"Um pintor natural": construções da autenticidade a partir de Malangatana Valente Ngwenya
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNIFESP |
Texto Completo: | https://repositorio.unifesp.br/11600/67295 |
Resumo: | O presente trabalho visa analisar a construção do conceito de autenticidade na segunda metade do século XX em Moçambique a partir do estudo do artista Malangatana Valente Ngwenya (1936-2011). Compreendendo a autenticidade de maneira ampla, como critério de (des)valorização artística capaz de se adaptar a diferentes contextos históricos, geográficos, políticos e sociais, a dissertação analisa tanto o seu uso no contexto euro-americano a partir de exposições fundamentais que abarcaram artes africanas entre 1929 e 1989, quanto suas facetas nas artes moçambicanas. Visa-se, assim, desvelar os processos subjacentes às interpretações de que Malangatana seria um artista natural, autodidata e autenticamente africano, moçambicano e/ou revolucionário. Por meio da leitura crítica de narrativas sobre sua trajetória biográfica, da análise formal de algumas de suas obras e da exposição de agentes e acontecimentos histórico-sociais fundamentais à formação do artista, são evidenciadas intenções de torná-lo paradigma, seja de uma arte africana “não contaminada” pelo colonialismo, seja de uma arte moderna representativa da nova nação moçambicana pós-independência. |
id |
UFSP_1d40b86fcc2bb6508b3bb2bb2d7b6d59 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unifesp.br:11600/67295 |
network_acronym_str |
UFSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
repository_id_str |
3465 |
spelling |
Fujisawa, Mariana [UNIFESP]http://lattes.cnpq.br/0007781300824192http://lattes.cnpq.br/6111344079768148http://lattes.cnpq.br/2834185689970646Goldstein, Ilana Seltzer [UNIFESP]Jardim, Marta Denise da RosaGuarulhos2023-03-23T16:22:49Z2023-03-23T16:22:49Z2023-01-31FUJISAWA, Mariana. "Um pintor natural": construções da autenticidade a partir de Malangatana Valente Ngwenya. 2023. Dissertação (Mestrado em História da Arte) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2023.https://repositorio.unifesp.br/11600/67295O presente trabalho visa analisar a construção do conceito de autenticidade na segunda metade do século XX em Moçambique a partir do estudo do artista Malangatana Valente Ngwenya (1936-2011). Compreendendo a autenticidade de maneira ampla, como critério de (des)valorização artística capaz de se adaptar a diferentes contextos históricos, geográficos, políticos e sociais, a dissertação analisa tanto o seu uso no contexto euro-americano a partir de exposições fundamentais que abarcaram artes africanas entre 1929 e 1989, quanto suas facetas nas artes moçambicanas. Visa-se, assim, desvelar os processos subjacentes às interpretações de que Malangatana seria um artista natural, autodidata e autenticamente africano, moçambicano e/ou revolucionário. Por meio da leitura crítica de narrativas sobre sua trajetória biográfica, da análise formal de algumas de suas obras e da exposição de agentes e acontecimentos histórico-sociais fundamentais à formação do artista, são evidenciadas intenções de torná-lo paradigma, seja de uma arte africana “não contaminada” pelo colonialismo, seja de uma arte moderna representativa da nova nação moçambicana pós-independência.The present work aims to analyze the construction of the concept of authenticity in the second half of the 20th century in Mozambique based on the study of the artist Malangatana Valente Ngwenya (1936-2011). Understanding authenticity in a broad way, as a criterion of artistic (de)valuation capable of adapting to different historical, geographic, political, and social contexts, the dissertation analyzes both its use in the Euro-American context from fundamental exhibitions that encompassed African arts between 1929 and 1989, as well as its facets in the Mozambican arts. The aim is thus to reveal the processes underlying the interpretations that Malangatana would be a natural, self-taught and authentically African, Mozambican and/or revolutionary artist. Through the critical reading of narratives about his biographical trajectory, the formal analysis of some of his works and the exposition of agents and historical-social events fundamental to the artist's formation, intentions are evidenced to make him a paradigm, whether of an African art “uncontaminated” by colonialism, or modern art representative of the new post-independence Mozambican nation.Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)88887.630940/2021-00202 f.porUniversidade Federal de São PauloMalangatana Valente NgwenyaAutenticidadeArte moçambicanaArte africana"Um pintor natural": construções da autenticidade a partir de Malangatana Valente Ngwenya“A natural painter”: constructions of authenticity about Malangatana Valente Ngwenyainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UNIFESPinstname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)instacron:UNIFESPEscola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (EFLCH)História da ArteInstituições, discursos e alteridadeORIGINALFujisawa_Mariana_DISSERTAÇÃO_FINAL.pdfFujisawa_Mariana_DISSERTAÇÃO_FINAL.pdfapplication/pdf7613754${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67295/1/Fujisawa_Mariana_DISSERTA%c3%87%c3%83O_FINAL.pdf14e3b482e950cff2e7c2ea8fe8325aa3MD51open accessLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-85849${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67295/2/license.txt6a332a4c2882e773c2f37e41fd2ee5ebMD52open accessTEXTFujisawa_Mariana_DISSERTAÇÃO_FINAL.pdf.txtFujisawa_Mariana_DISSERTAÇÃO_FINAL.pdf.txtExtracted texttext/plain495210${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67295/9/Fujisawa_Mariana_DISSERTA%c3%87%c3%83O_FINAL.pdf.txt2ca60006a2fa8819ddee9143127707a5MD59open accessTHUMBNAILFujisawa_Mariana_DISSERTAÇÃO_FINAL.pdf.jpgFujisawa_Mariana_DISSERTAÇÃO_FINAL.pdf.jpgIM Thumbnailimage/jpeg3463${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67295/11/Fujisawa_Mariana_DISSERTA%c3%87%c3%83O_FINAL.pdf.jpg27ce2f493db58358d540d61f845fe432MD511open access11600/672952023-10-24 01:01:45.492open accessoai:repositorio.unifesp.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://www.repositorio.unifesp.br/oai/requestopendoar:34652023-10-24T04:01:45Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
