes contextos históricos, geográficos, políticos e sociais, a dissertação analisa tanto o seu uso no contexto euro-americano a partir de exposições fundamentais que abarcaram artes africanas entre 1929 e 1989, quanto suas facetas nas artes moçambicanas. Visa-se, assim, desvelar os processos subjacentes às interpretações de que Malangatana seria um artista natural, autodidata e autenticamente africano, moçambicano e/ou revolucionário. Por meio da leitura crítica de narrativas sobre sua trajetória biográfica, da análise formal de algumas de suas obras e da exposição de agentes e acontecimentos histórico-sociais fundamentais à formação do artista, são evidenciadas intenções de torná-lo paradigma, seja de uma arte africana “não contaminada” pelo colonialismo, seja de uma arte moderna representativa da nova nação moçambicana pós-independência.The present work aims to analyze the construction of the concept of authenticity in the second half of the 20th century in Mozambique based on the study of the artist Malangatana Valente Ngwenya (1936-2011). Understanding authenticity in a broad way, as a criterion of artistic (de)valuation capable of adapting to different historical, geographic, political, and social contexts, the dissertation analyzes both its use in the Euro-American context from fundamental exhibitions that encompassed African arts between 1929 and 1989, as well as its facets in the Mozambican arts. The aim is thus to reveal the processes underlying the interpretations that Malangatana would be a natural, self-taught and authentically African, Mozambican and/or revolutionary artist. Through the critical reading of narratives about his biographical trajectory, the formal analysis of some of his works and the exposition of agents and historical-social events fundamental to the artist's formation, intentions are evidenced to make him a paradigm, whether of an African art “uncontaminated” by colonialism, or modern art representative of the new post-independence Mozambican nation.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)88887.630940/2021-00202 f.porUniversidade Federal de São PauloMalangatana Valente NgwenyaAutenticidadeArte moçambicanaArte africana"Um pintor natural": construções da autenticidade a partir de Malangatana Valente Ngwenya“A natural painter”: constructions of authenticity about Malangatana Valente Ngwenyainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)História da ArteInstituições, discursos e alteridadeORIGINALFujisawa_Mariana_DISSERTAÇÃO_FINAL.pdfFujisawa_Mariana_DISSERTAÇÃO_FINAL.pdfapplication/pdf7613754${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67295/1/Fujisawa_Mariana_DISSERTA%c3%87%c3%83O_FINAL.pdf14e3b482e950cff2e7c2ea8fe8325aa3MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85849${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67295/2/license.txt6a332a4c2882e773c2f37e41fd2ee5ebMD52open accessTEXTFujisawa_Mariana_DISSERTAÇÃO_FINAL.pdf.txtFujisawa_Mariana_DISSERTAÇÃO_FINAL.pdf.txtExtracted texttext/plain495210${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67295/9/Fujisawa_Mariana_DISSERTA%c3%87%c3%83O_FINAL.pdf.txt2ca60006a2fa8819ddee9143127707a5MD59open accessTHUMBNAILFujisawa_Mariana_DISSERTAÇÃO_FINAL.pdf.jpgFujisawa_Mariana_DISSERTAÇÃO_FINAL.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3463${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67295/11/Fujisawa_Mariana_DISSERTA%c3%87%c3%83O_FINAL.pdf.jpg27ce2f493db58358d540d61f845fe432MD511open access11600/672952023-10-24 01:01:45.492open accessoai:repositorio.unifesp.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-10-24T04:01:45Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv "Um pintor natural": construções da autenticidade a partir de Malangatana Valente Ngwenya
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv “A natural painter”: constructions of authenticity about Malangatana Valente Ngwenya
title "Um pintor natural": construções da autenticidade a partir de Malangatana Valente Ngwenya
spellingShingle "Um pintor natural": construções da autenticidade a partir de Malangatana Valente Ngwenya
Fujisawa, Mariana [UNIFESP]
Malangatana Valente Ngwenya
Autenticidade
Arte moçambicana
Arte africana
title_short "Um pintor natural": construções da autenticidade a partir de Malangatana Valente Ngwenya
title_full "Um pintor natural": construções da autenticidade a partir de Malangatana Valente Ngwenya
title_fullStr "Um pintor natural": construções da autenticidade a partir de Malangatana Valente Ngwenya
title_full_unstemmed "Um pintor natural": construções da autenticidade a partir de Malangatana Valente Ngwenya
title_sort "Um pintor natural": construções da autenticidade a partir de Malangatana Valente Ngwenya
author Fujisawa, Mariana [UNIFESP]
author_facet Fujisawa, Mariana [UNIFESP]
author_role author
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0007781300824192
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6111344079768148
dc.contributor.advisor-coLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2834185689970646
dc.contributor.author.fl_str_mv Fujisawa, Mariana [UNIFESP]
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Goldstein, Ilana Seltzer [UNIFESP]
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Jardim, Marta Denise da Rosa
contributor_str_mv Goldstein, Ilana Seltzer [UNIFESP]
Jardim, Marta Denise da Rosa
dc.subject.por.fl_str_mv Malangatana Valente Ngwenya
Autenticidade
Arte moçambicana
Arte africana
topic Malangatana Valente Ngwenya
Autenticidade
Arte moçambicana
Arte africana
description O presente trabalho visa analisar a construção do conceito de autenticidade na segunda metade do século XX em Moçambique a partir do estudo do artista Malangatana Valente Ngwenya (1936-2011). Compreendendo a autenticidade de maneira ampla, como critério de (des)valorização artística capaz de se adaptar a diferentes contextos históricos, geográficos, políticos e sociais, a dissertação analisa tanto o seu uso no contexto euro-americano a partir de exposições fundamentais que abarcaram artes africanas entre 1929 e 1989, quanto suas facetas nas artes moçambicanas. Visa-se, assim, desvelar os processos subjacentes às interpretações de que Malangatana seria um artista natural, autodidata e autenticamente africano, moçambicano e/ou revolucionário. Por meio da leitura crítica de narrativas sobre sua trajetória biográfica, da análise formal de algumas de suas obras e da exposição de agentes e acontecimentos histórico-sociais fundamentais à formação do artista, são evidenciadas intenções de torná-lo paradigma, seja de uma arte africana “não contaminada” pelo colonialismo, seja de uma arte moderna representativa da nova nação moçambicana pós-independência.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-23T16:22:49Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-03-23T16:22:49Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-01-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv FUJISAWA, Mariana. "Um pintor natural": construções da autenticidade a partir de Malangatana Valente Ngwenya. 2023. Dissertação (Mestrado em História da Arte) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.unifesp.br/11600/67295
identifier_str_mv FUJISAWA, Mariana. "Um pintor natural": construções da autenticidade a partir de Malangatana Valente Ngwenya. 2023. Dissertação (Mestrado em História da Arte) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2023.
url https://repositorio.unifesp.br/11600/67295
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 202 f.
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv Guarulhos
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de São Paulo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UNIFESP
instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron:UNIFESP
instname_str Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
instacron_str UNIFESP
institution UNIFESP
reponame_str Repositório Institucional da UNIFESP
collection Repositório Institucional da UNIFESP
bitstream.url.fl_str_mv ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67295/1/Fujisawa_Mariana_DISSERTA%c3%87%c3%83O_FINAL.pdf
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67295/2/license.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67295/9/Fujisawa_Mariana_DISSERTA%c3%87%c3%83O_FINAL.pdf.txt
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67295/11/Fujisawa_Mariana_DISSERTA%c3%87%c3%83O_FINAL.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 14e3b482e950cff2e7c2ea8fe8325aa3
6a332a4c2882e773c2f37e41fd2ee5eb
2ca60006a2fa8819ddee9143127707a5
27ce2f493db58358d540d61f845fe432
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1802764260557717504