"Um pintor natural": construções da autenticidade a partir de Malangatana Valente Ngwenya |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
“A natural painter”: constructions of authenticity about Malangatana Valente Ngwenya |
title |
"Um pintor natural": construções da autenticidade a partir de Malangatana Valente Ngwenya |
spellingShingle |
"Um pintor natural": construções da autenticidade a partir de Malangatana Valente Ngwenya Fujisawa, Mariana [UNIFESP] Malangatana Valente Ngwenya Autenticidade Arte moçambicana Arte africana |
title_short |
"Um pintor natural": construções da autenticidade a partir de Malangatana Valente Ngwenya |
title_full |
"Um pintor natural": construções da autenticidade a partir de Malangatana Valente Ngwenya |
title_fullStr |
"Um pintor natural": construções da autenticidade a partir de Malangatana Valente Ngwenya |
title_full_unstemmed |
"Um pintor natural": construções da autenticidade a partir de Malangatana Valente Ngwenya |
title_sort |
"Um pintor natural": construções da autenticidade a partir de Malangatana Valente Ngwenya |
author |
Fujisawa, Mariana [UNIFESP] |
author_facet |
Fujisawa, Mariana [UNIFESP] |
author_role |
author |
dc.contributor.authorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/0007781300824192 |
dc.contributor.advisorLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/6111344079768148 |
dc.contributor.advisor-coLattes.pt_BR.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/2834185689970646 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fujisawa, Mariana [UNIFESP] |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Goldstein, Ilana Seltzer [UNIFESP] |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Jardim, Marta Denise da Rosa |
contributor_str_mv |
Goldstein, Ilana Seltzer [UNIFESP] Jardim, Marta Denise da Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Malangatana Valente Ngwenya Autenticidade Arte moçambicana Arte africana |
topic |
Malangatana Valente Ngwenya Autenticidade Arte moçambicana Arte africana |
description |
O presente trabalho visa analisar a construção do conceito de autenticidade na segunda metade do século XX em Moçambique a partir do estudo do artista Malangatana Valente Ngwenya (1936-2011). Compreendendo a autenticidade de maneira ampla, como critério de (des)valorização artística capaz de se adaptar a diferentes contextos históricos, geográficos, políticos e sociais, a dissertação analisa tanto o seu uso no contexto euro-americano a partir de exposições fundamentais que abarcaram artes africanas entre 1929 e 1989, quanto suas facetas nas artes moçambicanas. Visa-se, assim, desvelar os processos subjacentes às interpretações de que Malangatana seria um artista natural, autodidata e autenticamente africano, moçambicano e/ou revolucionário. Por meio da leitura crítica de narrativas sobre sua trajetória biográfica, da análise formal de algumas de suas obras e da exposição de agentes e acontecimentos histórico-sociais fundamentais à formação do artista, são evidenciadas intenções de torná-lo paradigma, seja de uma arte africana “não contaminada” pelo colonialismo, seja de uma arte moderna representativa da nova nação moçambicana pós-independência. |
publishDate |
2023 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-03-23T16:22:49Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-03-23T16:22:49Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2023-01-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
FUJISAWA, Mariana. "Um pintor natural": construções da autenticidade a partir de Malangatana Valente Ngwenya. 2023. Dissertação (Mestrado em História da Arte) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2023. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.unifesp.br/11600/67295 |
identifier_str_mv |
FUJISAWA, Mariana. "Um pintor natural": construções da autenticidade a partir de Malangatana Valente Ngwenya. 2023. Dissertação (Mestrado em História da Arte) - Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2023. |
url |
https://repositorio.unifesp.br/11600/67295 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
202 f. |
dc.coverage.spatial.pt_BR.fl_str_mv |
Guarulhos |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de São Paulo |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UNIFESP instname:Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) instacron:UNIFESP |
instname_str |
Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
instacron_str |
UNIFESP |
institution |
UNIFESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNIFESP |
collection |
Repositório Institucional da UNIFESP |
bitstream.url.fl_str_mv |
${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67295/1/Fujisawa_Mariana_DISSERTA%c3%87%c3%83O_FINAL.pdf ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67295/2/license.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67295/9/Fujisawa_Mariana_DISSERTA%c3%87%c3%83O_FINAL.pdf.txt ${dspace.ui.url}/bitstream/11600/67295/11/Fujisawa_Mariana_DISSERTA%c3%87%c3%83O_FINAL.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
14e3b482e950cff2e7c2ea8fe8325aa3 6a332a4c2882e773c2f37e41fd2ee5eb 2ca60006a2fa8819ddee9143127707a5 27ce2f493db58358d540d61f845fe432 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNIFESP - Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1802764260557717504 |